Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » Rap na escola: Inquérito canta sobre profissões para vestibulandos

Rap na escola: Inquérito canta sobre profissões para vestibulandos

Grupo realiza atividades com rap e poesia no projeto “Decida-se” que ajuda alunos a escolherem a profissão na hora do vestibular


fotos:
Márcio Salata

“Rap e educação. Rap é educação”. A frase, que dá título ao livro organizado por Elaine Nunes de Andrade em 1999 retrata, exatamente, o que o Inquérito tem feito nos meses de agosto e setembro durante o projeto “Decida-se” do Centro Universitário Salesiano (UNISAL), nas unidades de Campinas (SP) Americana (SP) e Lorena (SP).

Com as letras de rap e as poesias do grupo, os músicos têm ajudado os estudantes, seja de escolas públicas ou particulares, a decidirem sobre qual profissão querem seguir.

Ao final das três atividades cerca de mil estudantes terão ouvido o rap feito por Renan Inquérito e Pop Black , que conta também com ÍndioSax, que faz a base no violão.

Estudantes durante atividade com grupo Inquérito – crédito: Márcio Salata

“Foi muito gratificante participar de uma atividade como esta. Estou sempre procurando fazer algo diferente e levar o rap para outros ambientes. Já fomos mostrar nosso trabalho com o “Um brinde” na CPI do álcool em Brasília (DF), já fizemos oficinas de poesia na Fundação CASA, em um terreiro de Candomblé, já participei de feiras literárias, cantei em presídios masculinos e femininos e agora estamos lidando com a educação, portanto, estou aí para o que der e vier, independente do ambiente, serei o rap, serei eu, MC = Mestre sem Cerimônias”, enfatiza Renan Inquérito.

Grupo apresenta rap com profissões para estudantes – crédito: Márcio Salata

Prova do sucesso do trabalho é que durante o processo na Unisal de Americana, algumas poesias contidas no livro #PoucasPalavras foram recitadas e brindes e produtos do Inquérito foram sorteados. “No final, alguns estudantes interpretaram a letra das profissões, que ficou exposta em um telão. A melhor performance levaria um CD e um livro do Inquérito e uma dupla de meninas mandou um beatbox e cantou o rap, deixando todos, inclusive nós, de boca aberta. Primeiro porque tiveram coragem, depois pelo talento. Elas conseguiram interpretar o rap lendo e improvisando ali, na hora, o que levou os alunos ao delírio e deixou os professores bastante surpresos”, conta o músico, poeta e também educador, Renan Inquérito.

Confira galeria de fotos da apresentação durante do “Decida-se”

Serviço A próxima ação do Inquérito no “Decida-se” acontece nesta terça-feira (4), na Unisal de Lorena (SP) e no próximo dia 13 em Americana (SP). Para saber mais sobre o grupo, acesse o site: www.grupoinquerito.blogspot.com

 

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print