Sign in / Join

Sem-teto são unha encravada no centro de São Paulo, diz Mano Brown

JOÃO WAINER | EDITOR DE IMAGEM
DIÓGENES MUNIZ | EDITOR-ADJUNTO DA TV FOLHA

Cinco anos após um show que terminou em pancadaria na praça da Sé, o grupo de rap Racionais MC’s volta sua artilharia para o centro de São Paulo.

É terça à noite, e Mano Brown, KL Jay, Edi Rock e Ice Blue estão na rua Mauá, 340, ao lado da Estação da Luz. O que um dia foi o Hotel Santos Dumont parece, para quem vê de fora, uma edificação em ruínas.

O líder do Racionais sobe num tablado, colocado no pátio central do prédio, e se dirige às famílias de movimentos de sem-teto.


Fotos: Marlene Bergamo/Folhapress

“Para eles [poder público], o ser humano é um mero detalhe. Não é o povo deles que está aqui, que vai ser despejado!” Todos aplaudem, inclusive donas de casa que assistem à movimentação da janela de seus dormitórios.

Brown decidiu gravar o clipe da música “Marighella” –sobre o guerrilheiro comunista Carlos Marighella (1911-1969)– num local com todos os ingredientes para se tornar um novo Pinheirinho –só que, dessa vez, no coração da metrópole, numa região sob disputa política por conta do projeto Nova Luz e das recentes operações anticrack.

Segundo ele, a gravação foi a maneira encontrada para apoiar as mais de 1.300 pessoas que moram no local há quase cinco anos. A Justiça determinou neste mês a reintegração de posse, cuja data será definida em julho.

Embalados pelo discurso de Brown, os integrantes do Racionais e o rapper Dexter emendam um pocket show de luxo. Hits como “Nego Drama” e “Vida Loka (Parte 2)”, pelos quais se costuma pagar alto para ouvir em clubes de “playboys”, jorram um atrás do outro para os sem-teto.

Assista os videos abaixo e para ler a entrevista na integra clique aqui.

[youtubewd]RNW25XJIrFw[/youtubewd]

[youtubewd]nrvGDFFZO6M[/youtubewd]


58 comments

    • Geraldo Neves de Siqueira 28 maio, 2012 at 02:10 Responder

      O hip hop dominou o programa da XUXA NESTE SÁBADO, batalha de b- boys,MV BILL, Emicida, ea história do começo do movimento narrada por Nelson Triunfo, DJ Hum.Isso mostra que o Rap Nacional tá na cena e quebrando barreiras, mais Racionais é Racionais,OS DEMAIS Repers tem fazer o seu papel independente de MÍDIA tem que representar a cultura e levar a mensagem pro povo.

  1. Hugo Henrique 21 maio, 2012 at 19:35 Responder

    ~> Kero pedir desculpas ao site pela expressão que vou usar agora, mas essa aÊ vai pra todos os FILHOS DA P… que falavam e falam dos RACIONAIS MC´s

    MANO BROWN MARIGHELLA!!!

  2. Glauco Freitas 21 maio, 2012 at 21:26 Responder

    passam diversas modas e o rap chegou a ser dito como moda AGORA me diz se isso é moda falar de problemas tratar problemas da forma como racionais, gog dexter e emicicda parabéns para todos que fazem rap de coração

  3. Lucio Melo 21 maio, 2012 at 22:48 Responder

    parabens racionais continua assim pela periferia correr pela periferia isso é rap e nao é moda e nem pra boy paga pau isso é para grupo invejoso da santa catarina e para os boys polvinhos…que tenta atrazar a nossa cultura que chama rap nacional.

