Twitter Facebook Youtube
Home » Entrevistas » Rapper Neji é o novo integrante do M19 , que começa 2012 ainda mais forte

Rapper Neji é o novo integrante do M19 , que começa 2012 ainda mais forte

Recentemente o Portal Rap Nacional publicou uma entrevista inédita com o rapper Thiago M19, onde ele falo sobre sua mudança para São Paulo entre outros assuntos.

Mas as mudanças na carreira do M19 não param por ai, porque agora M19 tem um integrante novo o rapper Neji.

E para explicar como aconteceu essa parceria e o que o público pode esperar daqui pra frente.

Confira nosso bate papo com Thiago e Neji do M19.

Portal Rap Nacional-Porque você sentiu a necessidade de ter uma parceria nos palcos?

Thiago M19- No estilo de música da qual fazemos parte, não haveria como o M19 realizar um show somente com um cantor, um dos fatos é que me sobrecarregaria e não teria como ter um bom desempenho, mesmo utilizando de reforços incluídos na própria instrumental, o show também não ficaria tão interessante. A voz ficaria mais facilmente desgastada e a dinâmica de palco estaria comprometida, pois com mais integrantes a apresentação fica mais atrativa. O M19 somente comigo era uma coisa, hoje, com o Neji já é outra história, sem dúvidas será bem melhor em todos os aspectos, inclusive também no campo político.

 

P.R.N – Como surgiu o convite para o Neji?

Thiago M19 – Na realidade não houve nenhuma formalidade ou convite direto. Como ótimo cantor e militante, ele não poderia ficar estagnado, pois seria um potencial lamentavelmente desperdiçado, destarte, após algumas semanas parado, inclusive contando até com o incentivo de alguns amigos próximos, ele aderiu ao M19. Não é só o M19 que se beneficia com a sua adesão, e sim todo o Rap Nacional, pois como bem sabemos, o movimento urge de verdadeiros militantes.

 

 

Agora com vocês Neji M19


Portal Rap  Nacional-Como você começou no rap e porque escolheu o rap?

Neji M19- No ano de 2005, através um amigo (Charles), iniciei minha caminhada no rap através do Freestyle, em 2009 fazendo várias discussões com o companheiro Moysés sobre inúmeras temáticas, eu pude obter uma forma diferente de enxergar a sociedade, porém o que realmente mudou e revolucionou meus pensamentos foi o primeiro livro que ele me indicou e que hoje eu indico para todos lerem (Steve Biko). Daí me surgiu fome de conhecimento pela leitura, me tornando um autodidata.

No mesmo ano somei ao grupo Liberdade e Revolução, onde com meus companheiros Vidal e DPA, aprendi parte do pouco que sei, pois em minha concepção não foi apenas um grupo em que cantei rap, mas sim uma faculdade onde me encontrei e me integrei na luta ativista em prol de todos oprimidos da periferia.

 

P.R.N- O que você espera dessa parceria com o Thiago formando o M19?

Neji M19– O M19 para nós é uma ferramenta de luta que tem o objetivo de conscientizar e despertar o senso crítico da periferia, para que possamos juntos debater e intervir na comunidade e conquistar nossos direitos básicos (saúde, moradia, escola, trabalho e lazer) que o 5º artigo constitucional diz garantir.

P.R.N – O que vocês dois tem em comum e quais as diferenças?

Neji M19- Em comum? Ambos somos anti-capitalistas, contra a religião e contra esse estado democrático-burguês. Com relação a diferenças, nada significativo.

 

P.R.N- Considerações finais.

Neji M19 – Gostaria, primeiramente de afirmar que ao longo do contexto histórico e cultural da humanidade já existia os quatro pilares do preconceito social que é presente até hoje, (machismo, racismo, homofobia e xenofobia). O sistema capitalista, de fato, não é criador do preconceito, mas sim o combustível que os sustenta e amplia nossas diferenças para facilitar a exploração de nós mesmos, onde a elite burguesa com ajuda das grandes mídias nos impõe subliminarmente que por ser corinthiano, o mano que veste a camisa do palmeiras é inimigo, daí eu pergunto, pra quê?

Onde o evangélico tem que segregar o umbandista, pra quê? Onde o rapper tem que odiar o funkeiro uma vez que o próprio movimento é dividido em rap gangstar, rap gospel, rap bling-bling, ap underground e segue a lista…Mas uma vez eu vos pergunto sobre questões simples, pra que tantas vertentes? Quem ganha com isso? Sendo que na catraca do ônibus o cobrador não vai fazer perguntas do tipo: “Qual é o seu time? Sua religião? Seu gênero musical?

O mesmo preço que eu pago sendo rapper e ateu é o mesmo que todos irão pagar, ou seja R$ 3,00. Na fila do pronto-socorro todos teremos de ficar na mesma condição e na escola que você ou seu filho estuda também não é diferente. Por isso, nós do M19, que também somos militantes ativistas da FRN (Família Rap Nacional), convocamos a todos para se unir e lutar, pois enquanto essa exploração e opressão for presente “NOSSA REVOLTA SÓ ACABA NO DIA DO NOSSO ENTERRO”.

