Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » Gaspar e convidados na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Gaspar e convidados na Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Gaspar é músico do Grupo Z’África Brasil que a 15 anos desenvolve atividades na Zona Sul de São Paulo, tem sua origem ligada ao fortalecimento e a difusão da cultura afro-indígena, nordestina e sudestina brasileira, desde então incorporou às suas obras musicais a pesquisa e o resgate da cultura popular através da linguagem do Hip-Hop. Investigando os elementos tradicionais da literatura de cordel, os versos dos emboladores e a poesia marginal, cria novas experiências através do universo do canto falado e dos ritmos regionais brasileiros.

A comunicação transversal entre linguagens, culturas, gêneros e abordagens artísticas, compõe aqui um papel fundamental – nos coloca adiante de uma necessidade de romper padrões, fórmulas e lugares não antes visitados por nós, onde num olhar mais sensível nos desafia a buscar novas possibilidades de composição musical, convivência harmônica e arranjos a partir de um espaço simbólico de construção artística coletiva, que valoriza o Hip-Hop em diálogo com cultura regional brasileira.

A partir desta vasta experiência e o contato direto com a cultura nordestina herdada de seu pai (sanfoneiro e compositor de forrós tradicionais), aliada a vivência cotidiana nas ruas da zona sul de São Paulo, Gaspar teve a idéia de aprofundar sua pesquisa e criar um trabalho que promove a cultura regional brasileira, sem abandonar a essência do Hip-Hop nacional.

Surge então o RAPSICORDÉLICO, um projeto que traz uma nova construção sonora, uma obra que traça um paralelo entre a poesia falada do RAP, com a métrica dos cordelistas, do ritmo 4×4 acentuado dos Djs, com os ritmos sincopados tradicionais brasileiros (coco, maracatu, baião, caboclinho, samba, jongo, capoeira, cavalo marinho entre outros).

Para o show da Biblioteca Alceu Amoroso Lima, previsto para acontecer no dia 19 de outubro as 20 horas, Gaspar pretende convidar artistas aliados da cena hip-hop para mostrar ao público um trabalho em processo de criação (work in progress), uma obra ainda em desenvolvimento que se encontra em fase de maturação. Gaspar convida o público para participar deste processo criativo, apreciar um repertório que será montado especialmente para esta ocasião. O show conta com participação de Zinho Trindade, Dj Tano, Funk Buia, Dugueto Shabazz e João Nascimento. O Show também contará os artistas Julio Dojcsar e Sato da Casa da Lapa que pintarão na ocasião do show um mural com traços que misturam a linguagem do grafitti com a xilogravura nordestina.

Show Rapsicordélico – Gaspar Z`África Brasil

Músicos convidados: Zinho Trindade, Funk Buia, Dj Tano, Dugueto Shabazz e João Nascimento

Xilografitti: Júlio Dojsar e Sato

Local: Biblioteca Alceu Amoroso Lima

Endereço: Avenida Henrique Schaumann – 777

Data: 19 de outubro de 2012

Horário: 20 horas

Entrada gratuita

Contato para imprensa:

rapsicordelico@nacao.org.br

(11) 997.556.513

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print