Sign in / Join

Racionais MC’S lotam o sesc Pompéia por 4 dias e reúne varias participações especiais

Noite fria e chuvosa no último domingo (29), e mesmo assim a movimentação em frente ao sesc Pompéia, na zona oeste de São Paulo, estava grande.

Eram manos e minas de todas as idades, cores, estilos e quebradas todos com um único objetivo assistir, ao último show da temporada Racionais MC’S no sesc Pompéia 2012.

A turnê que começou na última quinta (26) teve lotação máxima nos quatro dias. E o público que compareceu pôde prestigiar também vários rappers que fizeram participações especiais no evento.

A expectativa era grande já que para aquele público esse não seria somente o último dia de apresentação, mas sim a chance única de ver de perto Mano Brown, Ice Blue, Edi Rock e DJ KL Jay.

E quando já era por volta das 20h a luz apagada e fumaça no ar, eis que surge no palco a Família Vida Loka: Racionais MC’S, Negredo, Rosana Bronxs, RDG, Helião e Lino Criz.  Agora o show dos Racionais  é também o show da Família Vida Loka , onde os parceiros de caminhada somam durante o espetáculo, essa é uma marca registrada dos Racionais que através da selo independente Cosa Nostra já revelou vários grupos de rap nacional.

Foram mais de duas horas de muito rap. Clássicos do passado, como “Mágicos de OZ” e “Fórmula Mágica da Paz” foram relembrados e cantados por um público no qual havia pessoas que sequer tinham nascido (ou eram crianças) quando essas rimas foram lançadas – e fizeram eco pelas periferias do Brasil.

Outros sucessos, como “Eu Sou 157” e “Negro Drama”, também agitaram o público. Destaque para o som “A Vítima”, cuja performance foi toda feita apenas por Edi Rock, sentado sozinho no palco, SOB os olhares atentos e flashes das câmeras. Depois foi a vez do novo sucesso “That’s My Way” ser cantado.

Show dos Racionais é mais que um show: é uma celebração. Negredo e RDG também apresentaram suas músicas, e depois foi a vez de Mano Brown chamar para o palco o rapper Sandrão. “Pode chegar, Sandrão RZO, o maior grupo de rap do Brasil”, afirmou o vocalista dos Racionais.

Sandrão ao lado de Helião e do DJ CIA nos toca-discos relembraram sucessos do grupo de Pirituba que se eternizou para sempre na história do rap nacional.

E quando foi citado no inicio da matéria que havia manos e minas de todas as idades, prova disso foi a pequena MC Sofia, de apenas 8 anos, que o Ice Blue pegou nos braços e levou até o palco .

A MC pegou o microfone e deu um show de rima deixando todos impressionados e arrancando aplausos e gritos do público e de todos da família Vida Loka um encontro de gerações emocionante.

Prosseguindo o show entre uma brincadeira e outra, já que naquela noite o Santos, time do coração de Mano Brown, Edi Rock e KL Jay, tinha acabado de ganhar o jogo do Campeonato Paulista, sendo assim mais um motivo para comemorar.

E Mano Brown “santista nato” estava muito feliz usando o boné do time da Vila Belmiro.

Entre as brincadeiras e descontração quando Mano Brown pega o microfone, para falar é um silêncio geral sinônimo de respeito e admiração,  e o cachorro louco da zona sul que acaba de completar 42 anos de vida mandou a mensagem. “Proteja seu irmão, nossa família não é só quem está em casa dentro do quadrado, ela se estende para todos aqueles que têm um sentimento dentro do peito”, afirmou o rapper.

E quando o ritmo já anunciava a próxima música que seria tocada. Mano Brown oferece ao público uma verdadeira aula de história e relembrou que os portugueses, espanhóis e ingleses emfim que os colonizadores mataram os índios promovendo um verdadeiro massacre no Brasil antes mesmo dessa terra receber esse nome.

