Twitter Facebook Youtube
Home » Noticias » Yzalú e Amanda NegraSim balançam o público em SP na abertura do show da consciência negra dia 19

Yzalú e Amanda NegraSim balançam o público em SP na abertura do show da consciência negra dia 19

A apresentação será realizada nessa terça-feira, às 18hs, no palco montado no Vale do Anhangabaú, com entrada franca.

As cantoras Yzalú e Amanda NegraSim, da nova geração da cultura hip-hop, apresentam-se na terça-feira, dia 19 de novembro, às 18h, no palco montado no Vale do Anhangabaú, em São Paulo, no show “Mulheres Negras”. As letras são autorais e têm como tema o amor, o combate ao preconceito e até a violência. Yzalú e Amanda NegraSim também vão fazer releituras de hits do rap nacional e convidaram Cris, do SNJ, para fazer uma participação no show, com entrada gratuita.

Yzalú e Amanda NegraSim abrem o primeiro bloco de atrações da comemoração do Dia Nacional da Consciência Negra na capital paulista, cuja data oficial é o dia 20 de novembro. A realização é da Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo em parceria com a Secretaria Municipal de Promoção da Igualdade Racial.

yzaluportalrapnacional

Yzalú

Depois de lançar seu primeiro videoclipe da música “Cabeça de Nego”, do rapper Sabotage, Yzalú prepara-se para nova empreitada: lançar seu primeiro CD e DVD na carreira, “Mulheres Negras”, com a direção musical de Marko Andrade e direção geral de Milton Sales. Neste trabalho, a música que dá o título ao disco foi composta pelo rapper Eduardo, do Facção Central, exclusivamente para o álbum. Nas participações, estão o cantor Moysés, do Grupo A286.

Yzalú cresceu ouvindo músicas de protesto na periferia de São Paulo, como Rap e Samba de Raiz. Tocou em vários bares da noite paulistana. Fez parcerias com grupos da cidade de São Bernardo (sua terra natal), como Essência Black, Walter Limonada e Ordem Própria. Mas foi um vídeo, postado na internet, que lhe rendeu visibilidade, com a versão acústica e intimista de “Jesus Chorou”, dos Racionais Mc’s, e do DJ e produtor “Bola 8”.

O sucesso na web levou Bola 8 a convidá-la para participar de um Festival de Rap, onde Yzalú se apresentou entre o rapper Dexter, do 509-E, e o polêmico grupo Facção Central, com a versão acústica de “Favela é um Bom Lugar”, do Sabotage, para um público de mais de 10 mil pessoas no clube da Ford em São Bernardo.

Fora isso, já dividiu o palco com Mano Brown, Z’África Brasil, Rael da Rima, Afro-X, Flora Matos, Projota, Lurdez da Luz, Karol Conká, GOG, por exemplo. Além de shows solos, onde apresenta canções autorais, participa também de projetos como “Divas do Hip-Hop”. Além da veia musical, dedica-se a projetos sociais, como o “Como Vai Seu Mundo”, idealizado por Dexter, Instituto Crescer e Coletivo Peso, com uma oficina de música para detentos em fase de ressocialização na Penitenciária Masculina de Guarulhos.

Amanda-NegraSimportalrapnacional

Amanda NegraSim
Vencedora do Festival de Mulheres MC de 2010, Amanda NegraSim foi criada na congada de São Bendito, trazida para Cotia, por seu tio Benedito Pereira de Castro, o conhecido mestre Dito. Em toda festa do Divino de São Luiz do Paraitinga (SP), já é tradição mestre Dito, com seu violão, cantar sambas tradicionais e composições próprias, acompanhado em coro pelos membros de sua família e de um público fiel de turistas e seguidores locais.

Ela cresceu numa família de artistas afro-moçambicanos. A mãe, Lucila Fátima da Silva, foi atriz, dançarina afro e presidente do Grêmio Recreativo Escola de Samba Municipal de Cotia, e o pai, José Edson dos Santos, mestre-sala e um dos fundadores da agremiação de samba local. Dos seis aos 10 anos de idade, foi porta- bandeira mirim da escola de samba

Atualmente Amanda faz parte do Grupo Ilícito, formado por Gaspar, Dugueto, Kennyaata e Dj Tano; do Hip-Hop Mulher; Nação Hip-Hop; Mixturad@s, com Tiely Queen, Rúbia Fraga e DJ Simmone. É Mc residente do Projeto Voz Feminina, além de participar dos projetos: Rapiano Mc, Piano com Pianista Diruajo, Moeda Solano, Canto Cultural Zumaluma, MSTC, Coletania Chile SP, Divas do Hip-Hop e de trabalhos com Marcelo Perne, Rafael Versos em Brisa, Silveira da Trama, entre outros.

Por cinco anos, integrou a Fanfarra Regente Feijó de Cotia e este foi o primeiro passo para Amanda NegraSim descobrir o universo da cultura Hip-Hop. Em 1997 começou escrever matérias sobre o Hip-Hop no jornal municipal de Cotia, o Noticias Regionais, período em que trabalhou na Rádio comunitária em Cotia, onde conheceu grupos de Rap que também fizeram parte da sua trajetória, como o Conexão do Morro SP Funk, SNJ, AfroRude, Rota de Colisão, Xis, Estado Crítico, RPW, Racionais Mcs.

Apaixonada pela cultura hip hop, tornou-se uma MC Militante e, a partir de 1998, começou a escrever algumas letras de rap. Gaspar, do Z’África Brasil, a convidou para dar oficinas em um orfanato. Foi importante também o apoio do MC Rapadura, como conta na música “Verdades”, de sua autoria, Tio Fresh, DJ Meio Kilo, produtor da música “Amor ao RAP”, onde ela venceu o festival de Mulheres Mc em 2010.

Amanda NegraSim já fez parte do grupo Mi Ayras com Cintia Mendes (filhas que se misturam); do grupo Miscível com Lua Rodrigues e DJ Aline. Fez participações com Influência Positiva, produção DJ Rodrigo, O.F.L., O Êxtase, e já dividiu o palco com sambistas, repentistas e rappers, como Bravos do DF, Banca do K, Leo MC, Tio Fresh, Sammy Brown, Pamelloza, Kaujah, Dina Di no Sesc Piracicaba.

Vídeos

YZALÚ:

Kq02EYxLWgw&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0">Kq02EYxLWgw&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0" />

pa1qOke7Rl8&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0">pa1qOke7Rl8&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0" />

mg3WAEu5CuY&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0">mg3WAEu5CuY&fs=1&rel=0&hd=1&showinfo=0" />

 

AMANDA NEGRASIM

 

Repertório:
1- Música Periférica Brasileira – letra Yzalú

2- Teu sorriso – letra Yzalú

3- Do Carmo – letra Yzalú

4- Aquele Menino – letra Yzalú

5- Bando do Gueto – letra Yzalú

6- Mulheres Negras – letra Eduardo Facção Central

7- Cabeça de Nego – Sabotage

8- Fim de Semana no Parque – letra Mano Brown / Edi Rock

9- Rua Augusta – Emicida

10- Aqui tem mulher que samba – letra Amanda NegraSim

11- Amor ao RAP – letra Amanda NegraSim

12- Conquista – letra Amanda NegraSim

13- Rosas – letra Amanda NegraSim

14- Verdades – letra Amanda NegraSim

15- Andei / Esperar o sol / Gandaia – Lurdez da Luz / Flora Matos / Karol Conka

16- Paz Interior / Fórmula Mágica / Mano Chega aí – RZO / Racionais / Z’África Brasil

17- Sr. Tempo Bom – Thaíde

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print