Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » Convocação Geral: Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra realiza encontro, em SP

Convocação Geral: Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra realiza encontro, em SP

O Comitê Contra o Genocídio da Juventude Negra articula novas ações para cobrar repostas do governo do estado de São Paulo sobre a crise na segurança pública e o aumento de homicídios cometidos por policiais militares.

Na próxima quinta-feira (25), o Comitê, que reúne 27 organizações sociais, realizará um encontro no Sindicato dos Advogados, no centro da capital paulista. A ideia é retomar uma campanha iniciada há dois anos. Em julho de 2010, os movimentos sociais ligados ao Comitê encaminharam um dossiê à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP) com o histórico da violência policial contra jovens, na maioria negros, das periferias paulistas. Na época, o Comitê exigiu a demissão do Secretário de Segurança Pública e do Comandante da PM Paulista.

Perfil das vítimas

Entre janeiro de 2010 e junho de 2012, 2882 pessoas foram mortas em supostos confrontos com policiais em quatro estados brasileiros. Em São Paulo foram 1098 vítimas, segundo  a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).

Dados da Anistia Internacional revelam que, em 2011, o número de mortes por autos de resistência apenas no Rio de Janeiro e São Paulo foi 42,16% maior do que todas as penas de morte executadas, após o devido processo legal, em 20 países.

O Mapa da Violência 2012 indica que entre 2001 e 2010 o número de vítimas brancas, de 15 a 24 anos, caiu 27,5%, enquanto o índice de negros assassinados aumentou 23,4%. Anualmente morrem 139% mais negros do que brancos na faixa dos 15 a 24 anos

Serviço

O encontro será às 19h no Sindicato dos Advogados de São Paulo (Rua da Abolição, 167, Bela Vista). Os movimentos também discutirão o calendário de lutas para o Dia da Consciência Negra.

Fonte: Brasil de Fato

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print