Cobertura da "Marcha contra o Racismo" essa luta É NOSSA
Na tarde de sábado (11) aconteceu em São Paulo a “Marcha contra o Racismo e contra a higienização sócio-racial e criminalização da pobreza”.
A concentração foi na praça santa Cecília região central e seguiu em caminhada pelas ruas de Higienópolis um dos bairros mais elitizados da cidade. A manifestação reuniu cerca de 500 pessoas, e 27 movimentos e entidades sociais.
Durante o trajeto foram gritadas palavras de ordem contra o racismo e contra a opressão do Estado para com a população negra e pobre.
Inúmeros casos recentes de racismo e opressão foram citados como o incêndio da favela do Moinho, a da estagiaria Ester Elisa da Silva Cesário, que recebeu ordem de que alisasse o cabelo para permanecer em seu estágio, em uma instituição de ensino.
O caso do menino etíope de seis anos expulso de um restaurante em São Paulo, o estudante da (USP) Nicolas Barretos agredido, sem motivo por um policial militar dentro do campus, a ação desastrosa na Cracolândia e o massacre do Pinheirinho.
E o povo seguiu pelas ruas do bairro burguês , expondo toda a sua indignação e deixando claro que não irá mais tolerar o racismo e nem a violência do Estado e de seus órgãos repressivos.
A marcha teve seu ponto principal quando entrou e ocupou o shopping Higienópolis simbolo do capitalismo, luxo, lugar freqüentado somente pela burguesia paulista.
Os seguranças tentaram impedir , mas em vão, o povo negro, pobre e lutador entrou dentro do espaço burguês , algumas lojas fecharam as portas, já que eles não estão acostumados a ver tantos negros juntos dentro daquele lugar, onde negro só entra como empregado e calado.
Aos poucos a marcha ocupou os andares do shopping e o ato público contra o racismo continuou , palavras de ordem, falas de representantes de movimentos. Cantos a zumbi, a palmares fizeram eco, o povo de mãos dadas, homens, mulheres, negros, brancos, punk, manos do rap povo de luta e coragem.
Por volta as 17:30 a marcha saiu do shopping da mesma forma que entrou com palavras de ordem, levando suas bandeiras , com a cabeça erguida de quem sabe a importância do ato realizado.
Essa tarde histórica na luta contra o racismo, na luta contra a opressão não é o fim pelo contrario muitos outros atos acontecerão até que a população negra e pobre seja respeitada e tratada com dignidade nesse país.
“Continuaremos na rua em luta , lembre-se a revolução não será televisionada a revolução se faz nas ruas”
O dia em que o povo tiver consciência de sua força e for para as ruas, todos juntos negros, brancos, imigrantes, homossexuais e lutarmos por justiça , por igualdade, então o sistema vai cair aos nossos pés.
Confira vídeos da Marcha
[youtubewd]ZCpQbO7RLkI[/youtubewd]
[youtubewd]jQ4D5-M825Y[/youtubewd]
Rap Nacional vamos se ligar…
Na marcha haviam alguns manos e minas do rap, mas a participação do público do rap nacional em manifestações de rua de extrema importância como esta, ainda é muito pouca.
Não basta tatuar o nome do grupo na pele, ir aos shows, vestir a camiseta , a luta é diária e deve ir além dos palcos e além das festas.
Somo o rap nacional a música negra, ritmo e poesia dos guetos precisamos nos mobilizar mais, nos posicionar politicamente na luta, em uma marcha contra o racismo onde está o rap nacional?
Essa luta é nossa ou não é ?
Vamos refletir…
Fotos da Marcha
Texto e Vídeos : Paula Farias
Fotos: M19
Essa luta é nossa..
esses gringos fdp´s não respeitam e nunca nos respeitaram só fingem..
Força pra noIz bela iniciativa e q venham mais e mais,.!
Governo capitalista Filha da puta.!! (realidade cruel)
marchas como essas tem que se espalhar por todo brasil.passou da hora do nosso povo desligar a televisão e tomar as ruas.
