Twitter Facebook Youtube
Home » Especial-2 » Lindomar 3L apresenta “O Novo Sempre Vem”

Lindomar 3L apresenta “O Novo Sempre Vem”

Por Gilberto Yoshinaga

Rapper mineiro, que há pouco mais de três anos reside em São Paulo, traz diversidade rítmica e poesias muito bem elaboradas em seu segundo álbum autoral 

Ele tem a simplicidade brejeira de um caipira, o jeito sossegado e bom de prosa de um autêntico mineiro (nascido e criado em Uberaba). Mas sua fala mansa também se converte em poderosas rimas vociferadas por um ex-engraxate que extraiu o lado bom da malandragem das ruas para vencer por meio do rap.

Apadrinhado no universo do rap pelo rapper GOG, que em 2008 bancou o lançamento de seu elogiado primeiro álbum (Das Ruas Mineiras), Lindomar 3L agora alça voo próprio em seu segundo disco autoral, mas ainda com a bênção do experiente professor – que participa da faixa-título O Novo Sempre Vem. E o mineirinho que há três anos reside em São Paulo, trabalhando como oficineiro e educador em unidades da Fundação Casa, mostra que tem muita coisa nova a apresentar.

Em tempo de alguns rappers sendo seduzidos por posturas superconsumistas originadas no universo do “Funk ostentação”, Lindomar guarda como um troféu a caixa de madeira que foi seu ganha-pão na infância e, agora, aparece como objeto de ostentação nas fotos de seu segundo álbum: sua caixa de engraxate. Por meio dela, ele “ostenta” suas raízes humildes, sua dignidade de trabalhador que não se envergonha de onde veio, de cidadão simples e verdadeiro. E essa verdade se traduz, com sonoridade diversificada, nas 11 faixas que compõem o caprichado disco, que tem produções assinadas por Gedson Dias, Pita Araújo e Deejay Sinistro, e foi masterizado por Luiz Café.

A mensagem sobre o “novo” que sempre vem tem dois sentidos: o de novas ideias e também o de novas gerações. Ela é simbolizada pela figura e história de Daniel Bento, um garoto de 11 anos que ficou mais de um ano longe da escola para lutar contra um câncer no intestino, venceu a doença e neste ano retoma os estudos. Para Lindomar, ele representa a perseverança, o amor à vida, a superação de adversidades e a continuidade. Enfim, o “novo”.

O Novo Sempre Vem começa em uma grande e divertida “Festa Mexicana” produzida por Deejay Sinistro, cheia de referências ao programa humorístico do Chaves, com o qual Lindomar confessa ter forte identificação (“Menino pobre, engraxate e honesto, como eu”, define o MC).

Seguem-se faixas assinadas pelo jovem talento Gedson Dias: “Eu Me Sinto Bem”, que tem tudo para emplacar nas pistas de dança; “Não Tem Igual”, com participação do cantor gospel Rafa Donato – que também empresta sua voz na trilha seguinte, “Sonhos Não Têm Fim”, uma injeção de auto-estima com relatos autobiográficos em que Lindomar fala sobre as dificuldades enfrentadas desde sua chegada a São Paulo.

Ainda produzidas por Gedson Dias, em seguida vêm “Se Num Fosse o Rap”, em que Lindomar 3L e Lupa imaginam quais teriam sido suas perspectivas se não tivessem conhecido o rap; “Cela de aula”, poesia ácida recitada por Tubarão Dulixo; “Tâmo Vivo!”, um contundente manifesto sobre a realidade vivida pelos internos da Fundação Casa, universo que o rapper conhece bem (em mais de três anos de trabalho como oficineiro e educador, percorreu dezenas de unidades); “Área de Risco”, um pesado rap de protesto social que tem o cuidado de não incorrer em clichês; e a faixa-título “O Novo Sempre Vem”, um rap com hardcore, com a participação mais que especial de GOG, além do guitarrista Willis Salvi e do baterista Panda Desidério.

O disco se encerra com duas faixas produzidas por Pita Araújo: o ótimo samba “Deixa o Boêmio Cantar”, que também conta com a participação de Rafa Donato; e “Orgulho Caipira”, uma gostosa junção de rap e moda de viola, com a surpreendente participação de Kaskão (Trilha Sonora do Gueto), que fala da influência caipira em sua vida. Lindomar 3L encerra a bela canção dedicando-a – e o próprio disco, subentende-se – a seus pais, Braz Ferreira da Costa e Benedita Ramos da Costa. E, em tempos de valores confusos ou invertidos no seio do próprio rap, não há como não simpatizar com um MC que não tem medo de escancarar e eternizar um sincero “Eu amo vocês” a seus genitores.

 

Álbum: O Novo Sempre Vem (WML Records, 2014)

 

Faixas:

1 – Festa mexicana

2 – Eu me sinto bem

3 – Não tem igual (partic. Rafa Donato)

4 – Sonhos não têm fim (partic. Rafa Donato)

5 – Se num fosse o rap (partic. Lupa)

6 – Cela de aula (por Tubarão Dulixo)

7 – Tâmo vivo!

8 – Área de risco

9 – O Novo sempre vem (partic. GOG)

10 – Deixa o boêmio cantar (partic. Rafa Donato)

11 – Orgulho caipira (partic. Kaskão – Trilha Sonora do Gueto)

 

Contatos para shows:

(11) 95382-1735 (TIM) 2885-9156 (FIXO) ID: 97* 152287 (NEXTEL)

E-mail: contato@lindomar3l.com.br

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

OUTROS COMENTÁRIOS (6)

  1. A diversidade e talento do rapper mineiro Lindomar 3L no CD " O Novo Sempre Vem". Baixe é confira!!

  2. Ana Guedes disse:

    Uooohw!!!

    Todas as faixas são…

    Umas melhores que as outras, é difícil de escolher uma!!!!

    PARABÉNS!!!

  3. De Minas Para O Mundo O Novo Sempre Vem!

  4. João Bazilio disse:

    Parabéns meu mano…. Sucessoooo Sempreeeeee….

  5. TA LOKO MANO É ISSO AI…

  6. Valeu família 3L!!!

    #ONovoSempreVem para todos nóis!!

    Tamo junto uai!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print