Portal Rap Nacional 2012 logo

Cufa promove seminário sobre GRAFITISMO: “A arte das ruas”

Postado por Paula Farias em 22 de abril de 2011 ás 18:33
Cufa promove seminário sobre GRAFITISMO: "A arte das ruas”  | leia esse artigo
email

ABL ABRE AS PORTAS PARA O HIP-HOP E O RAP,

DISCUTINDO ’GRAFITISMO: A arte das ruas” EM
SEU SEMINÁRIO ”Brasil, brasis”

A proposta é abrir o primeiro Seminário de 2011 com debates e participação de 80 artistas populares – sob coordenação da Cufa (Central Única das Favelas – , de especialistas, de DJs ,rappers e grafiteiros, na quinta-feira, dia 28 de abril. A exibição, no pátio da ABL, começará às 15:00 horas; o debate, no Teatro R. Magalhães Jr., às 17:30 horas. A entrada é franca

A Academia Brasileira de Letras (ABL) abrirá suas portas para debater um tema atual, mas com pouco espaço nos meios acadêmicos: “Grafitismo: A arte das ruas” será o primeiro debate do “Seminário Brasil, brasis” de 2011.

O pátio da ABL vai virar um palco de hip-hop e rap e terá uma grande parede de madeira branca para que 80 artistas populares se exibam. A coordenação geral é do Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça, Presidente da ABL, e a coordenação, do Acadêmico Antonio Carlos Secchin. Os convidados para o debate são Panmela Castro, Airá O Crespo, o Secretário de Conservação da Prefeitura, Carlos Osório, Carlos Acme e Alexandre Afa, dia 28 de abril, quinta-feira, às 17h30min., no Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares, sede da Academia, na Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada franca.

OS DEBATEDORES

Panmela Castro, mais conhecida como Anarkia, é uma artista urbana originária da pichação. Possui um trabalho político social, grande inspiração para seu desenvolvimento artístico, que mantém como tema principal as relações do gênero. Anarkia estudou na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro e recebeu inúmeros reconhecimentos, incluindo o Prêmio Hutúz como grafiteiro da década e o Vital Voices Global Leadership Awards, na categoria de direitos humanos.

Airá O Crespo atua há 10 anos na Cultura de Rua e é grafiteiro, Mc e produtor cultural, com um trabalho que tende ao lado educativo da arte. Possui um forte ímpeto criativo, que o levou a criar projetos como o encontro de grafite “Rabiscos Sem Riscos”, as festas “Mc’sgNação” e “SpraySom”, e a intervenção de arte “RuaDentro”. Participou de projetos de instituições feitos pelo Sesc, Museu Histórico Nacional e AfroReggae em diversos estados do Brasil e na Inglaterra, além de prestar serviços para as empresas Red Bull, Fnac e Conspiração Filmes, entre outras. Integrou exposições em espaços como C.C. Caixa Econômica Federal e Oi Futuro. Na música, é da geração que fez história com as lendárias batalhas de mc’s na Lapa e atuou nos principais festivais de cultura urbana da cidade. Rapper, poeta e letrista, prepara para breve seu trabalho de lançamento no circuito artístico musical.

Carlos Osório é integrante do Comitê Olímpico Brasileiro e exerce atualmente o cargo de Secretário Municipal de Conservação e Serviços Públicos, da Prefeitura do Rio de Janeiro. Foi empresário no segmento de marketing esportivo de 1993 a 1997. Entre suas outras atividades se incluem a de Editor-assistente da CNN Spanish em Atlanta (EUA); correspondente da CNN Spanish no Brasil.

Carlos Esquivel ou Acme, como é conhecido, é Presidente da Primeira Diretoria do Museu de Favela desde 2008. A organização não governamental Museu de Favela – MUF é formada com a integração de moradores das comunidades de Pavão, Pavãozinho e Cantagalo. Atualmente, trabalha como ilustrador em trabalhos comerciais e sempre pinta murais pelas ruas por onde mora ou passa. Acme passou pela fase da pichação de 1994 até 1996 quando iniciou a arte grafite. Foi um dos primeiros grafiteiros a expor telas em uma galeria de arte no Rio de Janeiro pela Galeria Haus Arte Contemporânea.

Alexandre Almeida, ou Alexandre Afa, entre suas muitas atividades, é instrutor de grafite, coordenador de grafite e educador social, instrutor e coordenador também do projeto de grafite para menores infratores. Criou o roteiro e storyboard para vinheta nos intervalos da Rede Globo. Foi o grafiteiro convidado para decorar a Red Bull Air Race, circuito mundial de corrida de aviões. No projeto “Arte no Trem”, da Super Via, decorou com grafite os vagões dos trens. Foi ainda executor da pintura em grafite na cenografia do programa de televisão voltado para cultura urbana da TV Brasil.

Serviço:
ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS
Seminário Brasil, brasis
Coordenação-geral, Acadêmico Marcos Vinicios Vilaça
Coordenação: Acadêmico Antonio Carlos Secchin
Conferência: “Greafitismo: A arte das ruas”
Conferencistas convidados: Panmela Castro, Airá O Crespo, Carlos Osório, Carlos Acme e Alexandre Afa
Teatro R. Magalhães Jr., 280 lugares
Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro
Data: 28/04/2011, quinta-feira, às 17:30h – Entrada franca
www.academia.org.br / Telefone: 3974-2500

Tags:



Comentário dos Leitores:

  1. tv mega disse:

    ola" gostei muito dessa pagina de noticias,
    eu tenho um site denoticias, e também uma web radio ao vivo na capital do ceará
    algum leitor afim de se filiar ao meu site, ou me ajudar com musicas shows eventos para divulgar nas paginas do site
    e tambám em minha radio.

    meu e-mail: megatv@hotmail.com.br
    site : http://tvmega.webnode.com.br/
    site da minha radio : http://princesadovale.zip.net/

    se voce tem um blog de informação ou musicas
    cultura e etc…
    junte-se a nois.
    trocaremosinformação noticias emuito mais

  2. DanilO logun edé disse:

    Da hora!

  3. NOOB disse:

    legal ideia periferica





quatro × = 16

Compre DVD's, Cd's, Livros, Óculos e artigos do Hip-Hop











Notícias Relacionadas

Últimas Atualizações

Mascote lança segundo single solo thumbnail

Mascote lança segundo single solo

Buffer
Audição do novo disco do KAMAU foi sucesso thumbnail

Audição do novo disco do KAMAU foi sucesso

Ontem (segunda 21/05/12) a Livraria Suburbano Convicto do Bixiga ficou LOTADA pro evento de AUDIÇÃO do novo trampo do KAMAU.
Suspeitos na Mira faz show na Estação Porto – Vitória – ES thumbnail

Suspeitos na Mira faz show na Estação Porto – Vitória – ES

Dia 30 de maio, a partir das 20h tem show Suspeitos na Mira e Banca Bicho Solto na Estação Porto em Vitória, Espirito Santo.
Vídeo sobre a Semana Municipal do Hip-Hop em Aracaju/SE thumbnail

Vídeo sobre a Semana Municipal do Hip-Hop em Aracaju/SE

Uma semana de muita arte, formação e entretenimento para a juventude sergipana
Hip-Hop Sessions recebe Hurakán e Dow Mc no pré-lançamento do seu CD thumbnail

Hip-Hop Sessions recebe Hurakán e Dow Mc no pré-lançamento do seu CD

Buffer
Beatmaker, Mc, Open mic, Breaking e Dj: I love Cwbeats thumbnail

Beatmaker, Mc, Open mic, Breaking e Dj: I love Cwbeats

Buffer