Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » Confira a cobertura do Projeto 12 de Outubro no Jd Guacuri

Confira a cobertura do Projeto 12 de Outubro no Jd Guacuri

Texto: Elaine Mafra
Fotos: Mandrake,  Natália Solferini, Andrea Vilas Boas,
Julia Bisilliat e Juliana Borghi
rapnacional.com.br

Quem foi que disse que na periferia é só miséria? Que criança de favela não pode sonhar, brincar e ser feliz? Porque se favela tem que ser um lugar triste e seus moradores tem que se contentar com migalhas oferecidas pelo governo, esqueceram de avisar para Sophia Bisilliat, Soliria, Ticão, Dumbo, Patricia, Eric, Amauri e toda a comunidade do Jd Guacuri. Porque todos os anos eles quebram esse paradigma e mostra que com força de vontade e perserverança, é possível mudar essa realidade.

Mas para você entender melhor quem é a Sophia, é preciso explicar que a lição de fazer o incomum ela aprendeu com o Tico. Você também não sabe quem é o Tico? Então, vou explicar como eles se conheceram.

Em meados do ano 2000, Sophia era empresário do 509-E, grupo formado por Dexter e Afro-X dentro do Carandiru. Tico também cumpria pena no maior presídio da América Latina. E foi lá que ele falou sobre o desejo de realizar um show em sua quebrada, o Guacuri. A amizade de Tico e o 509-E foi registrada na música de A a Z, do álbum Provérbios 13, lançado em 2000. Depois de um sampler de Cassiano, Dexter solta a rima: “Respeito e lealdade em primeiro lugar. Minha família vou apresentar. De A a Z Carandiru SP. Banca nervosa, manos de proceder. Vamo nessa mano não me engano. Essa é a hora, vamos traçar o plano. Liberdade é a meta vamos vencer”.

E em 2003 Tico alcançou a liberdade e pode finalmente realizar o sonho de promover um show em sua quebrada e Sophia esteve lado a lado com ele desde o primeiro evento. Mas o destino foi cruel e em 2006 Tico faleceu, mas seu sonho permaneceu vivo. A força de vontade, mesmo quando estava preso no Carandiru, motivou os amigos a seguirem com o seu projeto. Desde então, Sophia é uma das responsáveis por todos os anos realizar o evento, que recebeu o nome de “Projeto 12 de Outubro”.

Apesar do nome, esse ano a festa foi realizada no dia 26. Um lindo sábado de Sol, onde as atividades começaram cedo, com muita diversão para criançada. Brinquedos infláveis enormes deram um colorido diferente para o Campo da Pedra. Teve ainda há distribuição de 6 mil brinquedos doados pela empresa Hasbro. E um divertido banho de lama. Mas quando a tarde começou a cair, foi o RAP que subiu no palco para mandar o seu recado.

E foi um recado de responsa, já que grandes nomes do RAP NACIONAL passaram pelo palco do Guacuri, em mais de 12 horas de música. Mv Bill, Thaíde, Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock, Dexter, Detentos do RAP, Crônica Mendes, Negredo, Ferréz, Tabáta, Z’Africa Brasil, Kartel de La Rua, BAD (Tribunal Popular), Fernandinho Beat Box, Nego Chic, foram as principais atrações.

Confira abaixo um bate-papo com Mauricio DTS que falou sobre o show do Detentos do RAP e também trechos de shows do Crônica Mendes, DTS, Mano Brown e convidados:

Este ano tive a oportunidade de ver de perto a proporção que o sonho do Tico ganhou. Mandrake e eu estávamos em São Paulo para cumprir outro compromisso, mas no fim da noite, mesmo muito cansados, nosso destino não poderia ser outro. O endereço informado ao GPS foi o da rua Fernando Paer, que constava no flyer, e isso era tudo que sabiamos. Depois de muitos: “vire a direita”, “vire a esquerda” e dezenas de “recalculando”, chegamos a conclusão que só mesmo os moradores para nos ensinarem o local certo da festa. A primeira pessoa que encontramos na rua foi um senhor, me pareceu um evangélico voltando do culto. A principio até achei que ele não saberia onde estava rolando um show de RAP, mas me enganei, Afinal, o “Projeto 12 de Outubro” é muito mais que isso. Prontamente, o homem me ensinou o caminho, fizemos o retorno e em alguns minutos estavámos frente a frente com uma multidão interminável que lotava o Campo da Pedra. Nesse momento, me lembrei de uma célebre frase de um poeta francês. “Não sabendo que era impossível, ele foi lá e fez.”

Abaixo você pode conferir uma ampla galeria de fotos com as atrações do evento.

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print