Eu estava lá, e foi muito bom saber que estamos vivos, e o movimentos negro esta se organizando e crescendo cada vez mais. Porem se fosse em um show dos Racionais, teria muito mais gente. Se o movimento Hip-Hop se unir com esses movimentos populares, ficaremos cada vez mais forte. Temos que praticar as letras "coniêntes de rap" , indo para as ruas lutar a favor dos nossos direitos. Não seja mais um calado e coitado, vamos para as ruas. Se liga que terá mais amnifestações.
Que o Rap volte a ser ISSO!
Chega de rappers pasteurizados como Emicida, Projota e etc.
Luta rapaziada!
eh isso mermo salve da paraiba
porra mano, cade o nosso movimento aee ?
cade eu aee nessa porra !
eu quero colaborar mais com o movimento HIP HOP
maiis ee aee , vamos começar a penssar no que fazer
ache um tempo livre, pequenas ações também podem ter grandes rezutados
mas mantenhamos o foco nas maiores sim ?
não deu pra comparecer.
vamos só tomar cuidado com manifestações de 4 em 4 anos…com manobras nas bases para chegar no coificiente que ELES necessitam…AVANTE HIP-HOPOLITIZANDO!, MAS MUITO CUIDADO…PARA NÃO SERMOS USADOS…!
REVOLUÇÃO ATRAVÉS DO POVÃO…ISSO É R.A.P.
ALIADO THON
SÓ + 1 ELEMENTO!
Fikaadika né mano…
Otimo essas mobilizações mais cade a rapa q se diz do hip hop:? aqueles que lotam shows e td pow não somos mais de 500 mil manos? sera q esse pessoal ai q se diz do rap so quer cantar os sons tatuar as frases e gritar é nois na fita mano mais em um protesto vão poucos lamentavél ,mais frmza …. toda mobilização é valida… #013
salveeeeeee…vato tenho certeza que os poucos que apareceram não estão na atividade de shows…somos milhares espalhados pelo pais só pra ser local…estamos com quase trinta anos de cultura e ainda patinamos na falta de COMPROMISSO…em varios fatores sejam eles protesto, profissional, social… enfim…que os poucos VERDADEIROS REVOLUCIONARIOS DO BRASIL ACORDEM "FOGOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!!"
Isso aí Paula essa luta é nossa!!! Todas as lutas em prol do povo são nossas, e o RAP independente do rótulo que receba tem a OBRIGAÇÃO de participar, infelizmente vejo por parte de vários manos e minas muita demagogia.Reclamar e compartilhar coisas pela internet é muito cômodo porém pouco eficaz, de nada adianta rimas críticas se você não faz jus a elas com ATITUDES, e apesar de shows beneficentes serem algo muito positivo para se fazer ainda é pouco, devemos nos manifestar SEMPRE!!! Inclusive como cidadãos comuns não somente como MC'S esperando aplausos de um público!!! ACORDA HIP HOP É HORA DE AGIR!!! Muito respeito aos Rapers que participam ativamente dessas lutas por todo o Brasil Paula Farias, M19, Liberdade e Revolução, Ktarse, Aborígene, Veneno H2, Gíria vermelha entre tantos outros!
Resistência Latina
*Campinas-SP
cade a elite negra?(atores,cantores e jogadores que ganham milhões) eles precisam patrocinar e participar dessas iniciativas,vamos bater na porta desses filhos da p*ta e cobrar postura e integração deles,antes de cobrar os branquelos do c*ralho.
500 negros no shopping Higienóplis não representa nada
500 negros na porta de um negro (jogador/cantor),cobrando patrocínio e proatividade faz um barulho considerável.
nós negros temos que resolver os problemas que nós temos com nós mesmos negros,depois partiremos pra outros embate.
nós não temos representatividade politica ( e os políticos negros que temos eleitos hoje é de chorar).
não temos influencia
não temos dinheiro (salvo a elite negra)
não temos estudo
não nos conhecemos.
engraçado, isso eu num vi na tv
O foda é que esse tipo de coisa não passa na Tv. O racismo é um entrave para a consolidação de uma sociedade mais justa e democrática, onde todos e todas sejam realmente cidadãos… Até quando vamos aceitar isso?
É disso que estou falando..
Esse tipo de protesto jamais sera visto ou comentado na tv. é uma pena mas é o nosso Brasil
a violência o racismo contra a população negra no brasil e permitida pelo estado brasileiro