Na Cena: A trajetória de Alex Kbça e a nova versão no RAP Nacional
O início da cena do rap no Brasil emerge com uma voz carregada de conhecimento e resistência, desenvolvendo-se no período da redemocratização com a Constituição de 1988, momento após a aversiva ditadura militar. Com isso, a democracia está conturbada por violências, chacinas e massacres nas favelas e periferias do país. Assim, o rap se estabelece como um contra discurso em luta a essa hostilidade.
Assim, um dos grandes nomes do berço do rap nacional, o grupo “Na Cena”, fundado em 2001 por Alex Ribeiro da Silva, conhecido como Alex Kbça, promete fazer um trabalho de destaque na cena musical ainda na primeira metade deste ano. O disco “Na Cena: Nova Versão”, está com previsão para ser lançado em abril de 2024.
O nascimento de Alex Kbça e a sua jornada no rap
Originário da zona leste de São Paulo, Kbça ex-catador de papelão, perdeu sua mãe, Maria Ribeiro da Silva, aos 13 anos, o que deixou uma lacuna significativa em sua vida. A ausência materna conduziu Alex de ser o “bom filho” a um indivíduo em busca de direcionamento.
Nesse sentido, o sonho do artista que era escrever músicas de rap se manifestou em uma carta póstuma e sincera a sua mãe, embora ainda não tivesse conseguido colocar as rimas que gostaria. Nesse contexto, Kbça conheceu o grupo “Visão urbana” que o ajudou a entrar no cenário do rap e, em seguida encontrou Moysés, do grupo Facção Central, que o ajudou a lapidar a carta e produzir a sua primeira música em homenagem a mãe, chamada “ Um sonho que não pude realizar”.
O encontro crucial e o primeiro disco
Durante uma visita no CDP, Vila Prudente, após seu irmão sofrer a privação de liberdade, Kbça se familiarizou, por meio do hip-hop, com Diney e Branco, amigos do grupo de rap “Facção Central”. Esse encontro fez com que o artista conhecesse o eterno Dum-Dum e não saísse mais dali, quando aceitou o convite para ir em um show do grupo.
No ano de 2009, juntamente com Dum-Dum (Facção Central), Moysés (Facção central), Lauren (Visão de Rua), Bhiel (Império Z/O) e DJ Celo (RZO e ex-Função RHK), Kbça começou a gravar o CD “Na cena: a versão por trás da mídia”. O disco foi lançado em 2010 e foi produzido por Erick-12, tendo uma base produzida pelo DJ Pantera e outra produzida por DJ Celo. O CD teve 2 mil cópias vendidas antes mesmo da divulgação e o grupo recebeu diversas propostas após o seu lançamento. Contudo, nessa época Kbça perdeu seu irmão assassinado pela polícia e entrou em contato com a espiritualidade, fazendo com que as propostas não pudessem ser concretizadas.
O renascimento e a mensagem de “Na Cena: Nova Versão”
Apesar dos desafios, Kbça nunca pensou em desistir e hoje, ao lado de Moysés, DJ Celo, Marcião (Juízo Final), Cris Alves “Abutre” (ex-integrante da função RHK) e seu filho Chrystian, está lançando o CD “Na Cena: nova versão”, com previsão de lançamento para abril de 2024.
O disco traz direcionamentos a jovens, pais e toda família em uma era que se diz muito a respeito de ganhar dinheiro, mas pouco se fala que compensa trilhar um caminho e ir em busca dos seus sonhos.
Nesse sentido, as perdas foram acontecimentos marcantes em sua vida, como sua mãe, seu pai, seu irmão e, de alguma forma, o rap no período em que não pode concretizar de imediato o sonho que se iniciou com o “Na cena: a versão por trás da mídia”. Contudo, ao construir o seu caminho, encontrou, além das que já possuía, outras referências nacionais,como, Racionais Mc’s, Sabotage, Rappin Hood, Gog, Dina Di, Consciência Humana, Realidade Cruel, SNJ e Mano Reco, além das internacionais: Notorious Big, Tupac Shakur, Public Enemy, Fugees, James Brown, Bob Marley, entre outras.
Além disso, Kbça fez parcerias de trabalho com Smith-e backing, Mandrake, A286, Hórus, Dignos, Dum-Dum, Moysés e Nino (Facção Central).
Então, construiu uma família e está vendo seu sonho se concretizar com o lançamento do “Na cena: nova versão”, sendo que os planos do grupo é realizar uma turnê após o lançamento.
Na canção inédita, “De onde venho”, que estará presente no álbum, pode-se observar parte dos conhecimentos que o grupo deseja passar:
“A fraqueza está na mente e também sua força
Quem domina é você mesmo e não seu próprio medo
Não se acomode e se comova com a história
Só abaixe a sua cabeça orando e de joelhos”
Kbça, que hoje também faz parte do grupo “Juízo final”, acredita que sua relevância no rap é natural e orgânica, pois quando as pessoas enxergam a sua repercussão, o grupo “Na cena” faz um certo resgate na vida dos ouvintes, sendo que, para si, o propósito do grupo são vidas além da música. Então, assim é a maneira que ele pensa que influencia a vida das pessoas, já que, primeiro damos o exemplo.
Além disso, o artista é um empresário na área de esquadrias há 15 anos, pratica musculação, ama pessoas, animais e a sua família, além de deixar o seguinte recado, dito por Moysés, para quem deseja iniciar a carreira: “Desista do mundo, mas nunca desista de você e dos seus sonhos”.
Não percam o lançamento de um dos nomes mais relevantes do rap nacional e faça parte desta história! Acompanhe todos os detalhes nas redes sociais:
Site:
Grupo “Na cena”: https://nacenarapnacional.com.br/
Instagram:
Alex Ribeiro “Kbça”: @alexribeirooficiel1 https://www.instagram.com/alexribeirooficial1/
Grupo “Na cena”: @nascenarapoficial https://www.instagram.com/nacenarapoficial/
Youtube:
Grupo “Na cena”: https://www.youtube.com/@NaCenaRapNacional
Alex Ribeiro “Kbça”: https://www.youtube.com/@alexribeirooficial1
Spotify:
Grupo “Na cena”: https://www.instagram.com/nacenarapoficial/