Sign in / Join

Emicida é detido e acusado de desacato após show em BH

Rapper foi detido por causa da canção “Dedo na Ferida” após apresentação na capital mineira


Dia 13 de maio. Data em que comemora-se a abolição da escravatura no Brasil. Neste ano, o Dia das Mães e também a 2ª etapa do evento “Palco Hip-Hop” na capital mineira, Belo Horizonte.

No entanto,  o desfecho não caminhou para um final de semana feliz e o rapper Emicida, 26 anos, foi preso por desacato após ter se apresentando no bairro Barreiro, na periferia de Belo Horizonte, durante o evento que reúne diversos nomes da cultura hip-hop.

O motivo, segundo postagens na rede social twitter teriam sido por conta do rapper ter citado a ocupação Eliana Silva, onde a PM derrubou um acampamento após uma ordem judicial. Esta não é a primeira vez que ações policiais são citadas no evento, que na etapa do mês de março, teve protestos contra a ocupação  da comunidade Zilah Spósito.

Pelo twitter, o rapper desabafou: “Fui preso por desacato à autoridade, após o show em BH por causa da música Dedo na Ferida“.

A canção “Dedo na Ferida” fala sobre a situação entre polícia e população nas periferias das cidades, como a Cracolândia, Pinheirinho, favela do Moinho.

Ainda pelo twitter, às 21h, o irmão e empresário de Emicida, Evandro Fióti postou, em resposta ao empresário Paulo Gomes. “Tá suave. Famoso chá de cadeia e arrogância. Nada diferente do que esperávamos”.
Fãs, internautas e amigos do rapper também protestaram pela rede social, fortalecendo a hashtag #DedoNaFerida e #liberdadedeexpressão.

Em nota, a assessoria de imprensa da Polícia Militar de Belo Horizonte afirma que o rapper incitou o público a fazer gestos obscenos – como mostrar o dedo no meio – para a PM e para os políticos durante a execução da música.  Após ser detido, o rapper foi encaminhado para a 36ª Delegacia Seccional do Barreiro, onde ainda prestava depoimento por volta das 21h50.
A presença de um advogado foi sinalizada pelo irmão do rapper pelo twitter: “Estamos bem familia,só tomando um chá de cadeira pq eles sabem que estão no erro! Estamos amparados por 1 advogado aqui também vai ficar tdb!”.

Assista ao videoclipe “Dedo na ferida”

[youtubewd]QdvYAjQYdIs?hd=1[/youtubewd]

 

Outros casos

Vale lembrar que este não é o único caso de rappers presos por conta de seus posicionamentos em letras de músicas.

No dia 24 de abril deste ano, o rapper Dalluna, do grupo Versão Criminal foi preso na cidade de Cascavel – PR,acusado de  apologia.

No início deste ano o rapper Bebê Gigante, da cidade de Florianópolis – SC também foi preso, acusado de tráfico de drogas e liberado dias depois, por falta de provas.

Em dezembro de 2011, o rapper Preto Will, do grupo Versão Popular também foi parar na delegacia após ser vítima de racismo e ter sido espancado no metrô Campo Limpo por um segurança do próprio metrô.

Em 2004,  Mano Brown, vocalista do grupo Racionais MCs também foi preso, acusado de desacato à autoridade, sendo perseguido por policiais militares até a sua residência.

45 comments

  1. Paula Farias 14 maio, 2012 at 01:24 Responder

    MV Bill, Facção Central já foram censurados , Mano Brown já foi preso também por "desacato" e agora o Emicida .
    Chegamos a conclusão que a PERSEGUIÇÃO contra o rap continua. Isso é grave , esse é o problema.

  2. Paula Farias 14 maio, 2012 at 01:24 Responder

    Mano, se a policia faz isso com o Emicida rapper famoso , conhecido no Brasil todo.
    Imagina o que eles continuam fazendo na favela contra o povo pobre, preto e indefeso, sem advogado sem porra nenhuma.

