Portal Rap Nacional 2012 logo

“O crime não tem final feliz: é cadeia, morte ou cadeira de rodas”, diz Afro-X

Postado por Elaine Mafra em 16 de março de 2011 ás 11:57
afrox-fundcasa1
“O crime não tem final feliz: é cadeia, morte ou cadeira de rodas”, diz Afro-X   | leia esse artigo
email

A autoestima foi a principal mensagem que o rapper transmitiu aos adolescentes da CASA João do Pulo durante palestra

Num bate-papo descontraído, em que o depoimento sobre a própria vida foi o fio condutor, o rapper Afro-X conversou com os 54 adolescentes de 12 a 17 que cumprem medida socioeducativa de internação na CASA João do Pulo, no Complexo da Vila Maria, na Capital Paulista. O evento aconteceu na última segunda-feira (14 de março).

O rapper contou sobre sua infância e juventude difíceis no Jardim Calux, bairro da periferia de São Bernardo do Campo – onde ainda vive. A falta de perspectiva e as influências ruins levaram-no a se envolver com a criminalidade.

Segundo Afro-X, quatro fatores levam um jovem a se envolver com o crime, como ocorreu com ele: desigualdade social, falta de educação de qualidade (a ela adicionada a apologia ao consumismo), o envolvimento com as drogas e a desestrutura familiar. “Hoje há muita falta de respeito com os pais”, afirmou.

“Comecei roubando moto e me achava cada vez mais o máximo, até que fui preso e vi que isso não levava a lugar nenhum”, lembrou Afro-X. Por roubo (artigo 157 do Código Penal), ele foi condenado a uma pena de 14 anos, tendo cumprido sete anos e meio no extinto Complexo do Carandiru. “O crime não tem final feliz: é cadeia, morte ou cadeira de rodas, como aconteceu com um colega meu, hoje paraplégico”, enfatizou.

O seu segredo para dar a volta por cima foi o resgate de sua a autoestima e de seus valores, além da a crença na família como um meio de superação, mensagem que ele hoje retransmite para as pessoas que passaram por situação parecida.

“As palavras têm peso e são como flechas que não retornam, por isso, digam sempre coisas boas”, incentivou o rapper. “Você pode não salvar o mundo, mas pode fazer a sua parte, ter seus sonhos e torná-los o passaporte para uma nova história”, completou. “O que cada um de vocês pretende realizar?”

Clipe e música

Afro-X também fez um pocket show, no qual cantou alguns de seus sucessos, e apresentou, em primeira mão, o clipe de sua música mais recente, Ex-157, do álbum solo “Das Ruas Pro Mundo”. Na apresentação, fez questão de enfatizar um trecho da canção: “Se você cultivar o bem, vai colher o amor. Se você praticar o bem, vai colher o amor”. O rapper foi aplaudido por adolescentes e funcionários.

“O que esses garotos mais precisam recuperar é a autoestima para serem melhores”, avaliou o diretor da CASA, Vagner Pereira da Silva. “A história do Afro-X é um bom exemplo de que é possível sair da vida do crime”, completou. Um dos temas que mais tocou o adolescente William (nome fictício), 15 anos, foi a família. “Quero um futuro bom para mim e respeitar a minha família é parte dele.”

Fonte: Fundação Casa

Tags: ,



Comentário dos Leitores:

  1. DANILO-DF disse:

    Se ele não fala ninguém ia saber… que rapaz criativo heim!!!

    • Rafael dubeko disse:

      Tem coisas q todo mundo sabe, como usar camisinha, não deixar água parada por causa da dengue…. e por aí vai. Mas, mesmo assim elas precisam ser repetidas, principalmente para crianças e adolescentes. Falar coisas positivas nunca é demais. Às vezes tenho a impressão que tem pessoas que nasceram pra criticar os outros, até mesmo qdo nego tá fazendo coisa bem tem umas criaturas que ficam procurando motivo pra por defeito. Agora me responda: E você o que tem feito pelo seu próximo?????

  2. AndersoN hip hop disse:

    daora essas palestras, acho q deveria ter mais e com mais rappers.

  3. Evandro disse:

    É isso ai…
    Continua com seus projetos ajudando os outros.
    Assim vc para de lançar músicas sem sentido…

  4. Diogo disse:

    parabéns, trabalho social poucos querem fazer, mas todo mundo quer brilhar no palco e pagar de malandrão, o trabalho verdadeiro é esse conscientização.
    Diogo

    • ROSEMIR disse:

      Atitude boa mais não faiz sentido, um cara falar que a apologia ao consumismo leva ao crime e fazer o clipe TODOS OLHOS EM MIM, acho q ele vai pra onde a mare ta andando, sem criatividade e opinião propria. ELE VIROU EVANGÉLICO FEZ VIDEO CLIP COM MULHERES SEMI NUA E POUSOU DE ARMA NO NOVO VIDEO ME EXPLICA SEU INTELECTUAL DESINFORMADO SEM IDÉIA PRA TROCAR CADA GRUPO FAZ O QUE DEVE E VC NÃO DEVE FALAR NADA SE UNS FAZEM OU NÃO SE FALAM DE DEUS AMOR PAZ GUERRA OU VIOLÊNCIA FAÇA A SUA E DEIXA OS OUTROS FAZER A SUA PRÓPRIA CAMINHADA TD BEM BOM TRABALHO PRA VC DIOGO.

