Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » Emicida é detido e acusado de desacato após show em BH

Emicida é detido e acusado de desacato após show em BH

Rapper foi detido por causa da canção “Dedo na Ferida” após apresentação na capital mineira


Dia 13 de maio. Data em que comemora-se a abolição da escravatura no Brasil. Neste ano, o Dia das Mães e também a 2ª etapa do evento “Palco Hip-Hop” na capital mineira, Belo Horizonte.

No entanto,  o desfecho não caminhou para um final de semana feliz e o rapper Emicida, 26 anos, foi preso por desacato após ter se apresentando no bairro Barreiro, na periferia de Belo Horizonte, durante o evento que reúne diversos nomes da cultura hip-hop.

O motivo, segundo postagens na rede social twitter teriam sido por conta do rapper ter citado a ocupação Eliana Silva, onde a PM derrubou um acampamento após uma ordem judicial. Esta não é a primeira vez que ações policiais são citadas no evento, que na etapa do mês de março, teve protestos contra a ocupação  da comunidade Zilah Spósito.

Pelo twitter, o rapper desabafou: “Fui preso por desacato à autoridade, após o show em BH por causa da música Dedo na Ferida“.

A canção “Dedo na Ferida” fala sobre a situação entre polícia e população nas periferias das cidades, como a Cracolândia, Pinheirinho, favela do Moinho.

Ainda pelo twitter, às 21h, o irmão e empresário de Emicida, Evandro Fióti postou, em resposta ao empresário Paulo Gomes. “Tá suave. Famoso chá de cadeia e arrogância. Nada diferente do que esperávamos”.
Fãs, internautas e amigos do rapper também protestaram pela rede social, fortalecendo a hashtag #DedoNaFerida e #liberdadedeexpressão.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Belo Horizonte afirma que o rapper incitou o público a fazer gestos obscenos – como mostrar o dedo no meio – para a PM e para os políticos durante a execução da música.  Após ser detido, o rapper foi encaminhado para a 36ª Delegacia Seccional do Barreiro, onde ainda prestava depoimento por volta das 21h50.
A presença de um advogado foi sinalizada pelo irmão do rapper pelo twitter: “Estamos bem familia,só tomando um chá de cadeira pq eles sabem que estão no erro! Estamos amparados por 1 advogado aqui também vai ficar tdb!”.

Assista ao videoclipe “Dedo na ferida”

 

Outros casos

Vale lembrar que este não é o único caso de rappers presos por conta de seus posicionamentos em letras de músicas.

No dia 24 de abril deste ano, o rapper Dalluna, do grupo Versão Criminal foi preso na cidade de Cascavel – PR,acusado de  apologia.

No início deste ano o rapper Bebê Gigante, da cidade de Florianópolis – SC também foi preso, acusado de tráfico de drogas e liberado dias depois, por falta de provas.

Em dezembro de 2011, o rapper Preto Will, do grupo Versão Popular também foi parar na delegacia após ser vítima de racismo e ter sido espancado no metrô Campo Limpo por um segurança do próprio metrô.

Em 2004,  Mano Brown, vocalista do grupo Racionais MCs também foi preso, acusado de desacato à autoridade, sendo perseguido por policiais militares até a sua residência.

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

OUTROS COMENTÁRIOS (45)

  1. Marks Duarte disse:

    Puta sacanagem isso.

  2. Marks Duarte disse:

    Puta sacanagem isso.

  3. Bira Britto disse:

    Perseguição contra o rap!!!

  4. Rando Thiago disse:

    O RAP SEMPRE FOI O DEDO NA FERIDA. E SEMPRE SERÁ

  5. é o BRASIL né…fazer que nosso motivos pra lutar ainda são os mesmo! que isso sirva de lição pra alguns rappers que tão fugindo da origem…

  6. Herbert Lima disse:

    O Rap é piripaque no sistema..!

  7. Fabio Coalizão disse:

    dedo na ferida…

  8. Paula Farias disse:

    MV Bill, Facção Central já foram censurados , Mano Brown já foi preso também por "desacato" e agora o Emicida .
    Chegamos a conclusão que a PERSEGUIÇÃO contra o rap continua. Isso é grave , esse é o problema.

  9. Paula Farias disse:

    Mano, se a policia faz isso com o Emicida rapper famoso , conhecido no Brasil todo.
    Imagina o que eles continuam fazendo na favela contra o povo pobre, preto e indefeso, sem advogado sem porra nenhuma.