    • Elis Tavares 14 maio, 2012 at 18:54 Responder

      Ah, não, cara! Estou farta disso, viu? Qualquer coisinha é desacato a autoridade. Que merda! Agora, os policiais batendo nas pessoas na Ocupação Eliana Silva não é desacato à vida humana! Eles podem fazer tudo: bater, matar, humilhar, estuprar, roubar! E a população que se dane!!! Aqui em MG é desse jeito, se vc falar o que pensa, a polícia vem em cima! Já não basta a
      ditadura de impresa que é aqui! A população mineira nem está sabendo que um novo Massacre do Pinheirinho está surgindo nessas ocupações em BH. Por quê? Porque os jornais daqui não podem divulgar isso!

  3. Clayton Senziani 14 maio, 2012 at 01:38 Responder

    EMICIDA FOI PRESO POR EXPRESSAR SUA OPINIÃO, mas se liga nisso:

    ARTIGO 7.º (Constituição Brasileira)
    f) A possibilidade de expressão e confronto das diversas correntes de opinião

    JUSTIÇA MARROM!

  4. Rondnelly Moreira Bantim 14 maio, 2012 at 01:41 Responder

    AGORA OS FÃS MODINHAS DO EMICIDA VÃO ENTENDER O QUE É O RAP…..TALVEZ ATÉ ELE ENTENDA MELHOR O QUE É SER RAP… O BARATO É LOCO…O QUE VAI TER DE IMPRENSA QUERENDO ESSA NOTICIA…UNS PRA PARECER "SANTOS" VÃO QUERER DAR IBOPE….SE LIGA EMICIDA AGORA É QUE A MIDIA VAI TE QUERER USAR…

  5. Guilherme Melo 14 maio, 2012 at 04:15 Responder

    vai se fuder esse cuzão fika atrapalhando o cara fui pro show dele e dos outros 2 ddos 3temores rashid, projota muito zika o som dos caras é tão bom q tinha nego pagando 100 conto na porra do ingresso, a e outra vai ver s esse politicos e pms tem o mesmo q.i dos caras nunca teve e nunca vai ter salve salve emicida a rua é noixxxx mulekãõ

  6. Helmo Santos 14 maio, 2012 at 14:29 Responder

    Pois é, manos e minas, de revolucionário artificial o rap ta cheio, vamos ver se ele vai fazer igual o FC, q quando foi censurado, veio ainda mais contudente e coerente nos argumentos…

  7. Raphael Rodrigues 14 maio, 2012 at 15:27 Responder

    é, nem liberdade expressão tá podendo ter mais! kkkk
    é incrível como o Rap incomoda mta gente!
    mais é isumemo, pela revolução tiu, vale tudo.. até bate de frente co sistema!
    #RapOriginalÉRapNacional!

  8. Anderson Romani 14 maio, 2012 at 16:43 Responder

    Quando Lembro de perseguição (opressão), fortalece a corrente imaginando oq os manos do facção central jáah passaram pella camiinhada, sendo assiim dando força prá segui e sem meia verdadee! revolução éeh isso mesmo ñ éeh noviidade práh nóis