  4. Marcosfly Fly 21 maio, 2012 at 22:55 Responder

    mano bang loko em só tenho uma duvida sobre o som aqui em imperatriz achavamos que que era uma produção dos paceiros la de teresina nos beats dj ptk ou dj cia ken fez as bases mas o som e loko em

  5. Mayk Meyrelles 22 maio, 2012 at 02:09 Responder

    antes vou deixar claro que idolatro o Racionais MC's mas convenhamos a musica em si "Marighella" naum é um som dahora longe disso imagina vc escutando isso no seu carro, no seu quarto ou na frente da sua goma com os camarada, ah manu tenho certeza que a vontade de pular de musica vai estar dentro de todos, é uma musica muito importante, e com uma letra épica, mas só isso, espero sonzeras como "that's my way" do Cocão no proximo disco dos cara !

  6. Mayk Meyrelles 22 maio, 2012 at 02:14 Responder

    musica com uma letra importante, simplória, mas só, um som muito fraco vindo de Racionais mc's, não dá pra escutar isso no meu carro, no meu quarto nem na frente da minha goma com meu camaradas, espero verdadeiras sonzeras no próximo disco , como 'that's my whay" do Cocão. Tenho certeza que todo querem ouvir aqueles sons que até arrepiam, aceleram o coração e nos enchem de orgulho de curtir esse gênero !

  7. Jose Muniz Dos Santos 22 maio, 2012 at 15:35 Responder

    nois tem q lutar pelos nossos objetivos o rap ñ pode para essa é adeologia bora cala a boca dos politico é nois vagabundo

  8. Guerrilha FL Foras DA Lei 22 maio, 2012 at 16:17 Responder

    aqui tão tirando moradores que conseguiram seu espaço com muito suor e dor, derrubando várias casas tirando a moradia dos nossos irmãos só para fazer rodoanél kassabe filho da puta hitler moderno tem que ir pro inferno…..

  9. Lucas Bernardes 22 maio, 2012 at 17:35 Responder

    …Orra Mano Brown é zica mémo, falo td e + um poco, eles querem o povo longe do progresso e é verdade……….Ae tamu junto0…….. no aguarde do video clip e do cd é nóis…..

  10. Persio Resgate 23 maio, 2012 at 02:43 Responder

    ae as pessoas ficam so reclamndo de tudo q rola racionais fez a musica mulher eletrica todo mundo ficou tipo falando q racionais tinha perdido a essencia do rap manifesto agora os manos lançam essa sonzera manifestando pelo povo e ainda continuam reclamando ai ta embassado hein. mano brown tem a atitude de chegar e fala o bagulho nu e cru moro e é assim q tem q ser moro tamo junto sempre

    • Enrique Alencar Dos Santos 23 maio, 2012 at 12:35 Responder

      Uns Falam que Racionais perdeu a essência, que Facção Central é pesado demais, que o Criolo é modinha, que o MV Bill é vendido. esses caras que só falam mal do RAP e nunca fizeram nada por ele, deveriam estar escutando Restart, Justin Biba e Luan Santana. O RAPNACIONAL é foda pois incomoda os falsos e ipocritas.

  11. Bruno Henrique 23 maio, 2012 at 04:18 Responder

    Mano Brown mesmo disse em uma entrevista a MTV em 1997: "O Racionais não é advogado. O Racionias é a voz de quem não tem voz." Disse tudo. Um show em comemoração aos 300 anos de Zumbi em 1995 Mano Brown disse:"Essa musica que eu vou cantar agora (Formula magica da paz) eu falo coisas como: O amor que você pode passar e o amor que você pode receber, a compreensão que você pode passar e a compreensão que você pode receber…"
    Ele erraram em em fazer musicas sem muito nexo para o estilo deles sim, erraram tb em atitudes, mais poxa, quem é a voz dessas pessoas? Ninguém, os caras estão mais velhos e maduros. E todos eles não estão pelo rap, mais sim pela raça. Estão de parabéns por tudo.

  12. Enrique Alencar Dos Santos 23 maio, 2012 at 12:35 Responder

    Uns Falam que Racionais perdeu a essência, que Facção Central é pesado demais, que o Criolo é modinha, que o MV Bill é vendido. esses caras que só falam mal do RAP e nunca fizeram nada por ele, deveriam estar escutando Restart, Justin Biba e Luan Santana. O RAPNACIONAL é foda pois incomoda os falsos e ipocritas..