    • via twitter emicida acaba de ser liberado

    • É embasado né paulinha

    • Elis Tavares disse:

      Ah, não, cara! Estou farta disso, viu? Qualquer coisinha é desacato a autoridade. Que merda! Agora, os policiais batendo nas pessoas na Ocupação Eliana Silva não é desacato à vida humana! Eles podem fazer tudo: bater, matar, humilhar, estuprar, roubar! E a população que se dane!!! Aqui em MG é desse jeito, se vc falar o que pensa, a polícia vem em cima! Já não basta a
      ditadura de impresa que é aqui! A população mineira nem está sabendo que um novo Massacre do Pinheirinho está surgindo nessas ocupações em BH. Por quê? Porque os jornais daqui não podem divulgar isso!

  10. vamos ver o lado bom… os polícia prestaram atenção na letra da música.
    #tenso

  11. a boca só se cala quando o tiro acerta.

  12. Noronha Filho disse:

    Isso so veio provar oq a musica fala o rap ainda é Dedo na ferida…

  13. Clayton Senziani disse:

    EMICIDA FOI PRESO POR EXPRESSAR SUA OPINIÃO, mas se liga nisso:

    ARTIGO 7.º (Constituição Brasileira)
    f) A possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião

    JUSTIÇA MARROM!

  14. AGORA OS FÃS MODINHAS DO EMICIDA VÃO ENTENDER O QUE É O RAP…..TALVEZ ATÉ ELE ENTENDA MELHOR O QUE É SER RAP… O BARATO É LOCO…O QUE VAI TER DE IMPRENSA QUERENDO ESSA NOTICIA…UNS PRA PARECER "SANTOS" VÃO QUERER DAR IBOPE….SE LIGA EMICIDA AGORA É QUE A MIDIA VAI TE QUERER USAR…

  15. O que ta faltando + no RAP é mesmo
    #DedoNaFerida

  16. Junior Lopes disse:

    Man, cada vez sou mais fã do EMICIDA/'

  17. Rodrigo Cesar disse:

    Pra quem acompanha o Rap a algum tempo, infelismente, essa noticia não é uma surpresa.

  18. Guilherme Melo disse:

    vai se fuder esse cuzão fika atrapalhando o cara fui pro show dele e dos outros 2 ddos 3temores rashid, projota muito zika o som dos caras é tão bom q tinha nego pagando 100 conto na porra do ingresso, a e outra vai ver s esse politicos e pms tem o mesmo q.i dos caras nunca teve e nunca vai ter salve salve emicida a rua é noixxxx mulekãõ

  19. podem censurar me prende me matar .nao é assim promotor que a guerra vai acabar

  20. eles tao ligado q rap é a vdd ae eles nao aguentam e faz isso….mas ae emicida sem essa de midia mano, fika indo nesses pograminhas de tv ae manoo se liga ae mas aki vc representa falou

  21. Helmo Santos disse:

    Pois é, manos e minas, de revolucionário artificial o rap ta cheio, vamos ver se ele vai fazer igual o FC, q quando foi censurado, veio ainda mais contudente e coerente nos argumentos…

  22. é, nem liberdade expressão tá podendo ter mais! kkkk
    é incrível como o Rap incomoda mta gente!
    mais é isumemo, pela revolução tiu, vale tudo.. até bate de frente co sistema!
    #RapOriginalÉRapNacional!

  23. Quando Lembro de perseguição (opressão), fortalece a corrente imaginando oq os manos do facção central jáah passaram pella camiinhada, sendo assiim dando força prá segui e sem meia verdadee! revolução éeh isso mesmo ñ éeh noviidade práh nóis

