Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » Inscrições abertas para VI Bienal de Jovens Criadores dos países de língua portuguesa

Inscrições abertas para VI Bienal de Jovens Criadores dos países de língua portuguesa

O Brasil realizará entre 3 e 7 de dezembro deste ano a VI Bienal de Jovens Criadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP). Os jovens artistas brasileiros de 18 a 30 anos poderão inscrever seus trabalhos desde esta segunda-feira (2) até 30 de setembro no hotsite www.juventude.gov.br/bienalcplp

A VI Bienal contempla as diversas áreas da cultura e vai permitir a troca de experiências, conhecimentos e vivências entre os jovens, ampliando as possibilidades do processo de integração entre os países lusófonos. Esta edição, que traz como novidade a inclusão da cultura digital, abordará as seguintes linguagens:

* Artes Visuais: exposições e mostras de pintura, escultura, desenho, gravura, grafite e fotografia e intervenções urbanas;

* Arte Digital: videoarte, instalação, performance, web arte, mapping;

* Artes Integradas: que contemplem mais de uma linguagem;

* Audiovisual: curtas, médias metragens;

* Circo: espetáculos circenses de rua ou palco;

* Dança: espetáculos de dança de rua ou palco;

* Música: shows, DJs e VJs;

* Teatro: performances e espetáculos de teatro de rua ou palco, adulto ou para infância e juventude;

* Literatura: publicações (cordel, H.Q, prosa, poesia, poesia) com finalidade de divulgação e contação de histórias;

* Artes Aplicadas: coleções de moda e joias.

A seleção dos trabalhos dos jovens brasileiros será feita por profissionais com amplo conhecimento em todas essas linguagens, contando com representantes das cinco regiões do país. Serão selecionados até 40 trabalhos. Cabe ressaltar que cada país da CPLP definirá seus próprios critérios para selecionar os seus respectivos participantes.

Para obter todas as informações sobre a seleção, acesse o Edital (http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?jornal=3&pagina=1&data=02/09/2013) ou o hotsite (www.juventude.gov.br/bienalcplp)da Bienal. Outros esclarecimentos serão respondidos através do email bienalcplp@presidencia.gov.br

Sobre a Bienal – Promovida pelo Governo Federal, por meio da Secretaria Nacional de Juventude da Secretaria-Geral da Presidência da República, com apoio do Ministério da Cultura, do Ministério do Esporte, do Ministério das Relações Exteriores e do Governo do Estado da Bahia, a Bienal tem por objetivo contribuir para a integração e construção de novos caminhos para a formação cidadã das juventudes dos países que integram a CPLP – Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

A I Bienal de Jovens Criadores aconteceu em 1998, na cidade de Praia, em Cabo Verde. As cidades de Porto, em Portugal, e Maputo, em Moçambique, sediaram, respectivamente, a II Bienal, em 2001, e a III Bienal, em 2006.

Em 2009 e 2011 as bienais foram substituídas pelas I e II Mostra de Jovens Criadores em Lisboa, Portugal, e em Luanda, Angola, tendo como conceito fundamental “ser um espaço de encontro entre os jovens da CPLP, com base nas perspectivas culturais de cada uma, nas suas diversas formas de expressão”.

A Conferência de Ministros Responsáveis pela Juventude e pelo Desporto da CPLP aprovaram, em junho de 2011, a rotatividade da organização das Bienais do Jovens Criadores e apontaram as próximas edições para o Brasil (2013), Moçambique (2015), Portugal (2017) e Guiné-Bissau (2019).

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print