Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » CRIOLO e EMICIDA fazem show gratuito no Aniversário de São Paulo

CRIOLO e EMICIDA fazem show gratuito no Aniversário de São Paulo

CRIOLOEMICIDA apresentam-se juntos do aniversário de São Paulo dia 25/01 às 17hs no Vale do Anhangabaú. Depois de conquistar repercussão efetiva seguida de prêmios, palcos, público e festivais por todo país e também internacionalmente nos últimos dois anos, o rap atingiu um patamar até então inédito no cenário musical brasileiro. Dois artistas do gênero, que, certamente, foram os grandes destaques da música neste período, CrioloEmicida unem-se no palco com seus repertórios em show especial, que tem como base a banda que acompanha Criolo com direção musical de Daniel Ganjaman e Marcelo Cabral.

Foto: Ênio Cesar

Aos 37 anos, 24 deles dedicados ao rap, Kleber Gomes, o Criolo, lançou seu primeiro álbum de canções, “Nó na Orelha”, em maio de 2011, com apoio da Matilha Cultural. Compositor de canções contundentes e letras bem construídas, destila versos habilidosos como MC, sem necessariamente utilizar-se de rimas para tal, e profere vocais que surpreendem pela beleza e versatilidade. Paulistano nascido no bairro de Santo Amaro e criado no Grajaú, Criolo mune-se de agressividade, humor e delicadeza para criar seu “Nó na Orelha”. Com igual domínio compõe e entoa genêros diversos como samba, afrobeat, bolero, reggae, rap e romântico. Desde o lançamento do disco, o MC, cantor e compositor já apresentou o repertório de seu premiado álbum em mais de 100 shows realizados no Brasil e em outros onze países. Depois de passar por Buenos Aires, na Argentina, e Nova York, nos Estados Unidos, tocou ao lado do ícone do ethio-jazz Mulatu Astatke em Londres, cativou platéias de todas as idades em Paris, Milão e Roma e integrou o line-up de um dos maiores festivais de música do mundo, o Roskilde, na Dinamarca. Apresentou-se pela primeira vez em Los Angeles e voltou a Nova York, dessa vez para tocar no festival Summer Stage, no Central Park, onde encerrou sua primeira e elogiada turnê internacional. A segunda turnê for a do Brasil, realizada em novembro e dezembro de 2012, passou por onze cidades em países como Alemanha, França, Inglaterra, Suiça, Bélgica, Portugal e Países Baixos.

 

 

Emicida surgiu no cenário rap em 2006. O talento fez com que se destacasse e logo se tornasse um nome conhecido na cena paulista. Em 2008, lançou o primeiro single, “Triunfo”, e assim estava dado o primeiro passo de uma trajetória que poucos anos depois levaria o MC mundo afora. Em 2009, veio a primeira mixtape, “Pra Quem Já Mordeu um Cachorro por Comida Até que eu Cheguei Longe”. Prensado em esquema caseiro e comercializado a R$ 2, o trabalho vendeu em poucos meses mais de 10 mil cópias. Assim, fez o nome do rapper correr todo o país, estampando capas dos principais jornais e revistas e dando a Emicida a chance de levar suas rimas a programas de televisão populares, de alcance nacional. Em 2010, em meio a shows por todo o Brasil, o MC colocou nas ruas outras duas mixtapes – “Sua Mina Ouve Meu Rep Tamem” e “Emicídio”. No ano seguinte, nos EUA, durante  uma tour que começou pelo festival Coachella, na California, gravou o EP “Doozicabraba e a Revolução Silenciosa”, idealizado ao lado dos produtores K-Salaam e Beatnick. E 2011 ainda reservaria ao MC a chance de se apresentar em festivais como SWU e Rock in Rio. Em maio de 2012 foi a vez de subir ao palco do festival Sónar e o mês acabou com o lançamento do game “Max Payne 3”, da produtora Rock Star, com trilha sonora oficial do rapper. No fim de junho, embarcou para sua primeira turnê pela Europa, com shows no festival Back2Black, em Londres; no Montreux Jazz Festival, na Suíça; e em Berlim. De volta ao Brasil, mais um prêmio: “Melhor Música” no VMB 2012, e uma indicação no EMA (Europe Music Awards).

 

Foto: Zezinho Kinte

Vindos de regiões opostas da cidade de São Paulo (Criolo da Sul e Emicida da Norte), encontraram-se na Rinha dos MC’s, festa-batalha organizada por Criolo e DJ DanDan desde junho de 2006. Na ocasião do encontro,  Criolo era o apresentador do evento e Emicida, um dos concorrentes na competição. Emicida venceu 14 edições da tradicional batalha de rimas e chamou a atenção de Criolo por sua criatividade e agilidade na construção de texto. De lá pra cá, os dois MCs seguiram caminhos paralelos que se cruzam na militância na cena de rap no Brasil. No começo do ano, atuaram juntos no videoclipe de “Então Toma” de autoria de Emicida, que foi eleito o melhor clipe pelo júri especializado do MTV Video Music Brasil, que também entregou a Emicida o prêmio de artista do ano. Na mesma premiação, Criolo subiu ao palco três vezes para receber os prêmios de Revelação, Melhor Disco e Melhor Música de 2011. Juntos também foram destaques no prêmio da Bravo!, no qual Emicida foi o vencedor na categoria Melhor Disco Popular do ano e Criolo na de Melhor Show. A dupla se prepara ainda para lançar um DVD do show compartilhado, no primeiro semestre de 2013. O registro, gravado no ano passado no Espaço das Américas, em São Paulo, contou com participação especial surpresa de Mano Brown.

Comemore o Aniversário de São Paulo em grande estilo, com muito Rap Nacional!!!

Quando: 25/01 – às 17:00h
Onde: Vale do Anhangabaú – São Paulo – SP
Entrada: Evento gratuito – Acesso pela Estação Anhangabaú do Metro e Terminal Bandeira

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print