Portal Rap Nacional 2012 logo

Lançamento do livro A rima denuncia em SP

Postado por Cristiane Oliveira em 20 de setembro de 2010 ás 10:08
Gog
Lançamento do livro A rima denuncia em SP  | leia esse artigo
email

A Rima denuncia
  
A Global Editora leva às livrarias o primeiro livro do rapper brasileiro GOG, A rima denuncia. Trata-se de uma organização seletiva das letras das canções do rapper que revoluciona, desde os anos 1980, o nosso conceito de educação em uma sociedade igualitária por meio do hip hop nacional.
A rima denuncia é mais uma demonstração, sem massagens, do que é capaz um povo para não se deixar dominar; é história com veneração pelas palavras.  Remete-nos como por encanto a sonoridades de uma cidade que já não se esconde, silenciada e violada pela corrupção, o povo de Brasília, a capital do mensalão. A busca racional das palavras sugerindo brechas para uma nova sociedade não autoritária e excludente, que permita ao seu povo uma vida justa e decente. Neste livro-vinil, o leitor encontra elementos do socialismo nordestino, como o construído por Zumbi e Antônio Conselheiro, além do pan-africanismo cerrado proclamado por Malcolm X e Mandela, resignados por GOG como projeto de sociedade.
Para Hamilton Borges Walê, que se apresenta como poeta maloqueiro, coveiro amador, GOG inaugura uma nova escola, também fora de seu tempo, lançando rimas como luzes nessa louca maré de racismo, sexismo e capitalismo.
Dividido em oito capítulos, o livro aborda diferentes fases do artista. A publicação pode ser lida como um retrato da música negra feita nas cidades satélites do Distrito Federal nos últimos anos, sendo o autor o personagem principal. Quem condicionou e deu sentido correto às intenções de GOG no texto foi ninguém menos do que o professor de literatura Nelson Maca, um dos ativistas negros do movimento da Bahia, “Uma coisa é ouvir a letra; outra, ler o texto. O Nelson nos ajudou nessa tradução das frases, que, dependendo da pontuação, podem expressar emoções e mensagens diferentes”, destaca o rapper.
Com jeito de quem dispensa os louros da fama, GOG busca explicitar o seu tratamento com o público: “Não faço show, celebro. Celebrar deixa saudade, traz a ideia de união em torno de um momento. Na celebração você bate papo, desmistifica o artista. É diferente de sair de casa, fazer um evento, voltar e nem olhar a comunidade”, argumenta o autor em entrevista ao jornal Correio Brasiliense. 
Aos 45 anos, ou “4.5 turbinado”, como prefere dizer, o rapper defende que a educação é uma área de seu interesse. Filho de professora, costuma dizer que estudo é escudo, e lembra ter sido alfabetizado com os livros de Cecília Meireles.
Em dezembro passado, GOG recebeu o prêmio Hutúz, junto com Racionais MC’s, Rappin’Hood e o falecido Sabotage. Incendiou o show de entrega com a canção que foi contemplada como um dos quatro melhores clipes da década, Brasil com P.
“GOG quer que seu livro seja espada, pois ele já deu o escudo”, assim é apresentado por Walê na orelha do livro. 
 

Tags: , , ,



Comentário dos Leitores:

  1. [...] This post was mentioned on Twitter by Mandrake, Diego Cardoso and andre vasconcelos, O Rap Informa. O Rap Informa said: .@RAPNACIONAL Lançamento do livro A rima denuncia em SP http://bit.ly/b9AVqA #ORapInforma [...]

  2. Ray Rap disse:

    Parabéens GOG.
    Vô atrás desse livro. o//

  3. william disse:

    parabéns GOG, como faço para compra o livro se alguem souber por favor me avisem.

  4. marcelo silva de O disse:

    atitude monstruosa!!! a revolução verdadeira começa quando homens de coragem
    trais no peito amor pela causa,linha de frente fortalece a corente não deixa se abate,
    nosso qualificado respeito gog.. pazzz!!!

  5. Alberto disse:

    Valeu GOG, você sim è digno de aplausos! PARABÈNS!!!

  6. Suzann Brinks disse:

    This blog seems to get a great deal of visitors. How do you get traffic to it? It offers a nice individual spin on things. I guess having something real or substantial to say is the most important thing.

  7. Marcelo Dopi disse:

    Monteiro Lobato dizia que um país se constrói com homens e livros. Seguindo essa máxima
    Genival nos brinda com sua mais nova iniciativa revolucionária: a concepção de " A RIMA DENUNCIA" . Será extraordinário quando os moleques trocarem o cachimbo pelo livro. Saúde.





um + 1 =

Compre DVD's, Cd's, Livros, Óculos e artigos do Hip-Hop











Notícias Relacionadas

Últimas Atualizações

Sábado, dia 26 de maio tem Marrom em Floripa thumbnail

Sábado, dia 26 de maio tem Marrom em Floripa

Marrom (Unsom) no Atitude com o Tema "Por que Congregar" - Pr. Luiz Machado na Igreja Livre em Jesus de Floripa
Dia 08 de junho tem Conexão Hip-Hop em Laguna-SC thumbnail

Dia 08 de junho tem Conexão Hip-Hop em Laguna-SC

No Absinto Bar na Praia do Mar Grosso em Laguna
Correria lança novo som: RAP NACIONAL É NÓIS! thumbnail

Correria lança novo som: RAP NACIONAL É NÓIS!

MC Correria lança novo som em homenagem aos Guerreiros que abriram as primeiras portas...
Gangsta Paradise 02: Vídeo inédito com trechos do show e entrevistas thumbnail

Gangsta Paradise 02: Vídeo inédito com trechos do show e entrevistas

Entrevistas com Douglas- Realidade Cruel, DBS, WGI, Eduardo - Facção Central , Mandrake e muito mais.
CAFÉZINHO: O Bairro Marcado Pelo RAP thumbnail

CAFÉZINHO: O Bairro Marcado Pelo RAP

O bairro antes notado pela violência hoje cria alternativas para disseminar cultura popular aos moradores
Sistema Negro Novos Caminhos e a Caminhada do RAP! thumbnail

Sistema Negro Novos Caminhos e a Caminhada do RAP!

O grupo Sistema Negro, que está prestes a lançar o videoclipe da música Verão na VR