E ai ficou curioso pra ver a nova formação do M19 em ação?

Confira o vídeo

 

Contatos M19

 

Entrevista: Paula Farias

@paullafariass


Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

OUTROS COMENTÁRIOS (21)

  1. Salve M19! Ótima parceria eim, "sucesso" ai guerreiros na militância, pra frente!!!

  2. Vato Cdr disse:

    Esperara pra ver curto o som desse mano embora tenhas coisas q eu descorde mais respeito o trampo dele foi um dos cds q eu mais trafiquei ano passado M19 sumemu #fikaadika

  3. KALEBE disse:

    BOA SORTE NESSA NOVA CAMINHADA….
    TO SEMPRE TORCENDO POR TIAGO E É CLARO PELO M19

    SAUDADE DA TUA PESSOA TIAGO..

    PAZZ….KALEBE CIRCUNSTÂNCIA'S

  4. EricP9 disse:

    Dahora, mas, porque o neji saiu do Liberdade e Revolução, de qualquer mabeira tenho certeza que essa parceria vai dar certo, fmz

  5. epidemia rap disse:

    rapaiz…agora o baguio fikou doido.

  6. Leadro disse:

    Putz, nem curto o som dos caras heim.

  7. maikon disse:

    1000 grau boa caminhada vamos cortar a cabeça da alienação!!!

  8. VCS AINDA VÃO SE AJOELHAR PERANDE À CRISTO, TENHO CERTEZA!

  9. DOGÃO disse:

    pra mim esse grupo não fede e muito menos cheira,

  10. EricP9 disse:

    dahora o neji tem letras boas e o Thiago também tenho certeza que vai ficar ainda melhor o próximo álbum do M19, mas, porque o neji saiu do liberdade e revolução? desde ja boa sorte na caminhada fmz

  11. Vida Loka disse:

    Vocês podem ser contra Religião mais contra Deus jamais, vocês primeiro deveria reformular seu conceito de revolução para depois opinar.
    A intenção é nobre, mais vocês são pobre de informação.
    Revolucionário do que você é? Essa revolta sua é sua frustação em não conseguir sair do nada, como você são. Vai ouvi um DEXTER, RACIONAIS, THAIDE, ALVOS DA LEI, um rap de verdade para você saber o que é revolução, seu ateu sem futuro.
    Vai continua aonde tá, em lugar nenhum, e lá no seu caixão vamos por a coroa, Aqui jás o revolucionário revoltado, mais o que ele fez???
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk piada, tanto grupo bom pra expor voces querendo por a cara.

    • Cemir US disse:

      Cara vc que esta Alienado, sou Ateu e sou mais informado que você, mas você acredita tanto em Deus porque esta desejando mal pro mano? Por isso que sou feliz por ser Ateu

  12. CELO Z.L disse:

    DA HORA,,,,DA HORA,,,,2012 É O ANO..

  13. RAPDOSUL disse:

    Pessoal..por favor!! vamos postar notícias mais relevantes, por favor!!
    esse tipo de notícia não nos interessa

  14. rafah disse:

    po muito bom os caras são muito bom bela parceria… aos que não curtem fica a a frase do Eduardo facção central… ignorantes são os que me condena sem antes procura entende uma estrofe da minha letra

    paz a todos

  15. rap vive disse:

    Melhor notícia do ano,,,

    Neji fez a melhor musica do cd do Liberdade e revolução, vai ser uma grande falta lá ,, Mensagem subliminas, se engana se enganou, de longe foram as melhores faixas,,,

    Porém sua voz combina mais com o Thiago M19,, que fez sem duvidas o melhor cd, 2010 sendo a revelação daquele ano,,, Pro rap de verdade , foi um ganho, espero que essa formação continue, sem essa de entrar e sair, pq ai vira patifária, e to ligado que no M19 Nao tem essas fitas,,,

    que eu posso dizer, sucesso, e que lançem o cd logo, Ou faixas ai na net,

    Queria parabenizar o site, por ter feito essa entrevista e ter dado essa notícia para noiz ouvintes do rap de protesto,,, Agradecido de coração mesmo,,,

  16. acho que esse tipo de noticias é em vão, porque não fazem materias mais interesantes, tem vários grupos querendo mostrar seu trabalho aqui no site e vcs perdem tempo com isso…

  17. helmo de salvador disse:

    TANTO ALIENADO FALANDO MAL DO GRUPO SÓ POR SER ATEU
    VÃO ESTUDAR, LER UM LIVRO, FORMAR OPINIÕES… SERÁ Q VCS N SABE EM Q MUNDO VCS VIVEM? TBM TUDO Q O SISTEMA OS IMPOR ABRAÇAM SEM OU MENOS QUESTIONAR, FAZER O Q? EU Q N VOU PERDER MEU TEMPO DEBATENDO ISSO AKI!!!

  18. ander disse:

    Parceria loka essa, força na caminhada, Rap diferenciado e contudente, que se foda a religião!!!!

  19. Muuitu boum..tbm $ô ateu i axu ki diferença$ nããum exi$tem 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print