E disparou. “Lá perto de Santo Amaro, tem um estátua com uma arma na mão de  um desses bandeirantes que ajudou a matar milhares de índios”.

Logo em seguida começou a música que o Brown fez para o verdadeiro herói brasileiro Carlos Marighella, que não tem estátua na rua mas tem a canção feita pelo Mano Brown, e que hoje é cantada por milhares de manos e minas.

Durante a música enquanto Brown visivelmente emocionado fechava os olhos cantando com a alma a foto de Marighella passava no telão ao fundo do palco.

Depois foi a vez de mais um convidado ilustre somar junto no show, Dexter o oitavo anjo também fez uma participação especial cantou o clássico “Oitavo Anjo” e junto com Mano Brown relembrou várias histórias do passado na época em que o Racionais jogava futebol no bairro do Dexter varias histórias que marcaram a amizade desses ícones da música negra.

Pena que a vida não se resume ao show, pois como o próprio Brown falou segunda-feira é dia de preto e o show estava chegando ao fim, mas antes para finalizar a noite a bandeira do Santos foi erguida no palco.

Mano Brown beijou a bandeira e saiu enrolado nela agradecendo a todos pela presença, agradecendo a todos que compareceram e fizeram a turnê Racionais MC’S no sesc Pompéia 2012 um grande sucesso.

E ao final fica a certeza de que o Racionais MC’S, esse fenômeno do rap nacional que há mais de 20 anos move multidões permanece, cada vez melhor.

Que os anos só fizeram bem aos manos que hoje são todos pais de família com as responsabilidades redobradas e continuam sendo lendas vivas do rap .

Racionais não se restringe apenas aos manos e minas do rap , eles atingem a todos mesmo quem não é do rap , sabe e gosta de Racionais isso é  uma realidade que deve ser respeitada  é  o rap quebrando fronteiras.

O quarteto é seguido e admirado por todos.

E que o próximo show aconteça logo,  porque o público já esta com saudades.

 

Texto : Paula Farias

Fotos: Zezinho Kinte

Agradecimentos : Fábio Barbosa

31 comments

  1. Claytao Apontoc 1 maio, 2012 at 02:12 Responder

    o verdadeiro rap não morreu…respeito máximo ao Racionais……o que os caras passaram por nos que fazemos rap que vinhemos depois deles não foi brincadeira…por isso merecem estar onde estão….aquele salve de coração a todos que faz o rap de verdade com amor e alma…..

  2. Mariane Rodrigues 1 maio, 2012 at 02:57 Responder

    SENSACIONAL, GRANDES NOMES DO RAP NACIONAL, QUE PENA QUE NAO FUI, TRISTE DE VERDADE, MAIS ESGOTOU EM 1 DIA TOSOS OS INGRESSOS. ANSIOSA PARA OUTRO !

  3. Sara Cristina 1 maio, 2012 at 13:02 Responder

    Simplesmente, perfeito ainda relembrei na sexta um Marvin Gaye, e no sábado a antiga frase " uau GOSTOSA… uau GOSTOSO, SEM FALAR no Max de Castro q tocou Wilson Simonal a genialidade tá na genética….. e Saber q mudou algumas coisas como ´por exemplo ser aceita no rolê mesmo sendo branca do olho azul…. pq nos anos 80 a barato era loko… Clube da Cidade fervia, quando branquia como eu entrava no banheiro….o chicote estralava e agora tá tudo mais tranquilo ….e filha de peixe … peixinho é … filhota de 20 aninhos… cantando Racionais …é fodastico………