  24. O que penso sobre a "prisão" do Rapper EMICIDA…

    Acredito que a prisão foi injusta SIM, porque ninguém deve ser punido por cantar uma música ou dizer palavrões e "ofensas" ao Estado, MAS…Não nos esqueçamos de TUDO que o EMICIDA já fez até aqui em sua "carreira artística", além dele se sujeita a fazer diversas coisas que não tem nada ver com o RAP, que não fortalece em NADA o Hip Hop e muito menos representa O POVO, ele NÃO TOPOU CANTAR no evento realizado na Favela do Moinho em solidariedade aos moradores e depois lançou o Clipe "Dedo na ferida" falando sobre alguns fatos recentes inclusive sobre a Favela do Moinho e isso soou extremamente oportunista da parte dele, eu acho ótimo quando vejo rapper's se posicionando em questões como essas e acho isso muito importante mas, fazer um clipe para falar do problema do modo que foi feito e achar que está fazendo muito é puramente jogada de marketing.
    E antes que alguém me questione a resposta é SIM, eu também quero ganhar dinheiro com minhas músicas, mas acredito que o RAP em geral tem se tornado muito comercial, com pouco conteúdo e rimas vazias sobre relacionamentos, rolês e probleminhas pessoais tão pequenos que chegam a ser banais.
    Não estou dizendo que o RAP romântico ou "de festa" não deva existir, todas as vertentes são importantes mas não podemos aceitar que o RAP se limite a isso e ainda seja considerada uma "EVOLUÇÃO MUSICAL".
    Tem gente que diz que o importante é você correr atrás e conseguir sua "fatia do bolo"…PARABÉNS está se adaptando perfeitamente a lógica Capitalista, pensando igualzinho ao seu patrão que te explora todo dia, zika vai lá…"o mundo é dos espertos" né?…
    O grande problema não é o RAP ir a TV, o problema não é ganhar dinheiro com o que você acredita, o problema é quando o dinheiro, a ascensão social e a FAMA se tornam o seu horizonte e você se esquece que mesmo com você tendo uma vida boa financeiramente ainda existem pessoas passando fome e sendo exploradas e você não faz nada a respeito e ainda se acha um "vencedor" porque agora conseguiu chegar onde queria e o resto que se foda…
    Acho que quanto mais pessoas protestando, batendo de frente e questionando MELHOR, mais força a gente ganha!! É importante o EMICIDA ou qualquer outro MC se posicionar sobre questões sociais e proteste MESMO, mas isso deveria acontecer SEMPRE não só quando isso vai gerar alguma visibilidade pra si próprio, já to até vendo, logo logo o EMICIDA vai querer fazer um som falando que foi censurado e querendo da uma de "herói do povo", ai todo mundo vai esquecer das brecha que ele deu como fazer o comercial do Itaú e ir cantar na TV XUXA (entre outras mancadas).
    E também não podemos achar que a revolução vai ser SOMENTE através das palavras, o RAP é uma ferramenta importante mas se não houver AÇÃO direta a gente vai ficar girando em círculos, falando dos problemas sem agir à respeito

  25. Dimas Costa disse:

    A POLICIA MINEIRA SE JULGA ACIMA DE DEUS, LAMENTAVEL… EU COMO MINEIRO FICO ENVERGONHADO, OS CARAS FAZEM TUDO PRA APARECER, ROUBAR A CENA, QUEREM SER MAIS REAL QUE O REI, POLICIA MINEIRA, A POLICIA MAIS COVARDE DO BRASIL!!! VAI PRENDER BANDIDO!!!

  26. É O FIM PRESO POR UMA LETRA DE MÚSICA É FODA VAI PRENDER OS LADRÃO Q ESTÃO EM BRASILIA PORRA DEIXA NÓIS , LIBERDADE DE EXPRESSÃO É LIBERADA!!!!!!!!!!!!!!

  27. Guuh Souza disse:

    Sumerm0 rapa a verdade tem que ser dita custe o que custar!

  28. Fomos acostumados a pensar que temos que ouvir as mentiras nos palanques e horários eleitorais sem ter o direito de resposta. É tão “do brasileiro” esse defeito de apanhar calado, que quando alguém se levanta e aponta a verdade (ou coloca o dedo na ferida, se preferir) sofre punições.
    E, para deixar claro, não estou em um posicionamento contra a polícia de Minas Gerais, nem contra a polícia como um todo. Não! Eu sou contra policiais e governantes de má índole (se nesse momento você me questionou em seus pensamentos com a ideia: “TODOS, ou quase todos são ruins!”, se questione agora o porque de você aceitar isso quieto). Cansei de ver na televisão, ouvir no rádio, em campanhas e em toda a mídia que existem os ruins, mas a maioria dos governantes e policiais são bons. Ok, então talvez eu que tenha estado na hora errada e no lugar errado todas as vezes que sofri a “abordagem de rotina”, pois nos meus 29 anos de vida posso dizer que teria que forçar a memória para tentar lembrar se eu já vi na rua a polícia bem preparada do seriado Polícia 24h da Bandeirantes.

