UH, COOPERIFA! UH, COOPERIFA!
POVO LINDO, POVO INTELIGENTE,
se alguém um dia viesse a me dizer, 10 anos atrás, que um sarau de poesia, na periferia do extremo sul de São Paulo, região considerada o Vietnã do Brasil devido à violência, dentro de um bar, toda quarta-feira, sem falhar uma, no mesmo horário da novela, do jogo de futebol, com mais de 70 poetas, mais de 400 convidados, gente de todas as cores, dores e lugares, em paz, harmonia, em torno da poesia, da palavra, da amizade e da união. E que a Periferia iria viver a mesma efervescênciacultural que viveu a classe média nos anos 60/70, só que de uma forma mais plural, mais democrática, com negors e pobres, e não menos criativa.
E que esse mesmo sarau iaria completar 10 anos sem apoio nenhum, de nenhum governo, contando apenas com algumas parcerias pontuais de alguns amigos em alguns eventos, e que ainda assim, esse sarau iria fazer Cinema numa laje, soltar poesias em balões de gás Hélio, ajoelhar-se e pedir perdão às mulheres, fazer saraus nas Escolas públicas da região, lançar antologias poéticas, fazerlançamento de livros de gente da comunidade e de outras, fazer CD de Poesia, fazer saraus em Presídios, Fundação Casa (antiga FEBEM), realizar Mostra de Cinema, inspirar outros coletivos a fazerem a mesma coisa, e até melhor, mudar a bússola que só apontava para o centro da cidade, realizar uma mostra Cultural onde envolveria mais de 100 artistas-cidadãos espalhados em escolas e espaços culturais da quebrada e com todos os eventos gratuitos,
eu iria dizer: só se criarem uma Cooperifa!
É isso. Ontem, como num sonho, o Sarau da Cooperifa completou 10 anos deatividades culturais na periferia de São Paulo.
Pra falar bem a verdade, nem se essa noite realmente existiu, ou se foi um sonho que a gente teve.
Vejam vocês as fotos, e por favor, me diga se tudo isso aconteceu de à vera.
E se realmente nós fomos felizes, ainda que por uma noite, sem que nada, nem ninguém interferisse nela.
E que mesmo que por uma noite, que ela fosse eterna, ou que valesse por mil noites de tristezas.
Por favor, me digam que nada disso foi mentira.
Sem alguém souber o que aconteceu, me diga, ou então me acorde, porque aindadevo estar sonhando.
Ah!, falando em sonho, sonhos só acontecem quando a gente acorda.
Há dias em que a vida não dói, parece que ontem foi um deles.
beijos.
Sergio Vaz
Poeta e sonhador
Clique nas fotos e ganhe uma noite mágica de poesia
fotos: ricardo vaz
Poetas no Sarau da Cooperifa


Lançamento do livro do Rodrigo Ciríaco
Parecia o Maracanã da Poesia
Tudo isso só para ouvir poesia? Mas disseram que o povo não gosta de poesia?!
Um sorriso no rosto que a luta não para
Sonhos só acontecem quando a gente acorda
Literatura tem a ver com alegria


650 mil pessoas compareceram na festa de 10 anos do sarau da Cooperifa

Uh, Cooperifa! Uh, Cooperifa!





Marcio no comando do sarau
As Pessoa parecendo formigas
Que venha mais e mais 10 anos pra COOPEFIRA, que esse trabalho com a poesia e a leitura se estenda mais e mais!
Muito lindo ver amigos e parceiros reunidos para poder ouvir uma poesia não só a poesia e sim
um aprendizado a mais para todos presentes parabéns Cooperifa, parabéns Sergio Vaz e a todos que fazem esse encontro maravilhoso!!!
um cara como o vaz eh vida longa é monstro salveeeeeeeeee da paraiba
ISO 9000 DO GUETO!!!
PARABENS PELO GRANDE TRABALHO!!!
SALVEEEEEEEEEEEEEE FAMILIA
ESTOU AQUI NA CASA DE CULTURA DO M.BOI.MIRIM
ONDE VAI ACONBTECER A 4MOSTRA CULTURAL DA COOPERIFA
HOJE E AMANHÃ 22 E 23 DE OUTUBRO
PRETO WILL
COOPERIFA
parabéns….!
SANTANA DE PARNAIBA os aguarda novamente….viva 10 anos de resitencia…!
valeu todos os poetas anonimos do guetto!
Só mesmo o site Rap Naciona pra dar essa moral pra gente.
Obrigado pelo espaço, pela parceria.
Tamo junto!
sergio Vaz
poeta e sonhador