Escritor da zona leste de São Paulo lança o livro 100 Mágoas e marca fase madura de sua carreira
100 Mágoas é um livro de contos. Que poderiam muito bem ser chamados de uivos. Gritos. Abafados. E que não se permitiam mais ficar calados.
Do mendicante, refletindo sobre a gozolândia cultural na Babilônia. E com fome de justiça na barriga.
Da mãe, execrada em rede nacional, abusada e violentada na escuridão de uma cela, pra depois ser declarada inocente.
Da favelada, que tem por sonho um piso para o seu barraco. Um piso. Só isso.
Do índio, que não aceita mais ser explorado.
100 Mágoas é o rasgo no véu da mordaça dos oprimidos: pretos, pobres, periféricos. Dos brancos. E suas vidas miseráveis. Nossas vidas.
100 Mágoas é também um livro de amor. Sangrado. Sagrado. Profano. Abusado. Traído. Mal resolvido. Mal amado. Marcado.
Aliás, 100 Mágoas é isso: o registro de muitas marcas. Histórias, mágoas. Colhidas nos jornais, retiradas do estômago e das memórias. Latejantes. Dolorosas. Pra que fique bem claro por que lutamos. Por que bradamos, por que insistimos. Por que protestamos. Por que escrevemos. Ainda com revolta. Apesar de muitos acharem ser esta uma estação fora de moda.
100 Mágoas é isso. Um livro de lembranças. Literais e literárias.
Porque recordar é viver. E lembrar é resistir.
Assista ao video do conto 100 mágoas, na Cooperifa
SOBRE O AUTOR:
Rodrigo Círiaco é educador e escritor. Coordena há cinco anos em uma escola pública da periferia de São Paulo o projeto de incentivo a leitura, escrita e criação artística, Literatura (é) Possível, na qual desenvolve oficinas de literatura e teatro, encontros com poetas e escritores e mensalmente o Sarau dos Mesquiteiros, que acontece todo último sábado de cada mês, na própria escola (www.mesquiteiros.blogspot.com).
Autor do livro de contos “Te Pego Lá Fora” (Edições Toró, 2008), participou de vários outros trabalhos como convidado, sendo o último a tradução de alguns de seus contos para o francês no livro “Je Suis Favela” (Anacaona Editions, 2011). É criador e editor do blog Efeito Colateral (www.efeito-colateral.blogspot.com), além de registrar participações em eventos culturais e literários da rede SESC, Itaú Cultural e FLIP (Festa Literária de Paraty) 2011. Em 19 de outubro lança o seu segundo livro de contos, “100 Mágoas”, no bar do Zé Batidão, durante o sarau da 4ª Mostra Cultural da Cooperifa.
SOBRE O LIVRO?
Twitter: @rodrigociriaco
Blog: www.efeito-colateral.blogspot.com
Tags: 10 anos de Cooperifa, 100 mágoas, Cooperifa, Érica Peçanha, Jéssica Balbino, literatura marginal, Marcelino Freire, Rodrigo Ciríaco, Sérgio Vaz, te pego lá fora, zé batidão
Compre DVD's, Cd's, Livros, Óculos e artigos do Hip-Hop

vix vix oia o psorr ai slave muleke…. logo pego o meu diretamente com o autor salveee
parabéns mano por reforçá a corrente dos justos