  4. Preto Cria 2 maio, 2012 at 00:13 Responder

    É UMA IMENSA ALEGRIA TER A CONVICÇÃO DE QUE OS VELHOS PAPAS DO RAP NACIONAL CONTINUAM VIVOS E ADMIRADOS + DO QUE NUNCA E ETERNIZNDO A CADA CELEBRAÇÃO SUAS CANÇÕES NOS CORAÇÕES DE TODOS SEUS SEGUIDORES. RECENTEMENTE TIVE A HONRA, OPORTUNIDADE DE AGRADECER E RESSALTAR AO EDY ROCK NO SHOW EM MINHA CITY FRANCA/016 A IMPORTANCIA QUE TODOS ELES TEM EM NOSSAS VIDAS , POR TEREM CUMPRIDO NO PASSAR DOS ANOS QUE HOJE PROGRESSIVAMENTE ULTRAPASSA GERÇÕES, A MISSÃO DE REFORMULAR NOSSA AUTO ESTIMA, CORAGEM E VONTADE DE VENCER EM PROL DA MAIORIA DOS OPRIMIDOS. MESMO SE EU USASSE TODOS OS ADJETIVOS DA LINGUA PORTUGUESA AS PALAVRAS SERIAM POUCAS PARA DESCREVER O ORGULHO DO FUNDO DO MEU CORAÇÃO QUE TENHO DO GRUPO RACIONAIS MC´S.
    NUMA CORRENTE PERIFÉRICA VAMOS NOS UNIR E VOTAR MERECIDAMENTE NO GRUPO RACIONAIS MC´S – COMO "OS MAIORES BRASILEIROS DE TODOS OS TEMPOS"

    ATENCIOSAMENTE

    Preto Cria – HIP HOP 016, ESTUDANTE, ESCRITOR, PALESTRANTE DA
    CULTURA E UM DOS COLABORADORES DO PORTAL RAPNACIONAL.COM.BR

  5. Rafael Monteiro 5 maio, 2012 at 14:37 Responder

    o que eu poço falha dessa nova e velha geraçao do rep nacional pode se descrever ou imortalizada como revolusao. pois um dia no inicio do rep foi a soluçao dos problemas de 4 garotos da favelha que teim uma historia na musica brasileira 22 anos ou seja vou descreve a musica .´´4 homeins na estrada recomeça a suas vidas´´ .aquelas pessoas que criticarao as novas musicas deles nao ouvirao a letra e sim abatida. OQUE os caras falha e historia pra fazer mil filmes e 100 seriados de tv .Eu amo rep exclusivamente a manheira de de fazer rep .um exenplo e poucas palavra musica nao teim seis minuto mais falha tudo eu gostaria de saber e ouvir .resumindo tudo racionais, gog, 2pac, conexao do morro, cambio negro, cxa , ndee naldinho , thayde e outros rep serao pessoas imortalizado por sua luta de mais duas decadas no rep poriço eu digo rep e favelha nos samos as letras de repeo nos iremos dominar o mundo.rafael do gueto abraço a todos os rep que nao gotou comentar falhou

  6. Daniel Paulo Barioni Junior 7 maio, 2012 at 12:37 Responder

    RACIONAIS MC´S não tem muito oque falar sobre eles é só para para analisar quanto tempo se passou e os manos estão na ativa, sempre com a mesma ideologia, o mesmo proposito, REVOLUÇÃO a midia ja tentou boicotar varias vezes e não consegui e nem irá conseguir, me lembro bem de um show em que o BROWN falou que para ser HOMEM NÃO PRECISA SER DO CRIME.Deixo os meus agradecimentos a todos os revolucionarios: que fazem do HIP-HOP um movimento um modo de vida, como diz o DEXTER, QUE O HIP-HOP É UM GRENDE AMIGO QUE ELE TEM…Paz á todos os guerreiros e guerreiras que estão nos corres diarios, muitas vezes se fortalecendo no venenos do dia-dia pq a vida não um show, uma festa, a vida vai além, OBRIGADO HIP-HOP POR TUDO QUE VEM ME ENSINANDO ATÉ HOJE E SEI QUE TENHO MUITO, MUITO MAIS PARA APRENDEER E DIVIDIR JAMAIS SUBTRAIR, MUITO AMOR.

Leave a reply