Sign in / Join

Rap Nova Era apresenta o clipe “Vida Longa”

Rap Nova Era, formado por Ravi, Moreno e DJ Kbça, acaba de divulgar o clipe “Vida Longa”, que faz parte do recente álbum lançado “Renovação”.

Uma das excelentes produções do beatmaker/rapper Dactes, o single é um trap pesado, que provoca, nos shows do grupo, os bate cabeça mais nervosos. A composição é dividida entre Ravi e Moreno, contando com participação de Vandal, parceiro de longa data do grupo. Nas rimas os mcs reafirmam o fechamento que extrapola a arte e é vida, longa. Todos integrantes da Ugangue, que é um selo/banca que articula outros excelentes nomes do rap baiano como: Galf AC, Daganja – que inclusive também participam do disco – entre outros.

O refrão “Vida Longa, Minha Família é Sem Maldade, semi longa é fogo no judas e bala nos covarde”

exalta a postura do “grupo” entendido aqui como os artistas participantes da faixa mas, sobretudo, exala o Ethos da Família UGangue. A letra traz fragmentos do cotidiano das grandes cidades capturados na vida real de quem está na pista todos os dias, vivendo as ruas. Lealdade, cautela com o crime e com os desejos, a violência que segue dizimando o povo preto são alguns dos temas que a composição traz à tona com a veemência que o Rap Nova Era e Vandal sempre apresentam.

Como cantou o poeta GOG: “Periferia é periferia em qualquer lugar”, o que faz com que quem desconhece os bairros da cidade de Salvador citados na música, como: Calabetão, Liberdade, sejam

facilmente identificados. A Quinta dos Lázaros, é um dos cemitérios da cidade de Salvador, e aparece como o destino de muitos dos amigos dos autores da música. O clipe filmado na cidade de São Paulo é outro signo da caminhada dos Rap Nova Era que encontrou no Capão Redondo, uma parceria e um lugar onde se sentem e são muito bem recebidos. E foi lá que os caras filmaram, assim como no Ibirapuera e no centro de São Paulo, apresentando uma trucagem entre a quebrada e bairros nobres, como o próprio Moreno diz na faixa: “Nosso rap é pipoco, nos playgrounds ou nos morros”. 

A ideia é transitar entre lugares, sem rótulos, mas puro movimento. A verdade do grupo estará onde eles estiverem, seja no topo de um prédio do centro ou em uma mansão no Ibirapuera, eles vem da periferia para o mundo, pra romper e trazer a tona a força do gueto. Não é a ostentação aquilo que o Rap Nova Era busca, mas a dignidade e a amizade presente nas cenas do Capão Redondo, local onde o grupo criou um vínculo familiar e se sente acolhido fora da cidade de Salvador.

Há também uma punchline pesada do rapper Vandal que utiliza referências pictóricas: “Eles estão pintando quadros com o meu pincel… Minha arte é minha vida, minha vida é arte”, verso que chama atenção para o seu pioneirismo e qualidade artística muito copiada e nem sempre creditada. O videoclipe de Vida Longa é mais uma produção audiovisual do grupo que sempre chega com audiovisuais de excelente qualidade. Muitos já são clássicos no rap nacional, como Salvador Tá Escaldado, e outros clipes lançados como singles do disco Renovação (2019): Mundo Moderno, Treta Truta e Terror e Verdade.

Gravado e editado pela Premierking, produção de Cacau Antunes, styling de Bia Bless e apoio da Vila Fundão e Tokyo SP. Assista “Vida Longa” agora: 

Comments are closed.