  13. Macha Lenta Lento 23 maio, 2012 at 16:33 Responder

    Sempre esse discurso de REINTEGRAÇÃO DE POSSE!! E PQ NÃO FAZEM O INVERSO? DESAPROPIAÇÃO!! REFORMA E LEGALIZAÇÃO DAS MORADIAS PARA OS VERDADEIROS DONOS………. POIS, SÃO OS ATUAIS MORADORES Q MANTEM VIVA ESTAS EDIFICAÇÕES.

  14. Rogerio Costa 23 maio, 2012 at 21:39 Responder

    não sou critico mais o rap nacional não é o msm de antigamente. hoje o rap nacional se diz tão forte que mataria alguem se chegace perto da sua coleção do bonés da NBA…
    adimito que fui um otario até meus 15 anos… chamais sera quinze anos jogado fora mais foi quinze anos sem rap sem conhecimento alienado 100% ouvia coisas que hj eu me pergunto, oque eu era ?
    depois do skate e do rap minha vida mudou completamente.
    o skate me mostrou que eu jamais irei estar socinho de novo , e o rap, ele me disse que eu teria que abrir minha cabeça conhecer de tudo recolher o maior numero de informação possivel pra depois eu me manifesta.
    hj eu conheço muita coisa e assim como o rap é um genero de musica tem varios por ai,
    mais um genero de musica que é tao berrante como o rap é o punk,
    um detalhe curioso é que esses dois tipos de musica ao msm tempo são completamente diferente e igual… algumas pessoas que iniciaram o punk ja estão mortas, sua presença foi vista por outras pessoas que iniciaram o new punk.
    no rapnacional foi a msm coisa, alguns caras morrem ou se separam e ja aparece o new rap. eu me pergunto em que adianta se vender ou esquecer da comunidade que te deu um buraco pra vc construir sua vida.
    sair da favela não é crime muito pelo contrario é uma opição de vida, se eu achace agora uma mala cheia de dinhero a primeira coisa que eu faria é sair daque, pq hoje em dia a propria comunidade não quer ser ajudada porem temos a sorte de alguns acharem diferente.

    COMO ELES DISSERAM "NÃO QUERO ROL DA FAMA QUERO GRUPO DOS ETERNOS SER LEMBRADO IGUAL TUPAC, ISSO QUE É SUCESSO''

    O RAPNACIONAL NÃO É O MSM…………….

    • Preto Simba 25 maio, 2012 at 01:48 Responder

      você não é mais o mesmo de 10 anos atraz, ninguem é. você não sera o mesmo no futuro…. pense nisso o passado só e bom pra lembrar temos que penssar no futuro.. a vida passa a milhão voce tá se prendedo em coisas pequenas…. temos q agir e não só criticar e ficar lembrando do passado. daquia a 100 anos estaremos na mesma. esse discurso gansta já era todo mundo quer sair da favela, ser bandido não é bonito… tem tanta coisa pra cantar e voces só pensam em crime…. dexa os cara queto. o rap nacional deve mto a eles.

  15. Luiz Gustavo 26 maio, 2012 at 15:42 Responder

    salve a todos, eu vivo no centro de SP e vejo nas ruas os moradores de rua e tal até mais ou menos 2005 tinha muito curtiço e predios envadidos por aki mais a prefeitura vem destruindo tudo ñ vejo mais predios envadidos só alguns curtiços que sobrevivem, já vi muita gente que foram ex-pulsos dos envadidos dormirem na rua por muitas noites sem resposta da siciedade.

  16. Vava Oliveira Bsc 29 maio, 2012 at 19:25 Responder

    CADA UM NOS SEUS CORRES…..OS BOY TEM MAIS QUE ESCUTA RAP DE MODINHA MESMO QUE É A CARA DELES.
    O RAP É ISSO AI A DEFESA DO POVO POBRE O POVO SOFREDOR!!
    UM SALVE DO SUL
    EXCELENTE TRABALHO RACIONAIS!!!!!
    SEM PALAVRAS

Leave a reply