Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » Dia da Consciência Negra é comemorado em 1.047 cidades brasileiras

Dia da Consciência Negra é comemorado em 1.047 cidades brasileiras

Feriado tem abrangência estadual em Alagoas, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul

O Dia da Consciência Negra será comemorado nesta quarta-feira (20) em 1.047 municípios brasileiros com atividades socioculturais e debates sobre o papel do negro na sociedade. Em Alagoas, Amapá, Amazonas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, o feriado é estadual. A data tornou-se um marco de combate ao racismo e promoção de políticas públicas de inclusão negra e remete à morte, em 1965, do líder quilombola Zumbi dos Palmares, que lutou pela libertação dos negros escravizados. Debates com ativistas, performances de irmandades, shows e apresentações teatrais, entre outras atividades culturais, fazem parte da agenda.

Na capital paulista, as atrações ocorrem entre hoje e amanhã no Vale do Anhangabaú. A mostra Música, Dança e Resistência terá shows de Arlindo Cruz, Emicida e Dexter. Além disso, no período noturno haverá uma feira artesanal e gastronômica onde serão vendidos roupas, acessórios e pratos típicos da culinária africana.

No Museu Afro Brasil, no Parque do Ibirapuera, ocorre a exposição A nova mão Afro Brasileira, às 11h. O público poderá conversar com os artistas que integram a mostra. Em seguida, o museu oferecerá shows do músico Riachão e do grupo Maracatu Bloco de Pedra e será exibido o documentário Hereros Angola, do diretor recifense Sérgio Guerra. O filme retrata o grupo ético ancestral que dá nome à obra, suas tradições e o intercâmbio cultural com o Brasil.

A programação paulista também se estende para o fim de semana. As atividades denominadas Fábricas de Cultura ocorrem na periferia paulistana e procuram levar nomes da música e tradições negras para as áreas marginalizadas. Nomes como Dona Ivone Lara, primeira mulher a compor um samba-enredo, participam do projeto. A sambista se apresenta sábado no Jaçanã, zona norte, e domingo, no Capão Redondo, no extremo sul da cidade.

Fonte: Rede Brasil Atual

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print