MC Marechal vai distribuir exemplares do livro "A Lápide do Amor e Outras Poesias”

O MC Marechal vai distribuir 50 exemplares do livro “A Lápide do Amor e Outras Poesias”, do poeta mineiro Tiago Rattes de Andrade, na Batalha do Conhecimento na próxima quinta, dia 26, na Sala Cássia Eller, em Brasília.

A ação faz parte do “PROJETO LIVRAR”, idealizado em parceria com a escritora Janaína Michalski, em que o rapper busca contribuir com a circulação das obras de autores independentes de todo o Brasil.

“Livrar é a junção das palavras livro e levar. Como todo final de semana estou em uma cidade diferente, tivemos a ideia de trazer para o Sudeste o trabalho de um autor do Norte, por exemplo, e levar para lá o trabalho de alguém do Sul”, diz Marechal, que faz de cinco a dez shows por mês. Dentro desta lógica, nesta semana o público de Brasília conhecerá a obra de um escritor de Juiz de Fora.

Segundo Lâmia Brito, uma das produtoras da ação, quem acompanha o twitter e o facebook do Marechal já pode ver os primeiros passos do projeto. “Há quinze dias, distribuímos 50 exemplares do ‘Praga de Poeta’, de Victor Rodrigues, num show em Itapevi. No mês passado, foram 25 da ‘Antologia Marginal: Baseado de Ponta’ do Marginaliaria, e, em maio, 35 do ‘Pode Pá Que É Nóis Que Tá’, dos Mesquiteiros, sempre por cidades de São Paulo. Estamos muito felizes porque o projeto está só começando e já estamos rompendo as fronteiras de Sampa”, conta Lâmia.

 

O autor Victor Rodrigues autografa seu livro no show do MC Marechal.

A distribuição vem ganhando força a partir de uma rede de colaboração na internet: após preencher um cadastro simples, autores independentes doam seus livros e tornam-se receptores dos livros de autores de outras cidades. “Quando o Marechal for fazer um show em Juiz de Fora, por exemplo, já teremos o endereço do Rattes para receber os livros de uma cidade distante. Ou então, o próprio Rattes poderá nos apresentar outros escritores de lá”.

Nas palavras da produtora, a reação do público, composto principalmente de jovens, é sempre incrível: “Um misto de surpresa e admiração por nunca terem visto aquilo antes. Todos querendo pegar um exemplar da mão do Marechal, depois pegando uma dedicatória dos autores e conversando com eles no final do show. Ouvi alguns falando que nunca tinham recebido um livro antes e que agora iriam ler mesmo”.

“Minha intenção é praticar o que eu falo nas letras das músicas. Acredito que a literatura é tão importante quanto a música, mas quase sempre a música tem mais promoção que a literatura. Pensei em aproveitar a visibilidade que tenho no REP  para também passar a mensagem dos livros, compartilhando meu espaço artístico com outras vertentes”, conclui o MC.

Batalha do Conhecimento com Flowgados e MC Marechal

Sala Funarte Cássia Eller – Brasília/DF

Dia: 26 de julho – próxima quinta-feira

Hora: 20hs

Entrada Franca

 

 

Avatar