Twitter Facebook Youtube
Home » #Rede Rap Nacional » Artistas » FNX: RAP brasileiro no outro lado do mundo

FNX: RAP brasileiro no outro lado do mundo

Misturando estilos, levadas e influências nacionais e internacionais, FNX criou o seu próprio jeito de fazer rap. Cantando em português, mas morando na Europa, ele ressalta em suas letras as alegrias e tristezas que um brasileiro encara no outro lado do mundo. “Eu falo da vida aqui fora , falo sobre os imigrantes e do preço que é deixar tudo pra trás por um futuro melhor. Trago influências da velha e da nova escola do rap e tento misturar esses elementos”, comenta FNX.

Se liga no videoclipe da música “Compromisso”:

Ele nasceu em Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém do Pará, e morou lá até os 13 anos, quando se mudou para Zurique, na Suiça, junto com a mãe e o irmão. Do Brasil ele guarda muitas saudades e recordações, como as músicas que ouvia na infância e que fazem parte até hoje de suas influências músicas, como Racionais MC’s, RZO, MV Bill e Marcelo D2.

O moleque acostumado com as ruas de Ananindeua de repente estava caminhando pelas avenidas de Zurique, esbarrando em uma nova cultura, com costumes e hábitos muito diferentes. O hip hop sempre foi seu ponto de equilíbrio e o ajudou também nesta adaptação. No começo foi difícil, devido ao choque cultural, a língua, os amigos… Não é fácil se adaptar em outro país com 13 anos de idade. Mas, com o passar do tempo fiz novas amizades, conheci meu amigo e produtor Moreno Donadio”, relembra.

Um novo começo

E foi na Europa que FNX iniciou sua carreira musical e desde então muitas conquistas foram alcançadas. A primeira delas foi em 2013, quando teve a oportunidade de abrir um show do rapper Emicida, em Zurique.

Com objetivo de ajudar outros MCs brasileiros que estão espalhados pelo mundo, FNX criou o gupo BR55 e se tornou uma voz ativa para rappers do Brasil que migram para a Europa. Para fortalecer esse trabalho, FNX conta com o apoio de rádios locais e artistas do Brasil e da Suíca. Ele aposta na diversidade para criar um nova cena no hip hop europeu.

oSHOW

Há alguns anos FNX se dedica, junto com o produtor e compositor italiano Moreno Donadio, na criação da mixtape “oSHOW”. O mais novo trabalho tem participação de nomes renomados como DJ Cia, Nave, Laudz, Skeeter, Devasto e Mr. Break. A mixtape apresenta lindas artes feitas por Fuky Nery e uma mescla musical bem ampla e de qualidade elevadíssima, já que cada um dos convidados contribuiu com o que faz de melhor.

E para saber um pouco mais sobre a carreira músical de FNX, a mixtape “oSHOW” e a cypher que reúne oito MCs de quatro países, nós batemos um papo com ele. Confira a entrevista exclusiva.

Nos conte um pouco sobre a cypher que você organizou? Quem faz parte?
FNX: A cypher foi uma ideia que eu já tinha em mente há muito tempo. Com o passar dos anos vários MCs daqui se destacarem e isso foi me inspirando a reuní-los. Nessa edição participam oito MCs de quatro países: Suiça, Inglaterra, França e Finlândia. Os nomes que participam são: Wess’, Marcca, Mano Lipe TG, Bocão1313, Folizz TG, Vini Hemp e Rafazzy. Cada um traz um estilo diferenciado.

Fale sobre a mixtape oSHOW?

FNX: A mixtape foi um processo demorado que eu e o meu produtor, Moreno Donadio, iniciamos em 2011, em Baden, uma cidade perto de Zurique. Outros produtores, que também fazem parte da mixtapem me mandaram os beats pela internete e eu gravei as músicas aqui. Como se trata de uma mixtape com vários estilos diferentes é bem dificil de definir em uma só palavra que direção o projeto leva e como todas as faixas são co-produzidas e algumas produzidas por Moreno Donadio ele tem uma grande influência nesse projeto.

Quais os planos para o futuro?
FNX: Muitos projetos ainda estão por vir e alguns deles irão contar com a participação de artistas nacionais e internacionais. O foco agora é na música e nos novos projetos com os MCs daqui da Europa. Ganhar espaço e reconhecimento para poder representar a nossa cultura de uma maneira mais profissional aqui fora.

A mixtape completa está disponível no canal do YouTube do FNX, clique na capa do disco abaixo para acessar:

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

 
Email
Print