  9. Caetano Nascimento Novaes 14 maio, 2012 at 18:21 Responder

    O que penso sobre a "prisão" do Rapper EMICIDA…

    Acredito que a prisão foi injusta SIM, porque ninguém deve ser punido por cantar uma música ou dizer palavrões e "ofensas" ao Estado, MAS…Não nos esqueçamos de TUDO que o EMICIDA já fez até aqui em sua "carreira artística", além dele se sujeita a fazer diversas coisas que não tem nada ver com o RAP, que não fortalece em NADA o Hip Hop e muito menos representa O POVO, ele NÃO TOPOU CANTAR no evento realizado na Favela do Moinho em solidariedade aos moradores e depois lançou o Clipe "Dedo na ferida" falando sobre alguns fatos recentes inclusive sobre a Favela do Moinho e isso soou extremamente oportunista da parte dele, eu acho ótimo quando vejo rapper's se posicionando em questões como essas e acho isso muito importante mas, fazer um clipe para falar do problema do modo que foi feito e achar que está fazendo muito é puramente jogada de marketing.
    E antes que alguém me questione a resposta é SIM, eu também quero ganhar dinheiro com minhas músicas, mas acredito que o RAP em geral tem se tornado muito comercial, com pouco conteúdo e rimas vazias sobre relacionamentos, rolês e probleminhas pessoais tão pequenos que chegam a ser banais.
    Não estou dizendo que o RAP romântico ou "de festa" não deva existir, todas as vertentes são importantes mas não podemos aceitar que o RAP se limite a isso e ainda seja considerada uma "EVOLUÇÃO MUSICAL".
    Tem gente que diz que o importante é você correr atrás e conseguir sua "fatia do bolo"…PARABÉNS está se adaptando perfeitamente a lógica Capitalista, pensando igualzinho ao seu patrão que te explora todo dia, zika vai lá…"o mundo é dos espertos" né?…
    O grande problema não é o RAP ir a TV, o problema não é ganhar dinheiro com o que você acredita, o problema é quando o dinheiro, a ascensão social e a FAMA se tornam o seu horizonte e você se esquece que mesmo com você tendo uma vida boa financeiramente ainda existem pessoas passando fome e sendo exploradas e você não faz nada a respeito e ainda se acha um "vencedor" porque agora conseguiu chegar onde queria e o resto que se foda…
    Acho que quanto mais pessoas protestando, batendo de frente e questionando MELHOR, mais força a gente ganha!! É importante o EMICIDA ou qualquer outro MC se posicionar sobre questões sociais e proteste MESMO, mas isso deveria acontecer SEMPRE não só quando isso vai gerar alguma visibilidade pra si próprio, já to até vendo, logo logo o EMICIDA vai querer fazer um som falando que foi censurado e querendo da uma de "herói do povo", ai todo mundo vai esquecer das brecha que ele deu como fazer o comercial do Itaú e ir cantar na TV XUXA (entre outras mancadas).
    E também não podemos achar que a revolução vai ser SOMENTE através das palavras, o RAP é uma ferramenta importante mas se não houver AÇÃO direta a gente vai ficar girando em círculos, falando dos problemas sem agir à respeito

  10. Dimas Costa 14 maio, 2012 at 18:27 Responder

    A POLICIA MINEIRA SE JULGA ACIMA DE DEUS, LAMENTAVEL… EU COMO MINEIRO FICO ENVERGONHADO, OS CARAS FAZEM TUDO PRA APARECER, ROUBAR A CENA, QUEREM SER MAIS REAL QUE O REI, POLICIA MINEIRA, A POLICIA MAIS COVARDE DO BRASIL!!! VAI PRENDER BANDIDO!!!

  11. Adriano Rodrigues 15 maio, 2012 at 00:17 Responder

    Fomos acostumados a pensar que temos que ouvir as mentiras nos palanques e horários eleitorais sem ter o direito de resposta. É tão “do brasileiro” esse defeito de apanhar calado, que quando alguém se levanta e aponta a verdade (ou coloca o dedo na ferida, se preferir) sofre punições.
    E, para deixar claro, não estou em um posicionamento contra a polícia de Minas Gerais, nem contra a polícia como um todo. Não! Eu sou contra policiais e governantes de má índole (se nesse momento você me questionou em seus pensamentos com a ideia: “TODOS, ou quase todos são ruins!”, se questione agora o porque de você aceitar isso quieto). Cansei de ver na televisão, ouvir no rádio, em campanhas e em toda a mídia que existem os ruins, mas a maioria dos governantes e policiais são bons. Ok, então talvez eu que tenha estado na hora errada e no lugar errado todas as vezes que sofri a “abordagem de rotina”, pois nos meus 29 anos de vida posso dizer que teria que forçar a memória para tentar lembrar se eu já vi na rua a polícia bem preparada do seriado Polícia 24h da Bandeirantes.

