Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » Artigo: Mamada Cultural

Artigo: Mamada Cultural

Por Mandrake

Intitulado de “transparência”, o site da Virada Cultural divulgou publicamente o quanto foi gasto na Virada Cultural 2014. Desde o valor do cachê de cada artista até os gastos investidos na comunicação.

Esta publicação do site da Virada Cultural esta gerando muita discussão e revolta entre integrantes da cultura Hip Hop. Foram mais de 8 milhões pagos em cachês a quem se apresentou no evento, que aconteceu nos dias 17 e 18 de maio de 2014.

A lista dos cachês pagos tem os mais variados valores, na ordem crescente  desde os mais humildes, como Karol Conka que cobrou R$2,500 a quem faturou cachê de R$91,000, como você mesmo pode conferir no site da virada.  A grande questão não é o quanto vale cada show, pois valendo ou não, é a produção do artista que diz qual o valor da apresentação e cabe a organização do evento contratar ou não. O grande problema é que alguns artistas estão reclamando que o valor do cachê pago divulgado pela “Transparência – Virada Cultural 2014“, difere do que foi recebido. E que a fonte segura seria o Diário Oficial. Ou seja, ainda por cima tem terceiros, trabalhando com o RAP que mamaram “muito” nas custas dos artistas.

O Portal RAP NACIONAL, sendo um veículo de comunicação de um movimento tão democrático que é o Hip Hop, não poderia deixar este escândalo passar em branco. Afinal, nós também ficamos surpresos em saber que foram gastos quase 3 milhões em comunicação, ou seja, na campanha publicitária do evento e nenhum centavo foi direcionado aos nossos veículos, que divulgou e fez uma elogiada cobertura do RAP na Virada Cultural. Vendemos nossa revista impressa de mão em mão em um dos shows, mas que infelizmente não cobriu nem os gastos que tivemos com o transporte.

Mas nossa indignação maior com a produção do evento foi quando tentaram expulsar eu e Elaine Mafra do backstage de um dos shows, dois jornalistas que faziam a cobertura, conforme falamos neste vídeo.

Pois então, se realmente tem alguém que não vai com a minha cara, depois desta notícia vai passar a me odiar mais ainda. Mas tome cuidado, pois somos pedra no sapato. Somos parte da militância deste movimento chamado Hip Hop que esta em campo muito antes do dinheiro chegar e vamos continuar incomodando.

Fonte dos valores: http://viradacultural.prefeitura.sp.gov.br/2014/transparencia-virada-cultural-2014/

* Militante do Hip Hop, rapper, jornalista, escritor e designer gráfico, Mandrake é presidente da Revista & Portal Rap Nacional, um dos mais importantes veículos de comunicação do Hip Hop, independente e sem apoio do governo, atualizado diariamente há 15 anos no ar.

 

 

 

 

As opiniões expressas aqui e em quaisquer comentários publicados são as opiniões pessoais dos autores, e não do Portal Rap Nacional.

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

OUTROS COMENTÁRIOS (23)

  1. Concordo plenamente! Infelizmente esta desigualdade é notável, e as famosas "panelas" acabam lucrando mais, justamente por aliados estarem na linha de frente, mas enfim, torço pra q um dia realmente haja a tão falada "união". E como diz o Nocivo Shomon – "O Rap é Grande mas sabe né favela, mas nem todo mundo cabe porque tem muita panela" Sem mais…

  2. Entendo sua indignação, mas pra mim está faltando informações, na verdade ta faltando os nomes dos artistas que estão reclamando, pois assim está parecendo que sua indignação é contra um unica pessoa, na minha impressão o Fióti (curador da virada)