  5. Rodrigo disse:

    Atitude boa mais não faiz sentido, um cara falar que a apologia ao consumismo leva ao crime e fazer o clipe TODOS OLHOS EM MIM, acho q ele vai pra onde a mare ta andando, sem criatividade e opinião propria.

  6. T.BLACK disse:

    PÔ DA HORA ESSA PALESTRA TEM QUE MOSTRAR PRO JOVENS QUE O CRIME NÃO COMPENSA MESMO, PARABÉNS AFRO-X PELA IDÉIA.

  7. soplifbong disse:

    no social ta muito bom!
    ja na musica…

  8. Duponto disse:

    Parabéns AFro-x vc não tá só se preocupando em fazer show em ganhar cache ta fazendo pelos irmaozinhos menos favorecidos tb. E nao liga pro q os bicos invejosos falam não tio, vc é firmeza. E pode acreditar q a maioria da rapa curte seu som.

  9. RAPPER S.L disse:

    ATE HJE NAO ENTENDI ESSA FITA DELE SE CONVERTE E DEPOIS POE MULHERES SEMI NUAS NO VIDEO CLIP !!! MANU A VERDADE E UMA SO COM DEUS NAO SE BRINCA COM A PALAVRA NAO SE BRINCA OU VC E OU NAO E !! AI AFRO X VC PODERIA ESCLARECER ESSA FITA AKI PRA NOIS CERTO !!! FIKA AKI NO AR ESSA QUESTAO

  10. DEMONSTRO disse:

    ESSA VALEU AFRO-X, ATITUDE DIGNA DE UM VENCEDOR
    QUE CON TINUE ASSIM, NESSE PROPÓSITO.
    ABRAÇO

  11. Drizi disse:

    A FITA É O SEGUINTE !!! Vejo varios ai ..falando negatividade de uma fita positiva . e relembrando fatos que ocorreram no passado sem ao menos saberem a verdade !!!
    NOSSO RAP NACIONAL TA ADORMECIDO JA ALGUNS ANOS E TENTANDO ACORDA.
    Por que são esses chapel atolados ai que não abre a mente prá realidade e fica com
    picuinha ai postando aqui. quantos falaram de carrão dos boys e ta andando.quantos
    falaram da nike e roupas locas e ta apoiando e quantos falaram da drogas e estão se acabando nela esquecendo do RAP.. Se liga chapél vamu apoia o RAP O NACIONAL
    E DA VALOR NOS GRUPOS QUE ESTAM CHEGANDO AI BOM PRA CARAMBA PRA ESSA REALIDADE MUDAR.. Drizi

  12. TricolorCarioca disse:

    Só conheço como alguma coisa somente por ter seu nome atrelado ao 509-E. Pra mim o Afro X provou ser um péssimo Rapper quando lançou o lixo do seu CD e as músicas muito ruins.

    Já o Dexter só músicas boas





9 − oito =

Compre DVD's, Cd's, Livros, Óculos e artigos do Hip-Hop











Notícias Relacionadas

Últimas Atualizações

Sábado, dia 26 de maio tem Marrom em Floripa thumbnail

Sábado, dia 26 de maio tem Marrom em Floripa

Marrom (Unsom) no Atitude com o Tema "Por que Congregar" - Pr. Luiz Machado na Igreja Livre em Jesus de Floripa
Dia 08 de junho tem Conexão Hip-Hop em Laguna-SC thumbnail

Dia 08 de junho tem Conexão Hip-Hop em Laguna-SC

No Absinto Bar na Praia do Mar Grosso em Laguna
Correria lança novo som: RAP NACIONAL É NÓIS! thumbnail

Correria lança novo som: RAP NACIONAL É NÓIS!

MC Correria lança novo som em homenagem aos Guerreiros que abriram as primeiras portas...
Gangsta Paradise 02: Vídeo inédito com trechos do show e entrevistas thumbnail

Gangsta Paradise 02: Vídeo inédito com trechos do show e entrevistas

Entrevistas com Douglas- Realidade Cruel, DBS, WGI, Eduardo - Facção Central , Mandrake e muito mais.
CAFÉZINHO: O Bairro Marcado Pelo RAP thumbnail

CAFÉZINHO: O Bairro Marcado Pelo RAP

O bairro antes notado pela violência hoje cria alternativas para disseminar cultura popular aos moradores
Sistema Negro Novos Caminhos e a Caminhada do RAP! thumbnail

Sistema Negro Novos Caminhos e a Caminhada do RAP!

O grupo Sistema Negro, que está prestes a lançar o videoclipe da música Verão na VR