Twitter Facebook Youtube
Home » LM » Ferréz vai representar o Brasil na FlipSide, versão inglesa da Flip que acontece em outubro no leste da Inglaterra

Ferréz vai representar o Brasil na FlipSide, versão inglesa da Flip que acontece em outubro no leste da Inglaterra

A editora inglesa Liz Calder, 75 anos, sempre viveu com um pé -ou dois- fora da Inglaterra. Uma das idealizadoras da Flip (Festa Literária Internacional de Paraty), Liz prepara para outubro a primeira edição da FlipSide, braço inglês do evento brasileiro, que terá como homenageados Vinicius de Moraes e Tom Jobim. Entre os escritores convidados estão  Ferréz, Milton Hatoum, Bernardo Carvalho e Adriana Lisboa.

O local escolhido é tão charmoso e peculiar quanto Paraty: um conjunto de edifícios do século 19, chamado Snape Maltings, no leste da Inglaterra, que costumava ser usado pela indústria de cerveja. A ideia é que a FlipSide se torne uma espécie de palco inglês para artistas de diferentes partes do mundo.

Ferréz, autor de livros como  Deus foi almoçar e Capão Pecado se diz satisfeito com o convite e quanto ao assunto que irá abordar diz: “pretendo trazer para eles  a nossa literatura, também fazer a leitura de alguns trechos de um novo livro que estou escrevendo, e claro representar um Brasil que ninguém mostra, as periferias que são tão cobradas em seus deveres, mas que não tem seus direitos.”

Liz

“No Reino Unido, não se convidam muitos autores estrangeiros para esse tipo de evento. Será um acontecimento incomum aqui porque celebrará a literatura de outros países”, explica a editora.

Nos anos 1980, fundou a própria editora, a Bloomsbury. Com o tempo, especializou-se na descoberta de escritores que atuavam na periferia do antigo Império Britânico. Nomes como o do indiano Salman Rushdie ou o do autor do livro “O Paciente Inglês”, Michael Ondaatje, natural do Sri Lanka.

Em 1997, cruzou o caminho da Bloomsbury uma inglesa de nome Joanne. A aspirante a escritora tentava emplacar a história de um bruxinho de nome Harry Potter. A empresa comprou a ideia, e a série de J.K. Rowling vendeu mais de 400 milhões de cópias ao redor do mundo.

 

Comentários:

Compartilhe:

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS
 

Notícias Similares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Email
Print