  3. LAMENTO QUE O HIP HOP PAULISTA ESTEJA PASSANDO POR ESSE TIPO DE BAGUNÇA COM PESSOAS QUE PRA MIM NEM E HIP HOP MESMO,EU FUI O PRIMEIRO APRESENTADOR DA VIRADA CULTURAL QUE FOI NA SÃO BENTO,ERA UMA HOMENAGEN AO THAIDE,E DERAM UM PALQUINHO E SOM FULEIRO,INDIQUEI 2 GRAFFITEIROS TOTA E EMOL,NA QUESTÃO DA DANÇA FICOU POR CONTA DE UMA OUTRA PESSOA,NESSA VIRADA PALCO HIP HOP TEVE OS GRUPOS ZAFRICA BRASIL DMN E ACHO QUE SP FUNKY DEPOIS O THAIDE FECHANDO O EVENTO,MEU CACHE FOI DE $300,00 MAS TAMBEM NEM LIGUEI MUITO PRA CACHE POIS SE TRATANDO DE THAIDE PRA MIM NÃO TEM PREÇO,AGORA VENDO O QUE VIROU A VIRADA CULTURAL LAMENTO MESMO,E TAMBEM AFIRMO QUE NUNCA MAIS FUI CHAMADO PRA VIRADA,EU TENHO BOAS PROPOSTAS PARA O HIP HOP PAULISTA,MAS COMO SEMPRE FALO A LUTA CONTINUA,SOU HIP HOP SEMPRE COM PAC,PROAC,EDITAL,CASA DE HIP HOP,OU VIRADA CULTURAL,SEMPRE FUI ANTES DESSAS COISAS.

  4. SEM DIZER OS ESCRITORIOS DE ADVOCACIA ESPECIALIZADOS EM CONSEGUIR "APOIOS" E "PROJETOS CULTURAIS"

  5. O MEU ETERNO LAMENTO, POR DEIXARMOS ESSES INDIVÍDUOS COM DATA DE VALIDADE, CHUTAREM COM OS DOIS PÉS A PORTA DO RAP E HIP HOP CONSEQUENTEMENTE, E QUEM SE CALA É CONIVENTE!!! A RUA SOMOS NÓS…DESDE 80!!! ENQUANTO ESSES APENAS TALVEZ EMBRIÕES, SOFREMOS PRE CONCEITOS DA SOCIEDADE, MÁS RESISTIMOS. ESSES HOJE TEM QUE BATER CONTINÊNCIA AOS "VERDADEIROS" ARQUITETOS DA MÚSICA RAP…SE SOMOS REVOLUÇÃO…BORA PRA CIMA E CUIDAR DO QUE "É NOSSO"!!! FUNK-SE…

  6. Joao Batista disse:

    vc king nino brown é um mestre e um dos criadores do rap paulista , o que seria do rap sem vc ,mt bronx,naldinho,thaide,nelsão . eu não estou puxando saco não,nem preciso,mas lá em minas nos anos 80 eu já ouvia falar de vc e esses caras aí,então dane-se esses roedores de $$$$$$,a sua luta vale mais que qualquer $$$$ e vale mais que muitos grupinhos de rap ,mas o que vale é que foi vc que apresentou esse evento em um palco pequeno quando o rap estava no alge,daqui a pouco nem rap vai ter na tal virada.TAMO JUNTO ,ANOS 80 ,90,nino ,nelsão e fank cia,vichiiiii,ninguem quebra.

  7. Elaine Mafra disse:

    Parabéns Mandrake Rap Nacional pela coragem de expor sua opinião com clareza, porque criticar nos bastidores e dar indireta no Face é fácil, mas assumir sua opinião publicamente é para poucos!

  8. Marcio Alves Onofre disse:

    Só deixa o publico do rap triste muitos que mereciam ganhar dinheiro com o movimento fazem o bang por amor não ganham . Ai vem essa nova geração do nada que não tem um terço do talento que os caras tem e só eles faturam . #triste isso .

  9. Bruno Andante disse:

    Isso por que na época passada , todos esses e mais alguns tacavam pedra em rapeers como cabal , e hoje esses caras fazem muito pior com o movimento hip-hop e ninguem fala nada? , será que falta coragem de alguem dizer algo , só pq hoje esses "mczinhos" criados a leite com pera , estao na midia ?

  10. Marcio Alves Onofre disse:

    Bruno Andante tudo mesma linhagem mano esses maninhos ai cabal tudo mesmo nivel
    não tem respeito só quer ganhar dinheiro

  11. Virada Cultural??? foi o tempo desse nome hoje em dia é uma forma de lavar dinheiro com (os mesmos em vários lugares)eles chegaram aonde queriam dendro da bolha e manipulando um evento que com a$$$ gasta daria para fazer eventos com grandes nomes e também ajudando a rapa que esta começando a luta no Rap.

