Twitter Facebook Youtube
Home » Destaques » No primeiro feriado de novembro, Pimp my Carroça chega à Curitiba!

No primeiro feriado de novembro, Pimp my Carroça chega à Curitiba!

“Depois dos sucessos das edições do projeto Pimp My Carroça em São Paulo e no Rio de Janeiro, o projeto que já reformou dezenas de carroças e ofereceu serviços de bem-estar para os catadores autônomos de materiais recicláveis realizará mais uma edição, agora em Curitiba”

E o Pimp My Carroça chega com força total à Curitiba! Após arrecadar R$ 44.888,00 via crowdfuding no Catarse, plataforma online de financiamento coletivo em uma espécie de “vaquinha online”, o projeto sai mais uma vez do papel para se tornar realidade na vida dos carrinheiros curitibanos.

“O evento que será no dia 02 de novembro na Praça Vinte e Nove de Março, das 10h às 20h, espera impactar efetivamente a sociedade local e os catadores atendidos, tendo em vista que é um projeto colaborativo em todas as suas etapas. Da idéiainicial de seu criador, o artivista Mundano, para o que realizamos hoje, há muita participação de todos que se sentem tocados com a proposta, e passam a investir com a gente. O exemplo de Curitiba é claro, um time firme acreditou que era possível, arrecadamos um valor que não garante 100% da realização, mas abre porta para pessoas e empresas apoiarem, e assim, o projeto chega a cidade, com novas características, um time muito maior na sua realização e vários parceiros locais. E é nesse contexto, que vemos o Pimp my Carroça hoje como um movimento, muito maior que as ações que realizamos fisicamente. Somos uma rede de pessoas que acredita na importância dos catadores e em novas formas de relacionamento da sociedade para com esses agentes ambientais” diz Daniela Teixeira, produtora e parceira do Mundano desde a primeira edição.

O Pimp My Carroça é uma ação que começou em São Paulo e já passou também pelo Rio de Janeiro beneficiando vários agentes ambientais, através da oferta de equipamentos de segurança como luvas, capas de chuva, cordas e uma reforma completa do carrinho com direito a arte de grafiteiros locais e inclusão de itens de segurança como retrovisor, buzina e faixas refletivas.  Além disso, haverá alimentação, corte de cabelo, manicure, massagem e atendimento médico com clínico geral, oftalmologista, dentista e psicólogo, além de veterinários para os seus fiéis companheiros.

Por fim, o evento é encerrado com uma “carroceata” pelas ruas da cidade para uma exposição ambulante das carroças recém pimpadas. “A esperança é que esse projeto diminua o preconceito existente em todas as áreas envolvidas: na música com o rap e o hip hop, na arte com o grafitti e com os próprios catadores. Por meio da informação é possível desmistificar todos esses trabalhos e reconhecer suas importâncias em seus contextos” afirma uma das produtoras do projeto em Curitiba Maria Luiza Khouri.

Programação cultural:

Enquanto tudo isto é feito, haverá uma programação variada com performances musicais e artísticas de representantes da cultura local como o DJ Caê Traven e a cantora Janine Mathias, debates sobre a situação da coleta seletiva e o papel do catador na cidade com representantes do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis de Curitiba entre outros profissionais da área, uma área de recreação infantil com mímicas, pintura de rosto, contadores de história, além dos 50 artistas selecionados para colorir as carroças dos nossos agentes!

A situação do lixo em Curitiba:

Curitiba a cada ano que passa vem crescendo cada vez mais, e com isso, o lixo também. Só na capital paranaense são coletados cerca de 445 a 500 toneladas de resíduos, ou seja, quatro vezes mais que o montante recolhido pelos caminhões do programa Lixo que não é Lixo. E para suprir essa necessidade contamos com o apoio de pessoas que permanecem invisíveis para a sociedade, os catadores de papel.

Informações:

Pimp my Carroça

Data: 02 de Novembro de 2013

Horário: 10h00 as 20h00

Local: Praça Vinte e Nove de Março

Dúvidas: Mel Duarte – pimpmycarroca@gmail.com e Maria Luiza – pimpcuritiba@gmail.com
Evento:
https://www.facebook.com/events/255234497957623/?fref=ts

Venha somar conosco!

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print