Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » As rimas afiadas do Racionais MC's ecoaram no Planeta Atlântida 2013

As rimas afiadas do Racionais MC's ecoaram no Planeta Atlântida 2013

O Racionais MC’s foi a atração escolhida pelo público para se apresentar no Palco do Planeta Atlântida 2013. O show empolgou o público de mais de 30 mil pessoas e entrou para a história do festival, que é o maior do Sul do Brasil. A presença de Mano Brown no Planeta, foi considerada pelo jornalista Marcos Espíndola, do Diário Catarinense, como a mais importante desde Tim Maia, em 1998. Confira abaixo a nota publicada no Diário Catarinense e também a cobertura do evento.

E levarão mil tretas e mil trutas até que a passagem de Mano Brown pelo Planeta Atlântida seja suplantada por ou tra personalidade. Em oito anos cobrindo o festival nunca vi um artista promover tamanho frisson na arena e nos bastidores. O líder dos Racionais é uma entidade que inspira um respeito resoluto, uma adulação messiânica. Na chegada ao backstage para o show na sexta-feira, o rapper dispensou o contato com a imprensa, sem ser descortês. Cumprimentou com zelo os seguranças, as faxineiras e copeiras que serviam os camarins. Os seus. No palco, entoou uma liturgia doutrinária do rap contundente, com o conhecido afrontamento ao sistema, aos bacanas, burgueses, políticos e poderosos. A massa seguiu o rito com ardor, recitando verso a verso os ditames de “Diário de um Detento”, “Jesus Chorou”, “Vida Loka”, “Mil Tretas e Mil Trutas”. Desconheço mais da metade das letras dos Racionais, mas o bagulho é tão arraigado que não passou imune à área do camarote, onde estavam os bem-nascidos, bem-vestidos e bem-nutridos. Uma loirinha angelical, bem etiquetada, do alto do salto acompanhava o coro de “Nego Drama”, aquele clássico onde Brown profetiza: “Seu filho quer ser preto”. Se os primeiros 15 anos calcinou o domínio de Tim Maia na memória afetiva, pelos próximos haveremos de lembrar daquele onde fomos Brown. (Marcos Espíndola, do “DC”)


Público balança os braços e canta junto com os Racionais MC’s
Grupo paulista de rap foi a terceira atração do Planeta de sexta (11). Banda foi a atração mais aguardada da edição, escolhida pelo público.

O grupo paulista de rap Racionais MC’s foi a terceira atração de sexta-feira (11) no Planeta Atlântida 2013 em Florianópolis. O show começou às 21h15 com um dos maiores sucessos do grupo: ‘Diário de um detento’, do álbum ‘Sobrevivendo no inferno’, de 1997.

Os Racionais cantaram sucessos como ‘Artigo 157’, ‘1000 trutas, 1000 tretas’ e ‘That’s my way. Um dos destaques junto ao público foi ‘Negro Drama’, que a plateia acompanhou cantando e balançando os braços com os cantores.

Desde a música ‘Vida Loka’, o vocalista do Charlie Brown Jr., Chorão, subiu ao palco. Ele cantou apenas algumas frases, mas permaneceu com o grupo até o final do show, tendo maior participação em ‘Vida Loka parte 2’, quando integrantes do grupo estouraram espumantes ao fim da canção, e ‘Jesus Chorou’. O grupo foi escolhido pelo público como a atração mais aguardada do Planeta Atlântida 2013. Eles foram a opção de 5.000 pessoas, por meio de votação.

Na estrada desde 1988, o grupo de rap paulista já marcou presença no festival em 2004, quando Mano Brown, Edi Rock, Ice Blue e KL Jay agitaram o palco Hip Hop daquele ano. Em uma única apresentação, o estilo de música nacional ainda estava se consolidando como uma força musical capaz de ultrapassar as fronteiras da periferia. Muito dessa popularização do estilo passava pelas rimas afiadas de Mano Brown, Edy Rock e Ice Blue no microfone e pelas batidas certeiras de KL Jay nas pick-ups.

Fonte: G1/SC
Fotos: Agência RBS

 

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Notícias Similares

Email
Print