Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » Documentário 'Marighella' tem pré-estreia gratuita hoje em São Paulo

Documentário 'Marighella' tem pré-estreia gratuita hoje em São Paulo

Folha e o Espaço Itaú de Cinema do shopping Frei Caneca promovem hoje (6), às 20h, pré-estreia gratuita do filme “Marighella”. Inimigo público número um do regime militar brasileiro, o militante político baiano Carlos Marighella (1911-1969) é o foco do documentário dirigido por Isa Grinspum Ferraz.

Após a sessão, haverá debate com a participação da diretora (que é sobrinha de Marighella), de Clara Charf (viúva do militante comunista) e da jornalista da Folha Laura Capriglione. As senhas serão distribuídas uma hora antes da sessão, na bilheteria do cinema.

Narrado pelo ator Lázaro Ramos e com canção original de Mano Brown, o filme pontua a vida de Marighella a partir de depoimentos de Clara Charf, de Carlos Augusto Marighella (filho do militante) e de Antonio Candido (que avalia a trajetória de Marighella como heroica), entre outras pessoas.

O filme também usa documentos e fotos para contar a trajetória do militante, o seu gosto pelo estudo, a sua atuação política no PCB, a vida na clandestinidade, a luta armada durante o regime militar e a morte trágica numa rua de São Paulo, em 1969.

“Marighella” estreia em 10 de agosto, em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília.

Em entrevista à Folha, a diretora Isa Grinspum Ferraz diz que seu tio não deixou muitas pistas. “Não há uma única imagem em movimento de Marighella vivo, e olhe que nossa pesquisa foi bastante aprofundada”, revela.

Ela ainda declara que o filme não pretende ser neutro, o que explicaria a afetividade narrativa que permeia o documentário. “O que eu quis mostrar foi um lado que poucos conhecem, e que é muito mais complexo e interessante do que apenas o desenho de um homem que ficou mundialmente conhecido por ter pego em armas na segunda metade dos anos 60 para combater a ditadura”, avalia.

MARIGHELLA
DIREÇÃO Isa Grinspum Ferraz
QUANDO Hoje, às 20h
PRODUÇÃO Brasil, 2011
CLASSIFICAÇÃO 10 anos
ENTRADA Gratuita
DURAÇÃO 100 min
ONDE Espaço Itaú de Cinema do shopping Frei Caneca
ENDEREÇO rua Frei Caneca, 569, sala 6
TEL. 0/xx/11/3472-2359

Fonte e mais informações: Folha de São Paulo

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 
 
Email
Print