  12. Para muitos principio são valores e esquece do real fundamento da cultura,
    a rua o gueto a periferia se é que sabem..para alguns virou negocio..

  13. Beto SDr disse:

    O amor ao dinheiro é a raiz de todo mal!!!!!!!

  14. Smokeey Dee disse:

    A opnião é: tem que receber e tem que receber bem sim ,todo mundo,o governos desvia muita grana todo o tempo,nós como artistas temos sim que ser remunerados e sim,em eventos como esse principalmente,o que eu acho errado é ,atravessador pegar o valor "X" e passar "Y" par ao artista e ,em cima desse Y ,ainda descontar a parte dele, eu acho que a garota "Karol" ,poderia ter sido muito mais remunerada,talvez,e eu disse talvez,alguém tenha ficado com uma parte que cabia a ela,eu não vejo como " se vender" ,ou " me vender" eu querer ser pago pelo meu trabalho e ,por ex ,por toda a história que tenho no hip hop ter um valor X designado á mim que condiz com tudo isso ,que eu possa remunerar minha equipe (Tecnicos,Dj,hoodies,backin vocals e etc ),como eu ja disse á algumas postagens abaixo,eu não ligo de tocar de graça(desde que o evento tenho um "MÍNIMO DE ESTRUTURA",mas sou profissional no que faço á mais de 25 anos,nada mais justo que ser pago pelo que faço e não falo por mim somente ,existem inúmeros artistas da velha escola de talento,com musicas e trabalho novo ae na rua ,esquecidos em eventos importantes como esse, aquilo que foi feito naquele ano no PARQUE DOM PEDRO foi ridículo eu qria saber qto foi reservado pra cada banda naquela época e mais precisamente ,para o Doctor Mcs, porque daí vou procurar um pessoal pra trocar uma ideia olho no olho e cobrar umas explicações e ,se tiverem pisado na bola ,ficando com $$ que deveria vir para o grupo,vai ter que explicar pra mim,pros caras e pro hip hop em sí.

  15. Smokeey Dee disse:

    Outra..Acho que o cachê designado ao "HIP HOP NO TEATRO MUNICIPAL" poderia ter sido de 3 dígitos,visto a quantidade/qualidade de artistas envolvidos e o peso de cada um na história do HIP HOP NACIONAL !

  16. Smokeey Dee disse:

    Vou trazer pra esse tópico ,minhas postagens em outros perfil como do meu mano Kuryña G-funk que foi o 1º que ví que levantou a questão no Facebook,no meu perfil tbm postei algo,trarei pra cá tbm,na verdade devemos fr isso nas postagens de todos que estão falando do assunto,postar a mesma coisa e mais,nos tópicos por aí,CTRL +C/CTRL+V,logo trarei pra cá o que escrevi por aí e vice versa !

  17. Adriano Bueno disse:

    Acho reducionismo classificar quem protestou como "quem não mamou ou Mamou de menos". Inclusive porque na sequência você reclama dos gastos com comunicação, que não te contemplaram. Se levarmos sua generalização ao pé da letra devemos concluir que você quer mamar também. A questão não é quem vai mamar, mas sim como é gasto o dinheiro público.

  18. daleee Mandrake basta de oportunistas no movimento

  19. Raquel Ribeiro disse:

    MUITOS E MUITOS APLAUSOS!!!! ISSO MANDRAKE!

  20. A falta de respeito dentro do movimento começou a partir da ideia de tirarem os by-boys e os grafiteiros de está juntos no palco com os grupos de rap e muitos dos grupos já excluirão os DJ quem ganha mais escreve menos e quem escreve melhor é vetado pelas panelas inclusive aqui no DF.o movimento foi hackeado pelos playboys

  21. O cultura do hip hop são três,by-boys dj eo mestre de cerimônia que seria o mc agora tirar dj já é demais . Abraços.

  22. Linha Dura disse:

    O RAP NACIONAL exige respeito e equilíbrio com o Dinheiro Público.

  23. Paulo Brown disse:

    questão importante para ser discutida, esse é o caminho!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print