  12. Sandro Conceição 15 maio, 2012 at 15:26 Responder

    desacato deveria ser não da igualdade para população quem móra em periferia só tem esgoto a céu abeto escola não é para aprende e sim para comer ai vem o Emicida por ser cantor formador de opinião um líder nato falará verdade custa caro prenderam ele pois ele leva esta musica para a periferia para alerta nósso povo pois naum tem cultura para ler um livro através da musica k dspertamos para vida mais se serve de conselho naum liga não sem comparação exagerada mais com Jesus foi pior morreu falando a verdade

  13. Sandro Conceição 15 maio, 2012 at 15:26 Responder

    desacato deveria ser não da igualdade para população quem móra em periferia só tem esgoto a céu abeto escola não é para aprende e sim para comer ai vem o Emicida por ser cantor formador de opinião um líder nato falará verdade custa caro prenderam ele pois ele leva esta musica para a periferia para alerta nósso povo pois naum tem cultura para ler um livro e através da musica k dspertamos para vida mais se serve de conselho naum liga não sem comparação exagerada mais com Jesus foi pior morreu falando a verdade

  14. Fábio Fbo 15 maio, 2012 at 18:48 Responder

    ai eh parada sobre emicida é pra provar q a mmmaioria do q ele canta eh besteira, tavendo ai o q eh RAP, RAP É O SOM QUE ENCOMODA O SISTEMA, O GOVERNO A MIDIA E A POLICIA, foi só ele cantar o primeiro rap dle(DEDO NA FERIDA) Q US HOMI ENCOSTARAM, mas ele não quis cantar no evento em pro da favela do moinho! o q é emicida?

  15. Christiano Santana 16 maio, 2012 at 01:01 Responder

    Falar a realidade e de forma categorica causa o tal "desacato" o "desacato" talvez seja pq colocamos o "Dedo na ferida", pois os representantes da lei (PMs) não a lei – há uma diferença gritante – agem de forma absurda, desleal e violenta, isso com a periferia-favela, pq eles não agem de tal forma no Morumbi em Alpha-Ville!

  16. Marco Aurelio 16 maio, 2012 at 03:54 Responder

    varios lixo na tv passando o dia todo na tv ja começando de manha aquela porra da ana maria braga falando o que quer o que bem entende a carolina dieckman pagando de santa e os cara prendendo o emicida porque filhos da puta.

  17. Beto Rap 16 maio, 2012 at 06:44 Responder

    é foda né mano? a globo passa putaria bigbosta brasil amor e sexo novela filme tudo com cena de putaria com criança assistindo e tudo é lindo né? kd q c v policia censurar isso,, é policia matando cada vez mais é politico roubando cada vez mais e pra eles tudo é lindo agora liberdade de expressão quando fala a real ofende a zé povinhada a verdade dói né não? mas dá nada não essa é nossa guerra é o rap contra o resto como diz o fc pode censurar me prender me matar num é assim seus cuzão q a guerra vai acabar

  18. Philippe Lima 18 maio, 2012 at 16:41 Responder

    Na moral …
    Mv Bill fez papel de ator na malhação ngm falou nada ..
    ae o Emicida vai cantar na globo os cara senta o dedo , se a intenção do emicida fosse ganhar mais vizibilidade por causa desse ocorrido ele faria em isso ne um show São Paulo ou Rio onde é centro de tudo , não em Minas ..
    Não tirando o povo de Minas .. mais sejamos francos SP e RJ são as potencias do Brasil no rap …

  19. Chapéu Uilian 19 maio, 2012 at 22:19 Responder

    Policia é um braço do estado pra manter pobre na linha, RAP NACIONAL é isso. Fico preocupado porque liberdade de expressão é mentira, sempre duvidei um pouco dos novos nomes que surgem no rap nacional, mas esse som do Emicida me fez ver que ta representando.
    Precisamos ser ativos e tirar esses representantes politicos que proporcionam essa situação.

  20. Ismailton Ferreira 23 maio, 2012 at 13:44 Responder

    O pior e que no dia seguinte eu estava escultando uma reportagem na radio itatiaia aqui de Mg fiquei indiguinado quando o apresentador disse que "a policia estava certa em prender este rapper que isto e um absurdo o cara desrespeitar a policia de mg desta forma"
    na minha opinião absurdo foi oq eles fizeram la na ocupação ELIANA SILVA deslocaram quase um batalhão de policia la pra região usaram helicoptero e ate um Caverão para retirarem familias que estavam em uma area a muito tempo abandonada pela prefeitura !

Leave a reply