Twitter Facebook Youtube
Home » #Rede Rap Nacional » Artistas » Novo clipe de Rincon Sapiência narra com sensibilidade a rotina da classe trabalhadora

Novo clipe de Rincon Sapiência narra com sensibilidade a rotina da classe trabalhadora

No dia 24 de novembro, o rapper Rincon Sapiência lançou o videoclipe “A Volta pra Casa”, faixa que integra o seu premiado álbum de estreia “Galanga Livre”. O lançamento promete emocionar o público ao homenagear a classe trabalhadora, que sofre cotidianamente com as condições precárias do sistema público de transporte. No clipe, a sensibilidade do rapper em traduzir através da poesia a rotina de grande parte do povo brasileiro ganha ainda mais força com as cenas, combinação que dá forma a uma narrativa comovente.

Com roteiro, direção e produção da dupla de diretores Kill the Buddha, formada por André Chitas e Vinicius Terranova, o clipe foi rodado em São Paulo e contou com a coprodução da Barry Company e da Boia Fria Produções. A história coincide com a realidade da população periférica, que perde boa parte do seu dia no trajeto entre o trabalho, a faculdade e o lar. “O clipe teve como principal conceito uma representação poética dessa luta diária do trabalhador brasileiro, que é a sua volta pra casa. Depois de um dia de trabalho árduo, das jornadas duplas, dos perigos que a cidade impõe e da precariedade dos transportes, esses cidadãos são confrontados com essas dificuldades diariamente”, explica a dupla de diretores.

Para representar a ideia, André e Vinicius optaram por desenvolver um clipe que representasse esses sentimentos através da dança e da expressão corporal. O elemento atemporal, com cenas que poderiam se passar nos anos 60 e 70, foi adotado como uma maneira de enriquecer a linguagem, marcada por uma veia surrealista em diversos momentos do clipe.

A música é um dos destaques do álbum “Galanga Livre” e traz belos arranjos de cordas que tocam fundo a alma dos ouvintes. Os versos de Rincon Sapiência traduzem poeticamente tanto a rotina de uma trabalhadora quanto a de um trabalhador em seus trajetos de volta para casa. Apesar do cansaço, eles enfrentam as dificuldades e os perigos do caminho, que são coroadas pelo reencontro com suas famílias e o aconchego do lar ao final da longa jornada. A temática é recorrente no trabalho do rapper, que já tratou sobre a questão da mobilidade urbana e do direito de ir e vir no clipe “Transporte Público” (2013), época das grandes manifestações contra o aumento das passagens em diversas capitais do país.

O videoclipe “A Volta pra Casa” atesta a versatilidade do Mc em tratar sobre temas rotineiros de maneira singular, construindo uma narrativa que espelha o dia-a-dia da população periférica brasileira, ao mesmo tempo que reflete a realidade vivida pelo próprio rapper durante seus deslocamentos pela cidade. Assim, o lançamento se revela como uma verdadeira crônica cotidiana, que propõe relatar histórias de vida anônimas vividas pelos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil.

FICHA TÉCNICA

Roteiro e Direção

Kill The Buddha

Direção de Fotografia
Bruno Tiezzi

Direção de Arte
Carol Mello

Vinicius Terranova

Produção
Kill The Buddha
Barry Company
Boia Fria Produções

Atores
Luedji Luna

Loïc Koutana

Figurantes

Nairim Bernardo, Felizberta Bawar, Sheila Bawar, Luan Mamed, Leonor Mamede, Milton do Carmo, Ana Cavalcante, Natália Eloi, Mariana Genovese, Alex Najas, Laila Boy, Carol Mello, Edna Maria, Sarah Pereira, Samuel Pereira, Edilson de Souza, Rafael Souza, Ana Beatriz Santos, Taikim Shuan, Gabryel Braz, Vinicius dos Santos, Miguel de Oliveira, Alessandro Gromik, Olavo Ganex

Edição de Moda e Figurino

Fernanda Ferreira Garcia

Figurino Rincon Sapiência
Fernanda Garcia

Roro Rewind
Juliana Yoshie

Assistente de figurino
Natália Eloi
Vitória de Agostíni
Mariana Genovese
Marjory Janini

Maquiagem
Gabriela Jovine

Assistente de maquiagem
Laila Boy

Design Gráfico 
Colletivo Design LTDA
Marcelo Roncatti
Color Grading 
Bleach – Serginho

Assistentes de Imagem
1º Assistente de Câmera: Keller / Peterson Lomovtov
2º Assistente de Câmera – Paulo Rodrigues

Operador Gimbal – Jefferson Guimarães

Logger 
Alex Najas
Rodrigo Soares 

Elétrica
Chefe de Elétrica: Luiz Claudio Damasceno

Assistentes de Elétrica: Rodrigo Gavião, Heverton, Marcelo, Vagner

Marcas de Apoio
B.Luxo
Guarda Roupa SP
Spazio Vintage
Santa Vintage Shop

Locações
Livraria Cultura – Auditório Eva Hertz
Condomínio Cultural
Ônibus: Carro de Cena
Família Vende Tudo: Patrícia Nora

Objetos de Cena
Família Vende Tudo: Patrícia Nora
Objetos de Cena

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

 
Email
Print