Twitter Facebook Youtube
Home » #Rede Rap Nacional » Artistas » Dia da Mulher: Dina Di, a eterna rainha do RAP NACIONAL

Dia da Mulher: Dina Di, a eterna rainha do RAP NACIONAL

Dina Di, nome artístico de Viviane Lopes Matias, natural de Campinas, vocalista do grupo Visão de Rua e carinhosamente apelidada de “Rainha do RAP“, foi uma das maiores representantes do RAP feminino no país.

Considerada a primeira mulher a alcançar sucesso no rap nacional, Dina Di iniciou sua carreira em 1989. Em 1994 fundou o grupo Visão de Rua que posteriormente lançou a sua primeira canção de trabalho chamada “Confidências de uma Presidiária”, que relata o dia-a-dia do sistema carcerário feminino. No ano de 1996, Dina lançou o single “Periferia É o Alvo”, na sequência realizando uma série de shows pelo interior paulista e pelo Brasil.

Em 1998 o Visão de Rua lançou o primeiro álbum de estúdio, intitulado Herança do Vício. Em 2000, o grupo conquistou o Prêmio Hutúz como “Melhor Grupo Feminino” . Em 2001, o Visão de Rua lançou seu segundo disco, intitulado Ruas de Sangue. O álbum contém nove faixas, com destaque para “Mulher de Malandro” e “Meu Filho, Minhas Regras”. No final de 2001, ganharam pela segunda vez o Prêmio Hutúz, na categoria “Melhor Grupo Feminino”. Em 2003 é lançado o seu terceiro álbum de estúdio, A Noiva do Thock, que no ano seguinte foi indicado em três categorias no Hutúz: “Álbum do Ano” (A Noiva do Thock); “Melhor Grupo ou Artista Solo” e “Música do Ano” (Noiva do Thock).

No ano de 2007 foi lançado o quarto e último álbum do grupo, O Poder nas Mãos. No dia 20 de março de 2010, com 34 anos de idade, Dina Di faleceu após contrair uma infecção hospitalar. Ela tinha dado à luz a sua segunda filha chamada Aline, em uma clínica particular localizada no bairro de São Mateus, na zona leste da capital paulista.

A música da Dina Di até hoje é responsável por levantar a auto-estima das mulheres brasileiras, principalmente àquelas que vem da periferia como ela, que enfrentam dificuldades, mães solteiras e desempregadas.

Sempre juntos!

Dina Di era uma parceira presente e amiga pessoal de Mandrake, diretor deste site. Ela sempre contou com o apoio do Portal Rap Nacional para divulgar suas músicas. Vasculhando nossos e-mails encontramos uma boa recordação, onde ela nos informava sobre o último álbum lançado “O Poder nas Mãos” e pedia uma força para a divulgação do disco e também na música de trabalho. Confira:

Captura de Tela 2016-03-08 às 23.52.10

Atendendo pela segunda vez o pedido da Rainha do RAP, escute a faixa título “O Poder nas Mãos” :

O Casamento de Dina Di & Tchock

Mandrake também estava presente no casamento de Dina Di com Tchock, ele foi o fotógrafo oficial do casório e também entrevistou a rapper naquele dia, clique aqui e confira a matéria e outras fotos.

casamentodina

 

Eterna
Dina Di continuará viva através das próximas gerações e eternizada para sempre dentro do RAP NACIONAL. Diversos grupos de RAP já prestaram homenagens para a eterna rainha do RAP em seus versos.

Um documentário que retrata uma parte da vida de Dina Di teve produção iniciada à dois anos atrás, porém não temos mais informação e não sabemos em que fase ele se encontra, tentamos contato com a produtora mas não tivemos sucesso. Porém, um trecho do depoimento do Mandrake, diretor do Portal RAP NACIONAL está disponível no youtube, assista e aguarde o filme completo com várias participação de várias personalidades do movimento Hip Hop.

Esteja em paz, eterna rainha do RAP.

Leia também:

Dina Di: dois anos sem a rainha do RAP NACIONAL
O casamento de Dina Di e Tchock!

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print