Twitter Facebook Youtube
Home » Especial » Ao mestre, musicalmente, com carinho…

Ao mestre, musicalmente, com carinho…

Por Jéssica Balbino

Inquérito assina a trilha sonora do filme Triunfo, que conta a história do hip-hop no Brasil e homenageia Nelson Triunfo

Quando fez a poesia “Ao mestre com carinho” para o dançarino e precursor do hip-hop no Brasil, Nelson Triunfo,  Renan Inquérito não imaginava que assinaria, junto com Pop Black (Black Beats) e Dj Duh (Groove Art´s) a trilha sonora do filme Triunfo, com lançamento previsto ainda para este ano.

O longa que conta a história da black music no Brasil, passeia pelos bailes da década de 1980 e chega até os passos sincopados do homem de quase dois metros de altura e que mudou o curso da cultura nacional ao incorporar a dança característica do hip-hop aos bailes em São Paulo (SP).

Mas, contar essa trajetória não seria possível sem a ambientação e o resgate musical da época. E este desafio ficou por conta do Inquérito, que assina 19 faixas da trilha, quatro delas com letra e vocais, inclusive a ‘Hip-Hop Não Para’, parte do álbum Mudança, lançado em 2010. “Quando foi chamado para participar do filme, foi para dar um depoimento, mas recitei a poesia que está no livro #PoucasPalavras e a produtora  Canal Aberto gostou. A partir daí , fiz duas músicas e em seguida nos chamaram para fazer a trilha toda”, contou Renan Inquérito.

TRIUNFO
Para ele, fazer parte do filme e assinar a trilha sonora é motivo de honra. “Fomos privilegiados de alguma forma e o universo conspirou para que fizéssemos essa trilha. O processo todo foi muito ao acaso, muito louco. Mesmo nunca tendo feito uma trilha de filme, topamos o desafio, fomos para cima e fizemos. O desafio nos motivo e a responsa também”, conta.

Todo o trabalho levou um ano para ser finalizado e segundo DJ Duh, o desafio foi encontrar sonoridades semelhantes as da época em que se passa a história real do soul no Brasil. “Em cada trilha tentei usar algo que remetesse ao tempo e ao resgate histórico. A dificuldade foi encontrar este equilíbrio, já que são conceitos diferentes em termos de mixagem e masterizações daquela época e de hoje”, comenta o DJ.

De acordo com ele, a pesquisa foi fundamental para trabalhar estas diferenças. “Os graves não eram tão ‘gordos’ como os atuais, mas tinham uma boa definição e os agudos eram um pouco mais opacos, ou seja, não tão brilhantes quanto os atuais. Resumindo, os padrões não eram tão hi-fi quanto  os de hoje”, completa.

Assim, o público pode esperar o longa que traz o clima dos bailes como o coletivo Chic Show, a história de Nelson Triunfo e o momento em que ela se funde com a cultura urbana e o hip-hop em São Paulo. Entre as participações no filme estão Thaíde, Carlinhos de Jesus, Os Gêmeos, Sandra de Sá, entre outros, que relatam a importância do dançarino para o Brasil.

“O filme é algo nunca visto ou feito antes em termos de qualidade do hip-hop brasileiro. É algo que vai materializar toda uma história, tendo como fio condutor o Nelson Triunfo, então é uma homenagem tanto ao hip-hop como ao Nelson, um dos ativistas vivos e o mais louco é isso: fazer esta homenagem em vida”, finaliza Renan Inquérito.

Ouça a inédita “Ao mestre com Carinho”:

..

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print