Sign in / Join

Rap inédito de Mano Brown, 'República dos Lokos', ganha as ruas

Por ANDRÉ CARAMANTE

Um rap inédito de Mano Brown, do Racionais MC’s, acaba de ganhar as ruas.

A música foi gravada em 2009, durante uma espécie de oficina musical da qual o rapper participou em Christiania, bairro dinamarquês hippie de Copenhague.

Chamada de “República dos Lokos” (ouça abaixo), a música foi praticamente feita de improviso durante a oficina da qual também participaram músicos franceses, norte-americanos e colombianos.

Até ganhar as ruas, a nova música estava arquivada (praticamente esquecida) no computador de um amigo de Brown. As rimas do rapper estão registradas a partir dos 2 minutos e 40 segundos.

[youtubewd]qDS0-s9jGDo[/youtubewd]

O rap de improviso feito por Brown diz: “Longe de casa há mais de uma semana. República dos loucos, aqui estou, Christiania. Malandro na Dinamarca. Isso mesmo. De repentemente tá pequeno. Tô nem vendo. Saudade me acompanha onde quer que eu vá, sim. Se é por nós é por mim. Pelo rap eu vim. O que todo marginal tem? Wowww. O verso. Coragem para morrer por amor. Conspiração funk. Bang internacional. Correspondente de guerra, Brown. Vagabundo é mau. Os moleques de São Paulo é zica mesmo e já era. Periferia é bela, wow, mas é fera. Pergunta para a favela o que ela quer. O papel principal de Stevie Spielberg. Salve, Primo. Salve, Blue. Salve, Ricardinho. É nós, Who. Firmeza, maloqueiro, Lucas. Salve, negão Mike Dee. Uma honra estar aqui. Momento cabuloso. Deus é caprichoso e o uniu os vagabundos que nada mais querem do que dominar o mundo…”

Fonte: Folha.com

109 comments

  1. Vitor Israel 16 fevereiro, 2012 at 03:13 Responder

    O Rap esta morto kade o rzo de antigamente cantando a realidade
    kade o racionais de antigamente revoltado
    hoje poukos se salve do rap nacional .antes era 1 por amor e 2 por dinheiro
    hoje é ao contrario 1 por dinheiro 2 por amor :S

  2. Will Perena 19 fevereiro, 2012 at 17:24 Responder

    o rap precisa de apoio como era nas antigas , decada de public enimy o verdadeiro rap revoltado falando da favela da injustica do preconceito racial e tal sou will perena direto da favela do jardim maua abc paulista representando o rap desde os 10 anos de idade com atiyude no break, no grafitt, e no beat box onde é o meu forte sou artista favelado limpando as sujeiras que estao no meu caminho p tentar me derrubar curte ai meu trabalho representando a favela um quadro dos racionais feita no mosaico tudo pela arte é nois até o final

  3. Rondnelly Moreira Bantim 22 fevereiro, 2012 at 23:11 Responder

    né por nada…eu não sou amigo do brown até conheço pessoalmente….mas satisfação em dizer que foi eu que passei essa muisca pra ele…tenho ela desde janeiro do ano passado um parceiro meu la do ceara me passou o dj edy easy do grupo relatores…em setembro do ano passado troquei ideia com brown sobre esse som e ele disse q tinha perdido então passei pro Ylsão Negredo…que passou pro brown…no you tube tem ela é só colocar muisca nova do brown na dinamarca…

  4. Mina Maike 29 março, 2012 at 19:02 Responder

    ñ por nada sei q ñ da d agrada todos mas ele ta bancando ostentação…ñ esperava isso dele, mas como os tempos mudam e todos mudam eu fico na minha com o bom, velho e antigo rap nacional e na humilda a 1000°…

  5. Big-x Rapper 24 abril, 2012 at 13:59 Responder

    SE FOI O TEMPO EM Q MANO BROW E RACIONAIS TINHAM COISAS BOAS PRA FALAR EM SEUS RAPS, A PREOCUPAÇÃO COM O POVO POBRE, COM O DESCASO DOS POLITICOS, COM A CLASSE PALPERRIMA EM GERAL, ERA A SUA PREOCUPÇÃO, FOI NESSA EPOCA Q CURTI RACIONAIS, HOJE EM DIA, NAUM SINTO PRAZER EM ESCUTAR UMA LETRA Q FALA SOBRA MULHER ELETRICA E OUTRA BABOSEIRAS!!O BOM SOM FICOU NO PASSADO!!

  6. Xande Terenzi 6 maio, 2012 at 00:23 Responder

    POde Crê Big-x Rapper tenho a mesma opinião q vc , com certeza muitos iram criticar esse comentario seu por que é MANO BROwn mas vc falou tudo mano o unico q por enquanto leva a seria a periferia é o Eduardo do Facção , mas tem mutio manos na ativa tbm espero q o rap não vire carnaval q nem muitos som do morro virou

  7. Felipe Alan 12 maio, 2012 at 00:34 Responder

    SINCEROS AGRADECIMENTOS AO MANO BRONW QUE ANTIGAMENTE FEZ COM QUE A MAIORIA ESMAGADORA DO GUETO GOSTASSE DE RAP, MAIS ATUALMENTE JÁ NÃO ATENDE AS EXPECTATIVAS DO PÚBLICO SOFREDOR EM BUSCA DE SOLUÇÃO EM BUSCA DE VERDADE EM SUAS LETRAS, MUITOS RAPPER´S APÓS UM PERÍODO ARDUO DE LUTAS SE VENDEM POR QUE SÃO ATENDIDAS APENAS AS SUAS EXPECTATIVAS, E O POVO DE QUEM ELE FALA NAS LETRAS, O POVO QUE FOI FORÇA MOTRIZ PARA QUE ELE CHEGASSE A TAL PONTO FICA EM SEGUNDO PLANO. O GRUPO FACÇÃO CENTRAL VEM APRESENTANDO UM EXELENTE TRABALHO POIS DES DE SEU FUNDAMENTO NUNCA FECHOU COM O SISTEMA E NO SHOW OS CARA É SINTONIA DE MIL GRAU! SEM MAIS DELONGAS

  8. Robinho Alves 20 maio, 2012 at 23:35 Responder

    rap esta si espandindo , por varios cantos do mundp retratando a realidade do nosso pais, eu adimiro o racionas , porque ele estão trabalhando com alma ecoração para o rep , ai obrigado racionais e familia por esta alcansando nosos ouvidos deus abençoe

  9. Fernando Valente Skeet 4 junho, 2012 at 04:56 Responder

    Eu já discordo do Big-x e do Xande Terenzi.
    acho que estão confundindo…
    Não deixou de ser o mesmo e bom som por não falar do descaso, da pobreza e etc…
    afinal, isso já foi dito muitas vezes pelo Brown em suas músicas.
    Rap nada mais é do que Ritimo e Poesia.
    se tem essas duas coisas creio que basta.
    de coisa ruim o mundo ta cheio, muitos já falaram.
    só porque não fala nada sobre o que querem ouvir não deixa de ser "O BOM SOM"
    pessoas diferentes, poemas diferentes, estilos diferentes, mas ainda assim RAP.

    Além disso, é só um IMPROVISO.

Leave a reply