  29. O RAP SEMPRE FEZ E SEMPRE FARÁ O SISTEMA TREMER , DIZENDO EM SUAS LETRAS A REALIDADE NUA E CRUA…

  30. O Rap ainda é dedo na ferida.

  31. desacato deveria ser não da igualdade para população quem móra em periferia só tem esgoto a céu abeto escola não é para aprende e sim para comer ai vem o Emicida por ser cantor formador de opinião um líder nato falará verdade custa caro prenderam ele pois ele leva esta musica para a periferia para alerta nósso povo pois naum tem cultura para ler um livro através da musica k dspertamos para vida mais se serve de conselho naum liga não sem comparação exagerada mais com Jesus foi pior morreu falando a verdade

  32. desacato deveria ser não da igualdade para população quem móra em periferia só tem esgoto a céu abeto escola não é para aprende e sim para comer ai vem o Emicida por ser cantor formador de opinião um líder nato falará verdade custa caro prenderam ele pois ele leva esta musica para a periferia para alerta nósso povo pois naum tem cultura para ler um livro e através da musica k dspertamos para vida mais se serve de conselho naum liga não sem comparação exagerada mais com Jesus foi pior morreu falando a verdade

  33. Fábio Fbo disse:

    ai eh parada sobre emicida é pra provar q a mmmaioria do q ele canta eh besteira, tavendo ai o q eh RAP, RAP É O SOM QUE ENCOMODA O SISTEMA, O GOVERNO A MIDIA E A POLICIA, foi só ele cantar o primeiro rap dle(DEDO NA FERIDA) Q US HOMI ENCOSTARAM, mas ele não quis cantar no evento em pro da favela do moinho! o q é emicida?

  34. Falar a realidade e de forma categorica causa o tal "desacato" o "desacato" talvez seja pq colocamos o "Dedo na ferida", pois os representantes da lei (PMs) não a lei – há uma diferença gritante – agem de forma absurda, desleal e violenta, isso com a periferia-favela, pq eles não agem de tal forma no Morumbi em Alpha-Ville!

  35. Marco Aurelio disse:

    varios lixo na tv passando o dia todo na tv ja começando de manha aquela porra da ana maria braga falando o que quer o que bem entende a carolina dieckman pagando de santa e os cara prendendo o emicida porque filhos da puta.

  36. Beto Rap disse:

    é foda né mano? a globo passa putaria bigbosta brasil amor e sexo novela filme tudo com cena de putaria com criança assistindo e tudo é lindo né? kd q c v policia censurar isso,, é policia matando cada vez mais é politico roubando cada vez mais e pra eles tudo é lindo agora liberdade de expressão quando fala a real ofende a zé povinhada a verdade dói né não? mas dá nada não essa é nossa guerra é o rap contra o resto como diz o fc pode censurar me prender me matar num é assim seus cuzão q a guerra vai acabar

  37. Yuri Bomfim disse:

    O RAP ainda é o dedo na ferida

  38. Philippe Lima disse:

    Na moral …
    Mv Bill fez papel de ator na malhação ngm falou nada ..
    ae o Emicida vai cantar na globo os cara senta o dedo , se a intenção do emicida fosse ganhar mais vizibilidade por causa desse ocorrido ele faria em isso ne um show São Paulo ou Rio onde é centro de tudo , não em Minas ..
    Não tirando o povo de Minas .. mais sejamos francos SP e RJ são as potencias do Brasil no rap …

  39. Policia é um braço do estado pra manter pobre na linha, RAP NACIONAL é isso. Fico preocupado porque liberdade de expressão é mentira, sempre duvidei um pouco dos novos nomes que surgem no rap nacional, mas esse som do Emicida me fez ver que ta representando.
    Precisamos ser ativos e tirar esses representantes politicos que proporcionam essa situação.

  40. O pior e que no dia seguinte eu estava escultando uma reportagem na radio itatiaia aqui de Mg fiquei indiguinado quando o apresentador disse que "a policia estava certa em prender este rapper que isto e um absurdo o cara desrespeitar a policia de mg desta forma"
    na minha opinião absurdo foi oq eles fizeram la na ocupação ELIANA SILVA deslocaram quase um batalhão de policia la pra região usaram helicoptero e ate um Caverão para retirarem familias que estavam em uma area a muito tempo abandonada pela prefeitura !

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print