RapNacional: Fale um pouco sobre sua trajetória.
DJ Marco: Comecei em 87 fazendo festa pra molecada da minha idade. mas já tocava rap (na época balanço), funk, soul, samba rock e melodia, que era o que os mais velhos ouviam e tocavam nas suas festas e o que tocava nos programas de radio tipo black in love e tal. em 88 vi o show do kool moe dee no palmeiras e vi a apresentação do seu dj, o dj easy lee, então decidi que seria um dj de hip-hop assim como ele era. Então observei muito os djs Ninja, Kljay e Hum, que tocavam em festas, rádios e faziam shows de rap, tive mais certeza de que era aquilo que eu queria fazer. O fato de ser moleque novo dificultava para entrar nas festas mas eu insistia ate conseguir ou ficava do lado de fora só escutando o som. já colava nas grandes galerias na 24 de maio e sabia tudo que era de lançamento de discos, de festas e de shows. Três parceiros me ensinaram a conhecer os discos tipo como: ler as musicas e versões, decorar nomes de grupos, artistas e discos, etc… esses caras são: Meu eterno parceiro finado Julio césar, dj Juarez jb e Ray da chocolate city. dai conheci Natanael Valencio e Grand Master Ney, que me chamaram para acompanhar o sp djs. Mas logo me indicaram para um campeonato da equipe ” Os Carlos” que teria como premio uma festa semanal na casa verde de quinta feira. passei no campeonato e toquei na equipe por dois anos. Em 90 fiz as duas primeiras festas de rap dentro da febem Tatuapé, levei a equipe “Os Carlos”, Racionais Mc´s, que ainda não tinha disco gravado, região Abissal e DMN, foi ai que conheci o DJ kljay e ele me incentivou a voltar a estudar, conheci seus irmãos e a banca toda da zona norte e passamos a estudar mais sobre nossa raça, então logo vi que não tinha só me identificado com a musica mas também com o orgulho de ser preto e que não somos descendentes de escravos e sim de africanos. Logo montamos um grupo de rap: eu, Andersom do camorra, Akil do Estratégia e Jéferson, o grupo foi desfeito e refeito variasvezes ate ser formado o camorra. assim foi ate 97 quando começou o hip-hop dj e conheci o CIA o KING , e junto com Meio-Quilo e Ajamu formamos o banca
forte djs. De lá pra cá fiz junto com o Vitrine, varias festas em São Paulo e ABC, tipo: Palmeiras, Jambo Mix, Radial, Clube da cidade, Independente de Mauá, Branca Leone e Sanset Club, participei também de discos como: instituto, Professor Pablo, Zelia Duncan, Trilha sonora original do filme cidade de deus, Adao Daxalebarada, Ronald rap, Beto Villares, Xis, hip-hop sp do xis, e se deus quiser tem mais algumas participações pra chegar.
RapNacional: Porque acabou a parceria com o Rappin Hood ?
DJ Marco: Essa parte da historia nao merece comentario.
RapNacional: O que esta fazendo atualmente ?
DJ Marco: Faço uma festa, “central acustica”, com os djs: Celio, Ajamu, Carata e o baterista Sorey, baixista Paulo, o guitarrista Guilherme e o MC Kamau, tocamos rap de raiz e fazemos um show de rap de raiz tambem. junto com dj ajamu estamos produzindo alguns grupos tipo: Guerreiros de Zumbi, Potencial 3, Nubio, Akil, Blokaus, Magnus 44 e logo mais banca forte. Faço oficinas de dj de hip-hop no projeto do risco ao rabisco da unegro, e oficina cultura Alfredo Volpi. tambem estou trabalhando em trilha sonora de documentarios. Toco com os mcs Carlos bass e Max b.o. que logo estara lancando seu primeiro disco.
RapNacional: Este ano você não participou do HHDJ ? Como você vê o nível dos DJ’s atualmente ?
DJ Marco: Não participo desde o ano passado, ate gostaria, mas não tenho como fazer tudo ao mesmo tempo, e não participar faz parte da evolução, pois faço outros corres e outros djs vão aparecendo também, que é a chance do hip-hop continuar e renovar. Vou falar só do Brasil. Com toda dificuldade, de tempo, dinheiro, discos, aparelhos, oportunidades, festas, não somos santos mas fazemos milagres.
RapNacional: Comente sobre a classificação deste ano e sobre o vencedor DJ Tano?
DJ Marco: O DJ Tano mereceu, indiscutivelmente mereceu.
RapNacional: Internet , você acha que este veiculo de comunicação tem contribuído para o crescimento do movimento hip-hop ?
DJ Marco: Sim
Um Salve pra todos os militantes e simpatizantes do hip-hop!
Compre DVD's, Cd's, Livros, Óculos e artigos do Hip-Hop
